Equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar realizaram mais uma nobre ação nesta quinta-feira (15), ao finalizar a entrega dos donativos angariados durante a comovente campanha SOS Chuva. Esta iniciativa, que visava arrecadar doações para assistir as vítimas das intensas precipitações que assolaram a Região Oeste no final de janeiro, ocorreu simultaneamente às incansáveis operações de resgate e apoio conduzidas pelos bombeiros em prol daqueles que demandavam por socorro.
A campanha promovida pelo 17º BBM resultou na obtenção de alimentos não perecíveis, água potável, materiais de higiene pessoal, roupas e agasalhos, itens essenciais para amenizar as dificuldades enfrentadas pelas comunidades afetadas.
Os donativos foram meticulosamente entregues aos representantes legais dos municípios de Cotegipe, Wanderley e Muquém do São Francisco, sendo encaminhados às secretarias de ação social e defesa civil para procederem à triagem e subsequente distribuição.
Em um gesto de reconhecimento à colaboração e doações da população nessa comovente causa, o subcomandante do 17º BBM expressou sua gratidão: "A nossa missão transcende a simples arrecadação de doações. Estamos nas ruas, respondendo a emergências, resgatando e apoiando aqueles que necessitam de assistência imediata. Esta campanha representa uma extensão do nosso compromisso contínuo com a comunidade", enfatizou o capitão Ramos.
A Secretaria de Saúde do estado (Sesab) confirmou nesta quinta-feira (15), duas mortes por dengue no estado. Ambas aconteceram em cidades do sudoeste do estado e entre elas uma criança de 5 anos.
O óbito da criança ocorreu na cidade de Jacaraci, no dia 8 de fevereiro. Já a outra morte foi em Caetité, no entanto, a idade e a data do óbito não foram divulgadas.
Ainda não há detalhes do número total de mortes por dengue na Bahia em 2024. O g1 entrou em contato com a Sesab e aguarda retorno.
De acordo com a secretaria, um dos casos foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) e o outro por diagnóstico clínico epidemiológo.
Além desses dois casos, a morte de uma jovem de 18 anos, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, é investigada. Segundo informações de familiares, Ana Luiza Rangel morreu no Hospital de Base com dengue.
O atestado de óbito aponta morte com coagulação intravascular disseminada, e tem relação com febre hemorrágica e dengue. No entanto, somente resultado de exames poderá confirmar se a paciente estava com dengue. Uma amostra de sangue de Ana Luiza foi enviada ao laboratório, mas ainda não há informação sobre data do resultado.
No mesmo dia em que a criança de 5 anos morreu com dengue em Jacaraci, a Sesab havia informado que o município estava com epidemia da doença. Até esta quinta-feira (15), Jacaraci e outras 12 cidades estão na mesma situação. O levantamento foi feito pelo Sistema de Notificação de Agravos e Notificações (Sinan).
Municípios em Epidemia:
Bonito, Novo Horizonte, Piatã, Morro do Chapéu, Lajedão, Rodelas, Macaúbas, Jacaraci, Piripá, Encruzilhada, Cordeiros, Vitória da Conquista e Ipiaú.
Segundo o levantamento, outros oito municípios estão em alerta ou sob risco. Veja abaixo:
Municípios em alerta para epidemia:
Ibicoara, Tanque Novo, Mortugaba e Brejões.
Municípios sob risco:
Adustina, Chorrochó, Belo Campo e Anagé.
Para reduzir a possibilidade do avanço de casos, no dia 8 de fevereiro, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, teve uma reunião com prefeitos e gestores municipais de saúde de cerca de 70 municípios que estão em atenção para a doença, seja por causa do histórico da dengue nas cidades ou peplo local ter sofrido com as fortes chuvas do início do ano.
De acordo com a titular da pasta, as ações de combate ao vetor da dengue iniciadas em 2023 contribuíram para fazer com que a Bahia esteja, neste início de ano, com números menores que o mesmo período do ano passado.
O ano letivo de 2024 da Rede Municipal de Educação da Capital do Oeste teve início nesta quinta-feira (15). Após conclusão da jornada pedagógica e do planejamento do retorno das atividades letivas, as coordenações das 69 escolas, sendo 47 escolas na sede e 22 na zona rural, prepararam com muito colorido e alegria os ambientes escolares para recepcionar os estudantes matriculados na Educação Infantil, EJA e Ensino Fundamental I e II.
Ao todo serão 200 dias letivos ao longo dos semestres. As aulas no turno matutino têm início às 7h30 até 11h30; já no turno vespertino, as aulas seguem das 13h30 às 17h30. Para os estudantes dos Centros Municipais de Educação Infantil localizados nos bairros: Ribeirão, Vila Rica, São Francisco, Santa Luzia, Morada da Lua de Cima, Centro, Sombra da Tarde, Barreiras I, Vila Amorim, Vila Dulce e Vila dos Funcionários as aulas em tempo integral serão das 7h30 às 17 horas; e para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), as aulas têm início às 19h.
Conforme a Secretaria de Educação, as aulas estão previstas para encerrar no dia 13 de dezembro. Já a entrega dos resultados aos estudantes, após a recuperação final e do Conselho de Classe, será no dia 21 de dezembro de 2024.
“Retornamos hoje mais um ano letivo com o acolhimento e integração em cada unidade escolar e damos boas-vindas aos novos alunos matriculados na rede e os já de casa neste retorno. Estamos com boas expectativas para os projetos pedagógicos a serem desenvolvidos em 2024 e com a entrega de novas escolas municipais que serão inauguradas ainda este ano, reforçando a nossa educação municipal. Aproveito para também desejar a todos os profissionais da educação de Barreiras, sucesso nesse novo ano letivo. A Secretaria de Educação e a equipe pedagógica estão ativas e disponíveis para o apoio tanto para os professores, estudantes e aos pais em mais essa jornada”, pontuou o secretário Jeferson Barbosa.
16
Fev/24 |
UFOB: Lista de matrículas aceitas, com pendências e desistências da primeira chamada é publicada |
Alista de matrículas aceitas, matrículas com pendências e desistências da primeira chamada do Sisu/UFOB 2024 já está disponível.
Clique aqui para acessá-la.
Os candidatos com matrículas aceitas receberão em até cinco dias úteis o número de matrícula e orientações de acesso ao sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas (SIGAA). Já os com pendências têm até as 18h da segunda-feira (19) para resolvê-las.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
Explore o mundo das peças novas e usadas com a empresa Val Peças, uma empresa com uma sólida presença no mercado. Compramos, vendemos e financiamos veículos novos e usados, aceitando também carros batidos e virados. Especializados na venda de câmbios para todos os automóveis, oferecemos motores baixados com garantia e uma gama de serviços automotivos.
Encontre-nos na rua JK, quadra 2, lote 2, número 260, em frente à subestação da Coelba, no bairro Jardim Paraíso.
Confie em nossa experiência! Entre em contato pelos números (77) 99934-0979 ou (77) 3628-4243 e descubra por que somos a escolha ideal para suas necessidades automotivas em Luís Eduardo Magalhães.
15
Fev/24 |
Retífica de Motores Câmera |
Agora no coração do Bairro Santa Cruz, a Borracharia do Borjão está de casa nova! Encontre-nos na Avenida Ayrton Senna, em frente à praça, ao lado do JP Lanches e da casa de shows Estação GÊ.
O que oferecemos:
- Pneus para a sua segurança: Aros 13, 14, 15 e 16 por incríveis R$ 270.
- Acessórios que fazem a diferença: lanternas, retrovisores, parachoques, calotas, lâmpadas, faróis, aplique cromado, kit Hilux, S10, Ranger, rodas e pneus.
-A Borracharia do Borjão conta agora com Lava Jato, Cuide do seu veículo com nosso serviço de lava-jato: lavagem simples, completa, com cera, polimento cristalizado, revitalização de plástico, higienização e hidratação de couro.
Por que escolher a Borracharia do Borjão:
- Tradição e qualidade em cada serviço.
- Atendimento de segunda a sábado das 7h40 às 18h e aos domingos das 8h ao meio-dia.
- Aceitamos cartões e temos promoções especiais para UBER e táxi.
Venha experimentar a qualidade, rapidez e tradição da Borracharia do Borjão. Seu carro merece o melhor! 🚙💨
Para mais informações (77) 9.9850-0843
A melhor oportunidade para economizar em Luís Eduardo Magalhães é comprando na Madeireira e Materiais de Construção Araújo! Há mais de 15 anos oferecendo qualidade e preços imbatíveis em todos os produtos para sua construção.
Desde areia até acabamentos refinados, temos tudo que você precisa. Além disso, nossa variedade inclui materiais elétricos, hidráulicos, portas, tintas e telhas de diversos estilos, como; americana, romana, portuguesa, colonial e plan. Também trabalhamos com forro PVC, areia, bloco, brita, ferro madeira.... Sua obra completa em um único lugar!
Venha nos visitar na Rua Irecê, número 880, ou ligue para 3628-0524 - (77) 9.9947-5502. Faça da sua construção um sucesso com a Madeireira e Materiais de Construção Araújo.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia estabeleceu o Acampoeste como um dos maiores acampamentos do Oeste da Bahia, que ocorre há mais de 20 anos, reunindo a comunidade adventista regional em uma programação de louvor, práticas esportivas, ambientas e estudo da Bíblia.
Tito esteve presente no Acampoeste 2024, conhecendo sua moderna estrutura, desenvolvida para proporcionar conforto aos participantes do encontro anual, realizado durante o período de Carnaval.
"Estou muito feliz pela oportunidade de participar do Acampoeste, a convite do nosso amigo Belém Jr., e por testemunhar um evento dessa magnitude promovido pela comunidade adventista. Ele reúne milhares de pessoas com o propósito de dedicar-se à vida espiritual, por meio de brincadeiras, louvores, aprendizado de hábitos saudáveis e outras atividades. Iniciativas como essa merecem nosso apoio incondicional, pois incentivam especialmente nossa juventude a buscar o cuidado espiritual e, consequentemente, em outras áreas da vida. É um momento de grande manifestação de fé", disse Tito.
15
Fev/24 |
Centro de Parto Normal ultrapassa a marca dos 300 nascimentos, com a chegada de Leônidas Alexandre |
As enfermeiras Obstetras Solange e Eliene, a mãe Jaiana Santos, o bebê Leônidas Alexandre e a tia Suélen Santos
Com 1 ano e seis meses de funcionamento, o Centro de Parto Normal Vilma Ramos Guerra, em Luís Eduardo Magalhães, superou a marca dos 300 nascimentos, com a chegada de Leônidas Alexandre, às 10h29 do dia 14 de fevereiro de 2024. A mãe de primeira viagem, Jaiana Santos, definiu o momento como a "realização de um sonho".
"Eu ainda não conhecia a Casa de Parto, mas me disseram que aqui acolhiam as pessoas e que o parto era o mais humanizado possivel", contou. Com toda essa propaganda positiva, Jaiana resolveu conhecer o espaço e se encantou com a equipe.
As enfermeiras Obstetras Solange e Eliene, Suélen Santos, a mãe Jaiana Santos, o bebê Leônidas Alexandre e o coordenador do CPN, Jerri Caldas
"Todos foram muito receptivos, educados e, atenciosos", disse. E o medo, por ser mãe de primeira viagem, deu espaço à segurança e confiança passadas pela equipe.
"A princípio eu fiquei muito temerosa, porque era o meu primeiro filho, mas desde que eu comecei a conversar com as enfermeiras, eu fui ficando mais tranquila. Elas nos dão todo o suporte no processo da gravidez e principalmente na hora do parto".
As gestantes que participaram da oficina de pintura de barrigas: Glenda Mariany, Jaqueline Carvalho, Kailane Silva e Bruna Silva
Importância do parto humanizado - O coordenador do CPN, Jerri Caldas, comemorou. "É com muita alegria que ultrapassamos os 300 partos. E cada vez mais a população tem abraçado nosso trabalho. Oferecemos um serviço qualificado, direcionado ao bem estar da mãe e do bebê, também com a presença fundamental do pai na hora do parto e em todo o processo. A Casa de Parto hoje é uma realidade e seguimos com nosso trabalho, no intuito de que cada vez mais as famílias de LEM possam viver a experiência incrível do Parto", disse.
Parte da equipe do CPN com as gestantes da oficina de pintura de barrigas
Ações de acolhimento A data foi comemorada com uma oficina de pintura de barrigas, realizada na manhã desta quinta-feira (15), na sede do CPN, que contemplou quatro futuras mamães: Jaqueline Carvalho, Bruna Silva, Glenda Mariany e Kailane Silva.
Bolo comemorativo
Contato: - (77) 99995-7997
- Endereço: Praça Arnaldo Horácio Ferreira, Quadra E, Lote 4-A – Bairro Mimoso (Próximo à UPA).
A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.
Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.
Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.
Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031
15
Fev/24 |
Barreiras: PRF registra mais de 1,6 mil imagens de excesso de velocidade durante operação na Bahia |
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu a XXVI Operação Temática de Fiscalização de Velocidade (OTEVEL) na cidade de Barreiras e trechos vizinhos, após uma intensa atuação que se estendeu do dia 07 de fevereiro até hoje (15). Nesse período, foi registrado um total de 1.694 imagens de veículos com velocidade incompatível, através do uso de radares portáteis.
A operação teve como objetivo principal garantir a segurança viária durante o período de Carnaval, período de intenso fluxo de veículos nas rodovias federais, principalmente nas BRs 020 e 242. Alguns veículos de menor porte chamaram a atenção das equipes por transitar a mais de 170 Km/h.
Durante a operação, foram realizadas 552 autuações. Entre as principais irregularidades flagradas estão 13 casos de alcoolemia (recusa e constatação), 13 condutores de motocicleta sem capacete, 16 casos de condutor ou passageiro sem utilizar cinto de segurança, e 9 casos de crianças sendo transportadas sem o devido dispositivo de retenção.
Além disso, foram registradas 102 ultrapassagens irregulares e 10 flagrantes de descanso do motorista profissional fora dos padrões estabelecidos.
Os locais de fiscalização foram definidos a partir de estudos estatísticos da PRF, que apontam locais com maior ocorrências de acidentes, feridos ou mortes, além de maior recorrência de infrações de trânsito.
Na manhã desta quinta-feira, 15 de fevereiro, por volta das 10h, um comovente culto de sétimo dia foi realizado em homenagem ao Major Pedro Paulo de Araújo Fiuza e sua esposa Cyntia Paloma Moreira Carvalho, vítimas de um trágico acidente de trânsito ocorrido na última sexta-feira, 9, na região de Muquém do São Francisco.
O culto teve lugar no auditório da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Luís Eduardo Magalhães, e reuniu diversas autoridades do município, empresários, moradores e funcionários do quartel, que compartilharam memórias e histórias sobre a trajetória do Major como comandante da unidade.
Em entrevista ao repórter Weslei Santos, do blog do Sigi Vilares e da Rádio Mundial FM, o tenente Coronel Gouveia, subcomandante do CPR'O, lamentou profundamente a perda do Major Pedro Paulo. Ele destacou o legado deixado por Pedro Paulo durante seus pouco mais de seis meses à frente da companhia e assegurou que seus projetos serão continuados. O subcomandante informou que o Capitão Leonardo assumirá o comando até a transição para o substituto, já em processo de avaliação pela alta cúpula da polícia militar da Bahia.
O subcomandante Leonardo também falou sobre os desafios de liderar a 85 CIPM, prometendo honrar o legado dos projetos e do trabalho confiados pelo Major.
Além das autoridades e colegas de trabalho, líderes evangélicos e familiares de Pedro Paulo e Cyntia Paloma estiveram presentes, agradecendo as homenagens prestadas pela comunidade e pela polícia militar.
O culto foi um momento de união e reflexão sobre a vida e o legado deixado por essas duas pessoas tão queridas e respeitadas por todos.
🎨✨ Transforme seu espaço com a Proteges Prestadora de Serviços! Somos especialistas em pinturas residenciais, comerciais e prediais, oferecendo não apenas uma cobertura, mas uma obra de arte em cada pincelada.
Dê vida aos seus ambientes com nossos serviços de efeito decorativo, proporcionando um toque único e personalizado a cada parede. Além disso, dominamos a arte de trabalhar com pedra natural, trazendo a beleza e durabilidade desse material para o seu projeto.
Sua visão, nossa paleta. Juntos, vamos criar ambientes que refletem sua personalidade e estilo. Entre em contato conosco para agendar uma consulta e descubra como podemos tornar seus espaços ainda mais especiais! 🏡🖌️ #ProtegesPinturas #ArteEmCadaDetalhe #TransformandoEspaços
📞 Entre em contato conosco para um orçamento gratuito e sem compromisso. Estamos prontos para atender às suas necessidades e superar suas expectativas.
📧 E-mail: [email protected]
📱 Telefones: 77 9.9832-2142 - 9.9702-5830
LEM ganhou a mais nova loja de auto peças da cidade: SUCATÃO DO NINO - Auto Peças e Serviços de Guincho. Desmanche automotivo; com peças de todas as marcas.
O SUCATÃO DO NINO fica localizado na Rua Candeias, as margens da BR 020, fundos do Urucuia Poços Artesianos, na saída para Brasília. Telefone: 77 9.9878-1289.
Os dois presos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) conseguiram escapar pelo teto das celas. De acordo com investigações preliminares realizadas pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e pela Polícia Federal, os presos em fuga . Ambos são ligados à organização criminosa PCC. A fuga ocorreu nesta quarta-feira (14).
No começo da tarde desta quinta-feira (15), uma portaria publicada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública suspendeu banhos de sol, visitas sociais e de advogados nos presídios federais. A medida vale para os dias 15 e 16 de fevereiro. Além da investigação, o Ministério da Justiça determinou uma revisão de todos os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais. Ambos também já foram incluídos na lista vermelha da Interpol, o que permite que sejam procurados fora do Brasil.
Em entrevista, o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, não quis adiantar detalhes da investigação, mas garantiu que os detentos, tão logo sejam capturados, voltarão para as celas de segurança máxima, o que pode ocorrer tanto no Rio Grande do Norte quanto em outra unidade de detenção federal.
De acordo com as investigações, por volta de 3h, os dois saíram pelo teto das celas arrancando uma estrutura metálica de alumínio e cabos de energia ligados à iluminação da cela. Logo após, os dois detentos saíram para o pátio e, com alguma ferramenta cortante, romperam um alambrado e fugiram. As investigações apontam que, possivelmente, a ferramenta cortante foi obtida do canteiro de obras de uma reforma em andamento no presídio.
Essa é a primeira vez que o país registra uma fuga em um presídio de segurança máxima. A prisão de Mossoró é uma das cinco administradas pelo governo federal. As outras quatro unidades são em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília.
Para que as pessoas pudessem chegar ao seu destino e festejar com segurança o Carnaval, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) mobilizou todo o seu efetivo reforçando a fiscalização e o trabalho de prevenção a acidentes nas rodovias federais que cortam o estado da Bahia .
As ações para o maior feriado do ano se deram de 09 a 14 de fevereiro nos principais pontos de acidentalidade e incidência de práticas criminosas no estado.
No decorrer dos seis dias de operação 5.245 veículos foram fiscalizados e cerca de 6.544 pessoas foram abordadas em ações de policiamento da PRF nas rodovias federais da Bahia.
Segurança viária
Durante as abordagens, os policiais buscaram conscientizar motoristas e passageiros a respeito de condutas prudentes no trânsito, como por exemplo, a importância do uso do cinto de segurança, da acomodação correta das bagagens, do bom estado de conservação e regularização do veículo e, claro, da obediência às leis de trânsito.
Apesar de todo o trabalho educativo, muitas pessoas se arriscaram e colocaram a vida de outras pessoas também em risco. Nestes seis dias de atividades a PRF BA emitiu 4.515 notificações referentes a infrações diversas.
A pressa também fez muita gente ultrapassar de forma proibida. Foram 1.012 autos extraídos desse tipo de infração, representando mais de sete flagrantes por hora de operação. Esse tipo de ultrapassagem é responsável pela maioria dos acidentes do tipo colisão frontal, onde o motorista não consegue efetuar em tempo a manobra de ultrapassagem ou força a ultrapassagem, colidindo frontalmente com o veículo que está trafegando no sentido contrário.
Para evitar a violência no trânsito, os policiais intensificaram a fiscalização preventiva e no que se refere aos testes de alcoolemia, foram realizados 3.906 testes com etilômetro (aparelho utilizado para aferir a quantidade de álcool ingerido pelo condutor, conhecido popularmente como bafômetro). Apesar da ampla divulgação para que o condutor não misture bebida e direção, foram flagrados 83 motoristas sob efeito de álcool, nas modalidades recusa e constatação.
Obrigatório não só para o motorista, mas também para todos os ocupantes do veículo, o cinto de segurança, ou melhor, o não uso dele gerou 289 autuações. Quando o alvo das fiscalizações foi a criança sem cadeirinha, 72 autos foram emitidos.
A PRF ressalta que a promoção de um trânsito mais seguro depende principalmente do apoio da sociedade. É preciso que todos obedeçam às leis de trânsito, tenham cautela ao conduzirem os seus veículos e tomem atitudes que promovam a segurança viária. No trânsito, escolha a vida!
Acidentes, feridos e óbitos
Em relação ao mesmo período do Carnaval do ano anterior, a PRF na Bahia registrou uma redução no número de acidentes, 53 em 2023 contra 45 em 2024. Este ano, 09 pessoas morreram durante o feriado nas rodovias baianas.
Enfrentamento a criminalidade
A expertise policial permitiu realizar trabalhos de prevenção e manutenção da segurança viária e da mobilidade, sem deixar de lado as atuações no combate à criminalidade.
Para o combate, especialmente, de crimes como o tráfico de drogas, o contrabando de cigarros e crimes violentos, a Operação Carnaval foi pautada, além de informações qualificadas de inteligências, por dados estatísticos consolidados. Durante o período foram apreendidos 15 Kg de maconha e 1,5 Kg de cocaína.
Além disso, a operação também contou com policiais capacitados e especializados. Durante os seis dias de atividades 45 pessoas foram detidas por diversos crimes. As abordagens resultaram ainda na recuperação de 26 veículos roubados.
Na manhã de ontem, quartta-feira, 14, por volta das 9h10, a guarnição de serviço do 2º Pelotão/Brejolândia, foi acionada para atender uma ocorrência de suposta ameaça, no povoado de Itabaiana, zona rural do município de Brejolândia.
Ao chegar no local a equipe manteve contato com a suposta vítima que alegou ter sido ameaçada e o suposto autor efetuado disparos de arma de fogo em sua porta, fora realizada rondas nas proximidades do local, sendo o autor de 43 anos, localizado portando uma arma de fogo tipo espingarda e uma arma branca tipo facão.
O acusado, bem como todo o material apreendido fora encaminhado e apresentado na Delegacia de Bom Jesus da Lapa.
Cerca de 1,7 milhão de trabalhadores com carteira assinada nascidos em janeiro podem sacar, a partir desta quinta-feira (15), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2024. A quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br.
Ao todo, a Caixa Econômica Federal liberará R$ 1,9 bilhão neste mês. Aprovado no fim do ano passado, o calendário de liberações segue o mês de nascimento do trabalhador, no caso do PIS, ou o número final de inscrição do Pasep <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-12/pispasep-2024-comeca-ser-pago-em-15-de-fevereiro>. Os pagamentos ocorrem de 15 de fevereiro a 15 de agosto.
Neste ano, R$ 22,6 bilhões poderão ser sacados. Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono salarial de 2024 será pago a 24,67 milhões de trabalhadores em todo o país. Desse total, 21,95 milhões que trabalham na iniciativa privada receberão R$ 19,8 bilhões do PIS e 2,72 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito a R$ 2,7 bilhões do Pasep.
O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal; e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento, no caso do PIS, e no número final de inscrição, no caso do Pasep. O saque iniciará nas datas de liberação dos lotes e acabarão em 27 de dezembro de 2024. Após esse prazo, será necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência.
Quem tem direito
Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2022. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 117,67, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.412.
Pagamento
Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.
Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.
O pagamento do abono do Pasep ocorre via crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. O trabalhador que não é correntista do BB pode efetuar a transferência via TED para conta de sua titularidade via terminais de autoatendimento e portal www.bb.com.br/pasep ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.
Até 2020, o abono salarial do ano anterior era pago de julho do ano corrente a junho do ano seguinte. No início de 2021, o Codefat atendeu a recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou a depositar o dinheiro somente dois anos após o trabalho com carteira assinada.