Notícias

08
Dez/13

Temporal causa destruição e mortes na cidade de Lajedinho, na Bahia

Defesa Civil afirma que oito corpos foram localizados após enxurrada. Município pertence à região da Chapada Diamantina


Chuva deixou casas destruídas na cidade de Lajedinho, BA (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)

Um temporal causou destruição e mortes na noite de sábado (7), no município de Lajedinho, a cerca de 355 km de Salvador, na região da Chapada Diamantina. Até as 13h50 (horário da Bahia) deste domingo (8), a Defesa Civil do Estado confirmou a localização de oito corpos após a enxurrada que destruiu casas e arrastou carros. O órgão também aponta que cerca de 100 pessoas tiveram suas casas afetadas pelo temporal e ficaram desalojadas ou desabrigadas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Paulo Sérgio Luz, as buscas por pessoas desaparecidas continuam. Por volta das 12h40, o órgão tinha a informação de dez desaparecidos.


Cidade ficou com cenário de destruição neste domingo (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)

Uma equipe da Defesa Civil foi enviada em caráter emergencial ao município na manhã deste domingo. Eles procuram por escolas e ginásios na região que possam servir de abrigo para às vitimas. Cobertores, colchões e alimentos também estão sendo levados.

O vice-governador do estado, Otto Alencar, esteve em Lajedinho e afirmou que o cenário é de muita destruição. "Houve uma tromba d'água, que começou 11h da noite e foi até 1h30 da manhã. Choveu 120mm. O solo estava completamente descoberto por causa da seca", afirmou.


Chuva em Lajedinho, na Bahia, começou na noite de sábado (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)

O professor Eliude Carvalho da Silva, morador de Lajedinho há 16 anos, relatou ao G1 a ocorrência de duas mortes em sua família e a informação de que ainda há conhecidos e parentes desaparecidos. "Duas pessoas da minha família morreram. Minha cunhada e meu sobrinho", afirmou na manhã deste domingo.

De acordo com o morador, a cidade fica em uma região de vale. "Fica em uma baixada. Isso [alagamento] já aconteceu no ano passado. A chuva foi muito forte, e associado a essa chuva, vem trazendo mato da cabeceira do rio", conta.


Rua da cidade ficou intransitável durante a chuva no sábado (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)

O morador Marcos Antônio Oliveira registrou as imagens de destruição e caos na cidade e contou, em entrevista ao G1, que os bairros afetados ficaram sem energia elétrica e sem abastecimento de água. Ele também aponta que esta não é a primeira vez que a cidade é afetada por um grande temporal. "Três vezes que isso já acontece e não fazem nada. Com vítimas foi a primeira vez", diz.

Fonte:Do G1.com
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades