Marcelo Tripão
O administrador do Distrito do Rosário, Marcelo Tripão, está mobilizando a comunidade para regularizar o título eleitoral. Nos dias 20 e 21 desta semana, o caminhão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estará no local, oferecendo serviços essenciais como emissão do primeiro título de eleitor, cadastramento biométrico e transferências de domicílio eleitoral.
Esta é uma oportunidade para que todos os residentes do Rosário consigam se regularizar, visto que o Distrito não possui um cartório eleitoral local e veem este serviço chegar à região apenas a cada dois anos. Marcelo Tripão destaca a importância da participação eleitoral para o desenvolvimento da área:
“Quanto mais eleitores, mais representatividade teremos no legislativo e, consequentemente, mais recursos para reivindicar nossos direitos.”
Atualmente, segundo dados do IBGE, Rosário conta com 8 mil habitantes, mas apenas 1.930 estão cadastrados como eleitores – um número significativamente inferior ao potencial do Distrito. Tripão ressalta que, apesar dos avanços já conquistados, ainda há muito a ser feito, e isso só será possível com uma sociedade organizada e consciente do poder de seu voto.
“Vivemos a 200 km da sede do nosso município, e as queixas sobre a falta de serviços são constantes. Nossa maior arma é o título eleitoral, que nos permite opinar e influenciar o desenvolvimento de nossa região,” afirma Marcelo.
Ele faz um apelo a todos os moradores:
“Não podemos ficar parados no tempo; agora é hora de agir. Se todos fizerem sua parte, caminharemos rumo ao progresso. Neste momento, não podemos nos dividir; temos que andar todos juntos com uma só voz. Rosário é Correntina, e Correntina é Rosário. Unidos, seremos mais fortes!”
A presença do caminhão do TRE é uma oportunidade para que os moradores de Rosário exerçam seu direito cívico e fortaleçam sua voz no cenário político. Marcelo convoca a todos: regularizem seu título eleitoral e façam parte da mudança que desejam ver em sua comunidade.
A manutenção das áreas públicas limpas e em condições de higiene é uma obrigação da administração municipal, assim como é de responsabilidade dos proprietários a manutenção de seus lotes sempre capinados, drenados, limpos e sem materiais nocivos à saúde da comunidade. A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães volta a notificar os donos de lotes vazios da área urbana do município que não realizarem a limpeza da sua propriedade, de acordo com o decreto n°148 de 05 de fevereiro de 2021.
Tempo de adaptação
Os donos de lotes terão até o dia 18 de abril para realizarem a limpeza do terreno. Passado este prazo, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo irá realizar o serviço, fazendo a roçagem, remoção e destinação final dos resíduos, a um custo de R$ 0,70 (setenta centavos), por metro quadrado. Além do valor do serviço, os proprietários terão que pagar uma multa no valor de R$ 158,85.
É sempre bom lembrar que limpeza de lote é uma questão de saúde pública. Lotes limpos reduzem drasticamente doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.
Fiscalização
A Secretaria Municipal da Fazenda ficará responsável pela fiscalização do cumprimento das determinações previstas na lei. Em caso de reincidência no período de um ano, a multa será aplicada em dobro.
O mutirão realizado no último sábado (16), na Policlínica Municipal de Luís Eduardo Magalhães, atendeu um total de 251 mulheres. Foram disponibilizados exames de ultrassonografia (transvaginal, obstétrica e de mamas), inserção de DIU e consulta com nutricionista, esses três procedimentos voltados para pacientes que já possuíam solicitação junto à secretaria Municipal de Saúde. A coleta de preventivo e a vacinação foram disponibilizadas para todas as mulheres que compareceram ao local.
Um outro dado importante, é o número de mulheres beneficiadas com os exames de ultrassonografias realizadas de 11 a 15 de março, na rede municipal de Luís Eduardo Magalhães, que chegou a um total de 1.028.
O grande objetivo da ação promovida pela Prefeitura, foi zerar a fila para esses tipos de procedimentos no município, promovendo o cuidado e prevenção de doenças para o público feminino.
18
Mar/24 |
Tem novidade na UNIPEÇAS!!!! |
🔹Não deixe que um pequeno dano comprometa a sua segurança e o desempenho do seu veículo.
Venha nos visitar ou entre em contato para mais informações e agendamento!
📲 (77) 9.9969-1103
📍 Av. Kiichiro Murata, 509 - Jardim Imperial, Luís Eduardo Magalhães – BA
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
18
Mar/24 |
Proteja seu veículo 🚗 com a ANCORE |
Não podemos contar com a sorte, nós da ANCORE temos o melhor plano que se encaixa na sua realidade. Seu BEM vale muito para ser perdido em um incidente, contate-nos e faça a sua cotação.
Cobertura completa ♦️Roubo/Furto ♦️Colisão ♦️Incêndio por colisão ♦️Guincho ilimitado ♦️Desastres naturais ♦️Proteção para terceiros ♦️Carro reserva ♦️Cobertura 100% Fipe Protegemos motos, carros, camionetes e caminhões.
Faça já sua cotação online: https://cotacao.ancorepv.com.br/?id=NrPOw2Dl
Iago Ivens (77) 9.9805-3561
Antes
Depois
Bairro: Santa Cruz, Rua Itabuna.
Contato:77 999309574
Durante fiscalizações de combate à criminalidade, na noite de sábado (16), BR 242, Km 800, município de Barreiras, policiais rodoviários federais apreenderam quase 3 Kg de cocaína que eram transportados na bagagem de uma mulher de 23 anos.
Era por volta das 20 horas quando os policiais abordaram um ônibus que fazia a linha Campinas (SP) x Remanso (BA). o Ao iniciar os procedimentos de fiscalizações nas bagagens, o cão farejador sinalizou positivo para drogas dentro de uma mochila. Ao ser verificado o conteúdo, foram encontrados 2,961 Kg de cocaína.
A responsável pela bagagem era uma mulher de 23 anos. Ao ser questionada a respeito do conteúdo ela informou que recebeu as malas de um desconhecido e que ganharia a quantia de R $1.000,00 para levar a droga até a cidade de Dirceu Arcoverde (PI).
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão a passageira e ela foi encaminhada, juntamente com a droga, para a Delegacia de Polícia Judiciária para os procedimentos legais cabíveis, onde responderá pelo crime do artigo 33 da Lei 11.343/2006 - Tráfico de drogas.
18
Mar/24 |
CIPRv/Barreiras recupera moto com restrição de furto/roubo no encontramento de Santa Rita de Cássia |
No último sábado, 16 de março de 2024, por volta das 12h23min, uma guarnição do TOR da CIPRv/Barreiras, tomou conhecimento de que havia uma motocicleta abandonada às margens da rodovia BA 451, nas proximidades do entroncamento de Santa Rita de Cássia.
Prontamente a guarnição deslocou-se ao local informado e encontrou uma motocicleta HONDA CG125 FAN ES de cor preta, sem placa de identificação, mas com os demais sinais identificadores inalterados.
Ao consultar o número do motor, constatou-se que o veículo é de São Desidério e possui restrição de roubo na data de 11/12/2015.
Diante dos fatos, o veículo foi apresentado à autoridade competente na Delegacia Territorial de Barreiras para adoção das demais medidas legais cabíveis.
No sábado passado, 16 de março, a empresária Neuza Modas participou de um evento marcante em homenagem ao mês da mulher. Realizado no Espaço Maia, no bairro Jardim Paraíso, em Luís Eduardo Magalhães, o encontro foi direcionado para as mulheres da igreja do Ministério ADEB, comunidade à qual Neuza pertence.
Com o tema "Mulher no Plano de Deus", o evento proporcionou momentos de reflexão e inspiração. Neuza Modas, em suas palavras, ressaltou: "Cada uma de nós, mulheres, Deus nos designou um plano, e os planos de Deus são perfeitos. Parabéns, mulher, pelas conquistas alcançadas."
O evento foi um sucesso, reunindo mais de 100 mulheres, e representou uma oportunidade valiosa para fortalecer laços e celebrar a importância da mulher em todos os aspectos da vida.
18
Mar/24 |
Barra: PM prende suspeito de ter praticado agressões contra sua companheira e apreende armas de fogo |
Na noite de ontem, domingo 17, por volta das 22h, a guarnição de serviço do 3º Pelotão/Barra foi acionada para averiguar um suposto crime de violência doméstica, que estaria ocorrendo na vila Joanízia, rua E, no município de Barra.
Chegando no local, a vítima relatou aos policiais militares que vem sofrendo agressões físicas perpetradas por seu companheiro, o qual a ameaçou de morte. A guarnição localizou o suposto autor nas proximidades da sua residência, com o mesmo foi encontrado armas de fogo e demais objetos utilizados para ameaçar sua companheira.
Foi dada a voz de prisão em flagrante ao autor e conduzido as pessoas até a Delegacia Territorial de Ibotirama.
Material Apreendido/Recuperado:
01 Pistola, calibre.22;
03 Espingardas de fabricação artesanal;
06 Recipientes contendo munição (pólvora e chumbo);
03 Munições intactas, cal. 635;
01 Cápsula cal .40;
02 Armas brancas.
Na última semana, as equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) dedicaram-se intensamente a treinamentos essenciais em atendimento pré-hospitalar. Os soldados Rodrigo e Da Mata, referências na área, foram responsáveis por ministrar a capacitação continuada, visando fortalecer as habilidades da tropa diante da diversidade de ocorrências enfrentadas no dia a dia.
O principal objetivo da instrução foi aprimorar o conhecimento teórico e prático em situações de atendimento pré-hospitalar, com ênfase nas técnicas de controle de hemorragias, reversão de parada cardiorrespiratória (PCR), restrição de movimentos da coluna (RMC) e abordagem a pacientes em surto psiquiátrico.
Essa iniciativa visa não apenas elevar o padrão de resposta das equipes em emergências, mas também garantir um atendimento mais eficaz e seguro à população em momentos críticos que demandam intervenção rápida e precisa.
A saúde pública no interior do estado ganhou, nesta segunda-feira (18), o reforço de 41 ambulâncias. Os investimentos, apresentados pelo governador Jerônimo Rodrigues em evento realizado no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, são destinados a municípios de diversas regiões, visando fortalecer a assistência médica às comunidades locais, garantindo uma estrutura mais robusta e eficiente no atendimento da população.
Com um investimento de R$ 11 milhões, proveniente de emendas parlamentares, os veículos adquiridos serão distribuídos estrategicamente entre as nove macrorregiões de saúde, com o intuito de ampliar a capacidade de transporte dos municípios. Além disso, essa iniciativa aprimora o fluxo de pacientes regulados pela Central Estadual de Regulação (CER), contribuindo para uma gestão mais eficiente e ágil dos serviços de saúde.
Durante a cerimônia de entrega da nova frota de ambulâncias, Jerônimo destacou que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) fez um estudo para avaliar a necessidade de cada município, considerando as especificidades do transporte de pacientes. “Então, nesse caso nós estamos fazendo primeiro para atender a demanda geral dos municípios, que às vezes não é só para regulação, é para transportar o paciente com algum sintoma, entre unidades de saúde da própria cidade. Já quando é preciso transportar para um local mais longe, a ambulância tem que ter um conforto para quem dirige, para o acompanhante e para o paciente”, explicou o governador.
Nova frota
De acordo com a secretária da Saúde, Roberta Santana, os novos veículos terão um papel importante na regulação de pacientes. “Ao agilizar a remoção para hospitais de média e alta complexidade, estamos aliviando a carga dos prefeitos. Com esse transporte eficiente, garantimos que cada paciente receba os cuidados necessários sem demora", enfatizou.
Os municípios contemplados incluem Curaçá, Serra Dourada, Mucuri, Itajuípe, Itapetinga, Jucuruçu, Santa Brígida, Entre Rios, Feira da Mata, Tanque Novo, Jaborandi, Rodelas, Encruzilhada, São Gonçalo dos Campos, Serra do Ramalho, Araci, Camaçari, Canarana, Itaberaba e Ipiaú. As cidades de Santa Maria da Vitória, Irará, Rafael Jambeiro, Irecê, Itagi, Crisópolis, Terra Nova, Paulo Afonso, Tanhaçu, Ipecaetá, Simões Filho, Piatã, Barra do Choça, Maraú, Cícero Dantas, Camamu, Ibicaraí, Caetanos, Vereda, Ribeirão do Largo e Feira de Santana também foram atendidas.
Entregas
Somente em 2023, 217 ambulâncias foram destinadas a municípios do interior baiano, contabilizando um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões. Nos primeiros meses de 2024, 14 veículos já foram entregues, representando um investimento superior a R$ 3,7 milhões, levando mais agilidade e assistência, além de otimizar a remoção dos pacientes do interior.
Ao contabilizar todas as entregas de ambulâncias em 2024, o Governo do Estado já alcançou 53 municípios em todos os nove Núcleos Regionais de Saúde. No Núcleo Regional de Saúde Norte foram contempladas localidades como Curaçá, Paulo Afonso, Rodelas, Uauá e Santa Brígida. No Nordeste, municípios como Banzaê, Entre Rios e Crisópolis foram beneficiados. Já no Leste, cidades como Camaçari, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho receberam veículos.
No Centro-Leste, a assistência chegou a Feira de Santana, Ipecaetá, Irará, Rafael Jambeiro, São Gonçalo dos Campos, Araci, Tucano, Euclides da Cunha, Piatã e Terra Nova. No Oeste, ambulâncias foram direcionadas para Santa Maria da Vitória, Serra do Ramalho, Bom Jesus da Lapa, Muquém de São Francisco, Wanderley, Serra Dourada, Feira da Mata e Jaborandi. Na região do Extremo Sul, Mucuri, Jucuruçu, Itamaraju, Prado e Vereda foram contemplados.
Já no Sul, municípios como Itajuípe, Ipiaú, Camamu, Maraú, Ilhéus, Ibicaraí, Ubirapitanga, Gandu, Itagi e Dário Meira receberam assistência. No Sudoeste, ambulâncias foram direcionadas para Itapetinga, Encruzilhada, Tanque Novo, Barra do Choça, Caetanos, Condeúba, Ribeirão do Largo e Tanhaçu. Por fim, no Centro-Norte, Irecê e Canarana foram beneficiados, garantindo uma cobertura abrangente e essencial para a saúde pública em todo o estado da Bahia.
A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães, comunica os principais atendimentos prestados à comunidade Luiseduardense nas últimas semanas, entre os dias 10 a 17 de março de 2024.
Perturbação do sossego
Diversas perturbações do sossego foram atendidas pela GCM durante a semana.
Cerca de 12 (doze) ocorrências de perturbação do sossego foram registradas entre os dias 10 a 17 de março em diversos bairros da cidade de Luís Eduardo Magalhães, havendo a necessidade de intervenção direta dos agentes da GCM-LEM. Sendo necessário o recolhimento de 01 (um) aparelho de som, devido a não colaboração do munícipe em respeitar o limite de volume permitido.
GCM presta apoio a SAMU
Ao decorrer da semana a Central da GCM foi solicitada para auxiliar SAMU em 03 (três) situações, Diante do exposto a GCM foi ao local prestar apoio à equipe de saúde conforme solicitado, encaminhando as vítimas para Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Guarda Civil realiza resgate de animal silvestre
No dia 16/03 por volta das 20hrs o GPA foi acionado para prestar apoio em uma residência no bairro Luar do Cerrado, segundo a denunciante uma cobra havia adentrado sua casa. Diante da situação, a guarnição solicitou ajuda a um biólogo e juntos com êxito capturaram o animal, se tratava de uma cobra cascavel de aproximadamente 1,5m foi então devidamente encaminhada para seu habitat natural.
GCM atende chamado de apoio a SUTRANS
No dia 16 de março, por volta das 13hrs40min a guarnição foi solicitada pela SUTRANS para dar apoio em um acidente de trânsito (colisão entre carro e carreta) decorrente da embriaguez do motorista no carro, o mesmo foi agressivo com os agentes de trânsito, após ser contido e encaminhado para a viatura em decorrência da embriaguez o homem passou mal foi levado a UPA para receber o devido tratamento e após foi apresentado ao DISEP.
Guarda Civil atende chamado de Maria da Penha
Durante a tarde do dia 17 (dezessete) por via do 153, fomos informados que no bairro Jardim Ipê haveria uma situação de Maria da Penha, quando chegamos no local o agressor foi flagrado agredindo fisicamente e verbalmente a sua esposa foi dado voz de prisão ao mesmo e ambos foram encaminhados ao DISEP.
Ainda no dia 17/03 no bairro jardim das oliveiras a guarda foi prestar apoio a uma senhora que estava sendo agredida com socos e tapas enquanto era ameaçada de morte,o agressor foi preso em flagrante delito e ambos foram encaminhados ao DISEP para que todas as medidas cabíveis fossem tomadas.
GCM atende chamado de ameaça
No domingo foi recebido uma denuncia através do CAD (153 )que um jovem estaria ameaçando sua genitora e destruiu vários móveis e eletrodomésticos de sua residência ao perceber a chegada da guarnição o jovem partiu em fuga mas foi acompanhado pela guarda e encaminhado ao DISEP.
Durante rondas no domingo, a GCM foi acionada a prestar socorro em uma situação de ameaça, a denunciante informou ser uma discussão entre familiares, quando abordaram a mãe, a mesma informou que o filho de fato a havia agredido porém não desejava seguir com a queixa o jovem ao ser abordado ameaçou os guardas e deferiu-les palavras de baixo calão, foi então encaminhado ao DISEP, ficando a disposição das autoridades.
Guarda Municipal atende chamado de furto
No sábado, durante rondas no bairro Centro, um dos atendentes de uma farmácia popular informou a guarda que um homem teria roubado alguns itens e ao ser abordado por populares dentro da loja o mesmo negou e fugiu, com tais informações a guarnição da gcm realizou buscas para encontrar o homem. Foi localizado e foi apresentado no disep de lem para averiguação.
*As operações Praça Segura têm sido realizadas desde o começo do ano de 2024, visando a verificação e o reforço da segurança em todas as praças do município, com o intuito de manter a ordem e paz para todos que utilizam esses locais públicos;
*Além da operação Praças Seguras, as rondas tem se estendido ao comércio e a Zona Rural, a fim de averiguar a legalidade de funcionamento bem como prestar apoio em caso de socorro, o intuito tem sido promover o bom convívio entre a população e as forças de segurança.
Com o início do ano letivo de 2024 a Guarda Municipal tem prestado apoio às escolas, realizando rondas nos arredores dos prédios com o intuito de zelar pela segurança, manter a paz e atender a qualquer chamado de emergência que venha a ocorrer. Mostrando-se à disposição dos locais de ensino do saber.
A Guarda Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, ou através do WhatsApp (77) 9 9701 4560.
O ex-prefeito Gilson Bezerra de Souza-Gilsão, realizou na tarde deste sábado,16, no povoado do Alto Araguaia, zona rural de Angical, um encontro com amigos, lideranças e correligionários para anunciar sua pré-candidatura à Prefeitura de Angical pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Além da participação da população local, estiveram também reunidos, o pré-candidato do Partidos dos Trabalhadores de Angical, Nado, a professora Nilza Martins do PT de Barreiras, a Presidente do MDB regional, Karlúcia Macedo, Charles, assessor do partido PSD e o ex-deputado estadual e atual secretário estadual do Avante na Bahia, Pablo Barroso.
Durante seu discurso, o pré-candidato, Nado, ressaltou a importância do diálogo e de consolidação de uma unidade dentro do grupo, para que possa ser formada uma chapa forte. Nado, enfatizou a necessidade também dos grupos se unirem e deixarem para traz as adversidades da campanha política de 2022. Ainda em sua fala, o petista reconheceu a importância e o tamanho do nome de Gilsão, sendo responsável por sua votação expressiva em 2020, quando ficou em segundo lugar na disputa.
A Presidente do MDB de Barreiras, Karlúcia Macedo, disse em seu discurso que a filiação de Gilsão na sigla, aconteceu por conta de sua trajetória e seu legado ao município. Karlúcia falou ainda que a vivencia com o ex-prefeito tem mostrado ao partido a sua importância e seu cuidado com a população.
O ex-deputado estadual, Pablo Barroso, que ao longo dos últimos dez anos tem participado efetivamente da trajetória política de Angical, por conta da relação de amizade que existe com ex-prefeito, também falou sobre a importância do nome de Gisão para participar das eleições de 2024. Para ele, existem dois grupos políticos em Angical. ¨Existe grupo de lá e o grupo de Gilsão¨. Para Pablo, o nome de Gilsão representa a simplicidade do povo Angicalense.
Pernambucano, morador de Angical há mais de 25 anos, cidadão Angicalense, pai de filhos angicalenses, esposo de uma angicalense e, apaixonado pelo município, o ex-prefeito Gilson Bezerra de Souza, conhecido carinhosamente por Gilsão se coloca mais uma vez a disposição do eleitorado.
Durante sua fala neste sábado, Gilsão, agradeceu o apoio da comunidade e dos amigos que estiveram presentes e falou sobre suas duas gestões
Enfatizou as suas conquistas, suas obras e comentou sobre algumas dificuldades. Ainda em sua fala, Gilsão citou sua relação com o governo do estado e as conquistas que o municio teve em seus dois mandatos, como água doce em Missão do Aricobé e vários povoados circunvizinhos, pavimentação asfáltica da avenida Marcio Cardoso em Angical, construção de uma quadra poliesportiva no bairro Elpidio Pereira, Aquisição de novas ambulâncias, ônibus escolares entre outros.
Gilsão, afirmou que está pronto e a disposição mais uma vez da população angicalense, para continuar contribuindo com o desenvolvimento da cidade e de um povo trabalhador.
Tito tem se empenhado de forma permanente para construir soluções no intuito de incentivar o esporte em Barreiras, com a implementação de importantes projetos, dentre eles as Copinhas da Bahia, realizado em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).
O projeto atenderá, no total, 126 times e mais de 2 mil atletas, em 25 Copinhas, com o fornecimento de material esportivo, incluindo uniforme completo, bolas, pagamento de arbitragem, meiões, troféus e medalhas para os times participantes.
Inaugurando a 1ª edição da Copa Feminina, na noite desta quinta-feira, 14 de março, a Coordenação das Copinhas da Bahia promoveu o Congresso Técnico com a entrega do regulamento dos jogos, contando com a presença de Tito, autor do investimento através do Governo do Estado da Bahia, e com a participação dos times e lideranças políticas.
“Este é para nós um momento ímpar, pela possibilidade de promover a inclusão das mulheres no esporte, com a realização da Copa Feminina, em especial no mês das mulheres, com o fornecimento de toda a estrutura necessária para a participação delas, neste importante projeto, desenvolvido através da Secretaria de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte (SETRE), com o apoio integral dos Governos Estadual e Federal, com o objetivo de garantir o apoio à prática esportiva em Barreiras e região”, comentou Tito.
Palio Sporting 1.6
2015/2015
Valor: R$ 42.800
🚗 _ _ _ _ _ _ _ 🚗_ _ _ _ _🚗
18
Mar/24 |
AVISE AO SEU CONTADOR! |
Diretoria da AMA-LEM recebe o cheque simbólico do segundo edital resultado da arrecadação do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente
O prazo para declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 segue até 31 de maio. E no momento da declaração, você contribuinte pode doar até 3% do Imposto devido para o Fundo Municipal de Direitos do Idoso (FMDI) e/ou para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA), de Luís Eduardo Magalhães. Avise ao seu contador no momento da declaração.
O seu imposto pode ajudar diversos projetos que atuam na garantia do direito de crianças, adolescentes e de idosos no município.
Números
Luís Eduardo Magalhães foi a terceira cidade da Bahia que mais arrecadou para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA), no ano de 2022, com um total de R$ 438.152,90 (quatrocentos e trinta e oito mil, cento e cinquenta e dois reais e noventa centavos). Esses valores contemplaram 10 instituições, através de dois editais, são elas:
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-LEM); o Centro Espírita Lar de Amor Anjo Gabriel; a Associação Desportiva e Cultural Santa Geração; a Associação dos Moradores do Aracruz (AMA); a Associação Beneficente Cristã Mão Amiga; Associação dos Amigos dos Autistas (AMA-LEM); Lions Clube; Projeto CRER; Meninos do Brasil e Abrigo José Vicente da Silva.
No ano passado, foram arrecadados R$ 196.384,77 (cento e noventa e seis mil, trezentos e oitenta e quatro reais e setenta e sete centavos), que também serão disponibilizados para as entidades através de edital.
O secretário de Infraestrutura, Franklin Willer e o prefeito Junior Marabá
O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, vistoriou a retomada das obras de urbanização no município, o que foi possível graças à estiagem. Acompanhado do secretário de Infraestrutura, Franklin Willer, ele verificou o trabalho das equipes nos diversos pontos da cidade.
No bairro Jardim das Acácias, o prefeito acompanhou a finalização do asfalto na rua Padre Anchieta. Até o momento, já são 15 trechos de ruas contempladas no bairro e ao final do programa, mais de cinco mil famílias serão beneficiadas.
Junior Marabá passou ainda pela rua Cândido Portinari, no Jardim Paraíso, que foi contemplada com o asfalto.
No centro, o prefeito acompanhou o andamento da requalificação asfáltica do bairro Cidade Universitária, iniciada no dia 13 de março pela rua Paraíba, e que vai contemplar todo o bairro, com asfalto novo e de qualidade.
"Já retomamos a pavimentação em algumas ruas e estamos avançando com importantes obras de drenagem e esgotamento nos bairros Jardim das Acácias e Vereda Tropical, garantindo que, ainda este ano, ambos os bairros estejam 100% asfaltados", disse.
O soldado da Polícia Militar
Um soldado da Polícia Militar, identificado como Luís Ricardo da Costa Santos, foi assassinado durante briga numa distribuidora de bebidas, na noite de ontem, domingo, 17, em São Desidério. O autor, Charles, vulgo “Charlão” foi preso, mas, segundo informações policiais, tentou desarmar um dos membros da guarnição e terminou baleado e morto no Departamento de Polícia Militar (DPM/local). O caso aconteceu por volta de 23h na avenida JK, no Centro da cidade. A vítima identificada como soldado Luís Ricardo da Costa Santos, também teria ferido, com um tiro, o genro de “Charlão”, conhecido por Gildásio, o qual está hospitalizado em Barreiras.
A polícia afirma que houve confusão entre eles, possivelmente por causa do barulho de um som, no entanto, o autor do homicídio, vulgo “Charlão” estava armado com uma faca, e atingiu o militar que acabou morrendo ao dar entrada no hospital local. Após o fato, o assassino foi preso juntamente com os outros envolvidos no conflito. Uma equipe da polícia militar do vizinho município de Catolândia deu apoio na captura do suposto autor e seus companheiros, que foram conduzidos ao Departamento de Polícia Militar (DPM/local), onde um dos acusados foi morto ao confrontar-se com um dos policiais, de quem teria tentado tomar a arma.
Charlão
Relato histórico da Polícia Militar sobre o fato
A Polícia Militar declara que foi apresentado na delegacia o indivídpuo, ERICLES DE JESUS BARBOSA. Ressalta que, por volta das 23h várias pessoas foram até a base da PM para informar que houve uma briga em uma distribuidora de bebidas e que havia uma pessoa ferida por arma branca. A guarnição deslocou até a distribuidora, onde constatou que a vitima se tratava de um Policial Militar de nome Luis Ricardo. De imediato foi prestado socorro ao Militar, sendo levado ao hospital da cidade, porém, após ser atendido pela médica Dra. Flavia Costa Spinola CRM-BA 35-480, houve constatação do óbito de Luis. Em diligência continua, às guarnições de Catolândia chegaram a cidade para dar apoio, que durante rondas conseguiram localizar o autor do homicidio, conduzindo o mesmo para o DPM, juntamente com Ericles de Jesus, que estava no momento da briga e participou do fato. Enquanto a equipe de Catolandia conversava com Ericles, no interior da sala do ADM, outro policial matinha custodia do autor do homicidio.
No momento foi informado a Charles (Charlão) que ele havia matado o policial e que estaria preso. De acordo com a polícia, essa notícia o deixou transtornado, ele não aceitou a situação e resolveu ir para cima de um dos policiais com quem teria entrado em luta corporal, e nesse momento outro policial foi até o local e percebeu que o individuo havia conseguido retirar a arma do seu colega e iniciou o movimento para apontar a arma em direção ao mesmo, sendo necessário efetuar dois disparos contra o resistente para interromper o atentado. Ainda esclarece que, Charles foi imediatamente levado ao hospital, onde a médica apenas constatou o seu óbito. Após o ocorrido, chegou a informação de que havia um baleado no Hospital do Oeste, identificado por, Gildásio Silva, que também teria participado da briga, o qual ficou custodiado no Hospital. Todo o relato do fato foi apresentado na delegacia de Policia em Barreiras, juntamente com a arma do policial, “sem carregador”. Que a arma branca usada no crime contra o militar não foi encontrada, e pode ter sido jogada pelo autor em uma lagoa, no centro da cidade.
Caminhar pelas ruas e dar de cara com placas voltaicas nos telhados já não causa estranheza em muita gente, que prontamente reconhece o instrumento de captação de energia do sol. Entre os estabelecimentos comerciais, além do comprometimento com ações sustentáveis, a aposta na energia solar é estratégia financeira, já que a energia limpa promove uma redução de até 95% nas contas de luz.
A Bahia é líder na geração de energia solar no Nordeste e, segundo dados de 2022 da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), cerca de 69,4 mil consumidores fazem uso da energia limpa no estado. Entre os empreendimentos baianos, os restaurantes são os que mais utilizam a energia limpa, seguidos por instituições de ensino, hotéis, padarias e academias.
No segundo semestre deste ano, de acordo com a diretora comercial da Neoenergia, Rita Knop, será lançada uma nova operação de usinas fotovoltaicas de geração compartilhada. O projeto atenderá desde empresas a beneficiários da tarifa social.
“O grupo Neoenergia acredita que o consumo de energia sustentável é a chave para a longevidade, fornecendo às empresas vantagens competitivas, minimiza custos, aumentando a produtividade e tornando melhor para os clientes e investidores”, pontua.
Além das preocupações sustentáveis, o empreendedor Clecio Cardoso, dono do bar e restaurante Armazém 1978 – em Inhambupe, interior da Bahia – optou pela energia solar pela segurança financeira do negócio.
“As incertezas e os constantes aumentos em momentos de racionamento no Brasil também foram determinantes, uma vez que o custo é repassado para o consumidor, impactando diretamente nos custos do negócio”, explica o empreendedor.
A diminuição na conta de luz foi significativa: de R$ 4 mil mensais, o empresário passou a pagar uma taxa mínima em torno de R$ 115. Com a redução, Clecio utiliza o valor antes destinado ao boleto de energia elétrica para quitar as parcelas do financiamento bancário - um investimento de R$ 140 mil dividido em cinco anos que, de acordo com ele, valeu a pena.
No Trapiche Barnabé, um centro comercial localizado na Cidade Baixa, a energia solar foi implementada desde a fundação, mas em pequena escala, até que uma nova usina solar com 40 placas foi instalada no ano passado. De acordo com Bernard Attal, proprietário do espaço, o investimento foi de R$ 120 mil representou uma redução de 50% na conta de luz.
“Além da economia na conta, os outros benefícios são de ordem ecológica, estética (as placas solares são mais elegantes que as fiação de alta tensão) e de segurança: quanto tem corte de energia no bairro, temos uma reserva que pode substituir a energia convencional”, pontua o empresário.
Para Hari Hartmann, diretor da Polo Salvador, o uso de energia solar desde 2014 em todas as instalações da fábrica e da loja é sinônimo de autossuficiência. A busca pela redução de custos e as questões ambientais foi o que levou ao investimento de R$ 200 mil em 140 placas solares.
“As placas solares instaladas garantem a energia necessária para um dia inteiro de produção, então, pagamos à fornecedora de energia apenas o valor mínimo, menos de R$ 100. Somos autossuficientes em energia, temos eficiência energética plena porque utilizamos equipamentos com alta tecnologia que consomem menos e temos dispositivos para controlar o consumo também”, diz.
De acordo com Marcos Rêgo, presidente da Associação Baiana de Energia Solar Fotovoltaica (ABS) e CFO (diretor financeiro) da empresa ABS Energia Solar, o aumento de usinas solares, que também se deu entre estabelecimentos comerciais, demonstram a preocupação do empresariado em relação à sustentabilidade e, principalmente, em ser ainda mais competitivo.
“Energia elétrica, principalmente para estabelecimentos comerciais, normalmente faz parte do que chamamos de curva A, compreende os principais gastos da empresa. Então, o empresário está sempre interessado em atuar em cima dos custos da curva A para poder ser mais competitivo. Quando uma usina solar que pode promover uma diminuição na conta de luz de até 95% é instalada, você pode imaginar o quanto pode gerar de competitividade”, destaca.
Os grandes investimentos de empreendedores para implementar a energia solar são proporcionais à potência. Na SDB Energia Solar, com sede em Salvador e atuação em oito estados brasileiros, em termos de quantidade, os projetos comerciais não são maiores, mas superam os residenciais em relação à potência das placas.
“Enquanto residências demandam, normalmente, até dez placas solares, os empreendimentos costumam fechar negócio para instalação de duzentas ou trezentas placas, por exemplo. O investimento também tem a ver com o valor da conta de energia. Enquanto as residências gastam por volta de R$ 500, comércios gastam R$ 5 mil”, explica o CEO da empresa, Lucas Macedo.
Marcos Rêgo chama atenção ainda para o fato de que, em 2023, as usinas solares ficaram, em média, 20% mais baratas, em decorrência do barateamento dos equipamentos fotovoltaicos. “O retorno financeiro de uma usina agora está ainda mais atrativo do que estava em 2022, quando o ‘payback’ girava em torno de 3 a 4 anos. Agora, o retorno é de 2 a 3 anos”, relata.
E engana-se quem pensa que, para investir em energia solar, é imprescindível ter todo o dinheiro em mãos. Pequenas e médias empresas podem contar com linhas de crédito para financiamento em bancos como Caixa Econômica e Banco do Brasil, com taxas de juros, normalmente, abaixo dos 2%.
“Você investe em um artigo que vai te dar, em média, 3,5% de retorno ao mês e, mesmo financiando, você está rentabilizando. Mesmo para os que não têm o capital para investir e pagar à vista, você consegue, com a economia nas contas, pagar o financiamento”, explica Lucas.