23
Dez/13 |
Secretaria de Infraestrutura continuará trabalho preventivo durante recesso |
Secretaria de Infraestrutura ficará de prontidão no período de final de ano para atender demandas
Em setembro, antes mesmo do início do período chuvoso em Luís Eduardo Magalhães a Secretaria de Infraestrutura iniciou, a pedido do prefeito Humberto Santa Cruz, um amplo trabalho preventivo de manutenção e limpeza das manilhas do canal dos bairros Mimoso I, II e Santa Cruz, bem como, o cascalhamento das ruas e a recuperação das vias pavimentadas com maior incidência de buracos na cidade.
Com o início das chuvas, da metade de novembro pra cá, o trabalho foi intensificado. “Estamos limpando as manilhas duas vezes por semana, a fim, de evitar maiores transtornos à população. A chegada do período chuvoso exige atenção redobrada e um cuidado especial”, diz o secretário Waldemar Leite Lobo, destacando que nesse ínterim a secretaria de Infraestrutura ainda gramou os canteiros das Avenidas Kichiro Murata e JK e manteve uma agenda fixa de patrolamento das ruas dos bairros mais afastados da cidade.
Na Rua Paraná, no bairro Mimoso I, a capacidade de vazão da água foi aumentada em quase três vezes com a substituição das antigas manilhas por novas e de maior envergadura. Em outubro, em uma das medidas de maior impacto realizada pelo Governo Municipal foi construída no canal da Rua Ilhéus, no bairro Santa Cruz uma obra de contenção para auxiliar no escoamento da água da chuva. “Precisávamos minimizar os estragos ocasionados todos os anos naquele local. Tínhamos uma grande demanda de reclamações dos moradores da vizinhança”, lembra o secretário.
Limpeza do canteiros na avenida Kishiro Murata, antes do plantio de grama no mês de novembro
Médio prazo - O caso mais próximo de uma solução definitiva é mesmo o do canal da Rua Ilhéus, no bairro Santa Cruz, para o qual já existe um projeto pronto, aguardando análise e atualização de documentação junto ao Desenbahia. A situação do canal dos bairros Mimoso I e II é um pouco mais delicada. Segundo o secretário, existe a previsão de uma ação em médio prazo para solucionar o problema nestas localidades. Esse projeto de revitalização está no Plano Plurianual (PPA) previsto para os próximos quatro anos, mas pelo alto custo carece da liberação de recursos federais.
“Só vamos ter uma solução definitiva com um projeto sólido, com apoio da comunidade e através de recursos dos Governos Estadual e federal”, explica o prefeito Humberto Santa Cruz, lembrando que continuará a busca por recursos, tanto em Brasília quanto em Salvador. “A elaboração dos projetos e a construção das obras serão feitas da mesma forma como todas as obras na minha gestão: com planejamento e parcerias”, diz, antes de participar de mais uma audiência na Capital Federal em busca de recursos para construção de casas populares.
A obra de contenção feita na Rua Ilhéus no mês de outubro.JPG A obra de contenção feita na Rua Ilhéus no mês de outubro
Prontidão - O secretário avisa ainda que uma equipe da Secretaria de Infraestrutura ficará de prontidão no período das festas de final de ano. O objetivo é atacar os pontos mais críticos da cidade nessa época de chuvas intensas. O planejamento todo está sendo feito para o trabalho recomece tão logo a chuva dê uma trégua.