22
Jan/14 |
Hanseníase tem cura |
A Secretaria da Saúde de Barreiras está organizando a campanha do Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase na próxima sexta-feira (24/01), das 8 às 12 horas, na Praça Castro Alves, onde uma equipe de profissionais de saúde estará presente para orientar a população sobre a doença.
Em Barreiras, o acompanhamento e tratamento dos portadores são realizados durante todo o ano no Centro de Referência Leonídia Ayres, Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
De acordo com a Secretária da Saúde, Regina Figueiredo, “as campanhas contra doenças são imprescindíveis para estimular a população a buscar o tratamento gratuito oferecido na rede municipal, esclarecer sobre formas de contágio e combater o preconceito. Em março, será a vez da companha contra tuberculose”.
Mais de 90% dos pacientes são curados em Barreiras
Atualmente, o percentual de cura da hanseníase no município é de 91,5%, superando o índice estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é de 85%. Os casos em menores de 15 anos passaram a ser frequentes em território nacional. Por isso, em Barreiras, as atividades de conscientização têm sido dirigidas, também, aos alunos de escolas públicas.