Notícias

17
Ago/20

Shirley Costa: ATALIA, a filha do rei Acabe

Atalia, filha do rei Acabe e da rainha Jezabel e neta de Onri (2 Rs 8:18,26), nasceu num ambiente que negava completamente o único e verdadeiro Deus. Ela casou com Jeorão, o primogênito de Josafá, um rei justo e reto. Jeorão havia se aliado a Israel por motivos políticos (2 Cr 22:5) assim como sua mãe havia feito, Atalia promoveu o culto a Baal e desviou o povo de Judá quanto seu marido para longe do Senhor. Jeorão morreu prematuramente aos 40 anos de idade.

Acazias, seu filho, tornou-se rei, e sua mãe continuou a exercer sua influência perversa (2 Cr 22:3) Depois da morte de seus filhos nas mãos dos Filisteus e dos árabes, Atalia assassinou seus próprios netos, herdeiros legítimos do trono, (2 Cr 21:17). Ao obter seu trono para si, Atalia reinou 6 anos como ocupante ilegítima do assento real, visto que não havia nascido na linhagem de Davi. Ela deu continuidade às tradições idolatras na quais havia sido educada.

O templo durante o reinado de Atália, havia sido saqueado, e seus tesouros oferecidos a Baal. Em (2 Rs 11:13,20) Atalia foi morta com desonra, como os outros membros da família de Acabe. Essa rainha serve de grave lembrança da crescente influencia do mal que pode trabalhar no coração de uma mulher que decide trilhar seu próprio rumo e rejeita a Deus, apegando-se ao próprio caminho. Quando Jeoás tinha sete anos, Joiadá elaborou um plano para coroá-lo como rei no Templo de Jerusalém, com a proteção dos guardas reais.

Quando Atalia percebeu o acontecido, foi ao Templo na tentativa de impedir a rebelião, mas acabou sendo executada no portão dos cavalos junto ao Palácio Real, por ordem do Sumo Sacerdote Joiada. Depois disso, é destruído o templo de Baal e seu altar. Atalia foi a última representante da Dinastia de Onri (II Reis 11:1-20; II Crônicas 22:1–23:21).

O legado que Atalia herdou Atalia foi criada num lar onde a mãe (JEZABEL) exercia forte influência sobre o pai; mulher de desígnios mais firmes do que o próprio marido (ACABE) manipuladora, sem escrúpulos, no uso daquele poder que o rei deveria conservar nas suas próprias mãos. Não devemos desprezar o fato de Jezabel ter sido em seu todo uma rainha notável e inteligente, mas usada para o mal. Atalia herdou da mãe inteligência e capacidade para governar, mas herdou também o instinto assassino.

Aprendo neste texto o perigo dos valores invertidos entre outros (o homem é o cabeça da mulher, e não deve se omitir da responsabilidade que lhe foi atribuída). Essa mulher foi alimentada dia a dia pelo ódio, vaidade, ganância e sede de vingança e criou toda estratégia para seu plano de conquistar ao trono de Judá, não poupou seus próprios netos.

O poder para ela era TUDO, e foi por exercer cruelmente que a maldição da profecia caiu sobre ela. Jéu foi seu implacável executor, a profecia foi cumprida (1Rs 21,23). Outro fator predominante Atalia vivenciou a mãe perseguir e destruir os profetas de Israel, Lendo a história vemos as consequências desta aliança Casa de acabe X casa de Judá. Ninguém vai ser um líder se Deus não levantar, não é pela força, que se conquista a liderança, não serei neófito e afirmar que isso não ocorre nas igrejas atuais, Deus permite, porém, mas só se consegue chegar até um determinado ponto.

A liderança conseguida na força da carne não vai muito longe, está com os dias contados. Infelizmente nos dia de hoje vemos muitas dessas pessoas, sempre querendo o que o outro tem, ou cargo ou emprego, ministérios, casamento, honra, beleza, carro, enfim, temos que cuidar com as Atalias da vida. Mas também temos que orar muito por elas, Jesus também morreu por elas. ÉPOCA De muita idolatria, poder políticos e luta pelo poder. ela foi já do ventre consagrada aos deuses da mãe Jezabel. Ser consagrado a outros deuses é um perigo pois a criança cresce dominada por eles, sua maldade, ganancia, egoísmo etc.

SITUAÇÃO uma criança criada no ódio, no orgulho e soberba, vendo sua mãe dominar o pai e todos ao seu redor, com certeza oferecida desde pequena a baal, crescendo nesse ambiente se tornou uma mulher igual a mãe Jezabel. SOFRIMENTO deveria ser uma mulher insatisfeita com a vida, que só o poder dava satisfação, não era amada, alías nem conhecia o amor somente o poder. ALEGRIA alegria com certeza não teve, houve momentos felizes, quando alcançava seus desejos. Ninguém conhece a verdadeira alegria longe de Jesus.

Att. Shirley Costa
Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades