Notícias

14
Jul/20

Shirley Costa: A historia de Sulamita

Significado do nome Sulamita significa “a pacífica, é uma personagem bíblica do Antigo Testamento e significa que possui a perfeição ou ainda que possui uma sensualidade que não passa despercebida por ninguém, e aprendeu a se valer desta arma.

Sulamita era uma mulher muito formosa, a preferida do Rei Salomão, ela é a personagem principal do livro Cantares de Salomão, da Bíblia, Sulamita de Cantares (Ct) é chamada de amada e é descrita como a mais formosa entre todas as mulheres, ou a mais bela das mulheres (Ct 1,8; 4,1.7; 6,4). Nas palavras de Sulamita ela mesma se descreve como uma mulher morena e formosa (Ct 1,5-6).

A alusão a sua cor morena foi fruto do trabalho, que seus irmãos a obrigaram fazer, ao guardar suas vinhas, mas o que importa no livro de Cânticos dos Cânticos não é apenas o físico, embora em Ct a descrição física de Sulamita seja uma das mais belas comparações feitas com alguns dos elementos mais bonitos encontrados na natureza (Ct 2,2; 4,1-5; 7,1-9). O importante que é preciso ressaltar é sua coragem e a fidelidade ao amado.

Ela não se deixa aprisionar pelas convenções da época e sai em busca do amado, e o procura incessantemente, sua fidelidade ao amado (Ct 3,16) faz dessa jovem mulher um modelo de esposa companheira, que dá livremente seu amor ao amado, amor esse em Cantares que é recíproco entre os amados, ela era uma mulher morena de sol, porque ela guardava as vinhas de seus irmãos.


Em Cantares é mostrado a coragem e a fidelidade de Sulamita ao seu amado esposo, o que a torna um modelo de esposa, era uma mulher amorosa e no livro foi mostrado seus momentos de alegria por viver um amor intenso e seus momentos de tristeza por estar longe de seu amado, ansiava pelos beijos de seu marido, ela era uma mulher romântica, intensa, sensual e que desejava agradar seu esposo.

Este livro é visto pelo povo judeu como o livro que descreve o amor de Deus por seu povo Israel, alguns cristãos creem que o livro representa o amor de Cristo pela Igreja, porém, uma coisa é certa o livro demonstra o amor de um homem para uma mulher e, por mais que muitos ignorem esse livro, ele tem muito para nos ensinar.

A sua historia revela o segredo de tanto vigor: “O segredo é não parar nunca, ler sempre e sair do 'euzinho' interior para viver a vida plena”.
Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades