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Nov/13 |
Vendedores de Barreiras aprendem estratégias para aumentar vendas no fim do ano |
A vendedora Daniela Ferreira Brasileiro trabalha em uma loja de calçados de Barreiras, município do Oeste baiano. Ela, que atua há cinco anos no setor varejista, quer se preparar melhor para atender o cliente no período natalino. “É importante se atualizar e conhecer estratégias para a conquista de novos clientes e para manter os antigos”, contou.
Daniela foi uma das participantes da palestra “Vendas de Alto Impacto: como aumentar as vendas e potencializar os lucros, usando estratégias e poderosas ferramentas de vendas”, com José Hamilton Sampaio. O evento ocorreu no dia 26 de novembro, no auditório do Hotel Morubixaba, em Barreiras, e foi promovido pelo Sebrae em parceria com Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade.
Para o coordenador da Unidade Regional do Sebrae Barreiras, Emerson Cardoso, “o atendimento é um bom caminho para a conquista da satisfação e da fidelização. A realização do ciclo de palestra no fim do ano é para garantir ganhos ainda em 2013 e uma continuidade da relação vendedor/cliente em 2014”.
Simone Rodrigues de Sousa é vendedora há dois anos de uma loja de tecidos, em Barreiras. Para ela, é importante manter a motivação na venda e ser criativo, conhecimento reforçado pela palestra. “O objetivo com essa palestra é poder usar as ferramentas apresentadas de como conhecer bem o cliente para obter uma venda mais fidelizada”, afirmou.
O evento é voltado para lojistas e vendedores que participam da Campanha de Natal da CDL e acontece também nesta quarta-feira, 27 de novembro, na AABB, em Santa Maria da Vitória, e no dia 28, em Santana, na Escola Alegria do Saber, sempre às 19h30. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na CDL das respectivas cidades. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (77) 3484-3511 (CDL Santana) e (77) 3483-1618 (CDL Santa Maria da Vitória).
Qualidade no atendimento
“Ouvir, entender, atender, solucionar e satisfazer o cliente”. De acordo com José Hamilton Sampaio, essa é uma regra básica para o sucesso na venda. Mestre em Gestão Empresarial e Marketing, o palestrante provocou nos participantes uma reflexão sobre o processo de trabalho e propôs uma mudança de atitude em relação às atividades desempenhadas. A intenção foi sensibilizar o público, formado principalmente por vendedores, para táticas de venda.
Segundo o palestrante, o preço não é um empecilho e o importante é fazer com que o cliente perceba a qualidade do produto. Além disso, no processo de venda, é preciso conhecer o cliente para saber o que oferecer. “Não existe nada caro, mas sim o que é útil para aquele cliente”, defendeu.
Para Sampaio, outra estratégia de venda nasce da relação com o fornecedor. “Vende melhor quem sabe comprar melhor”, disse. Ele também sugeriu pensar ações em conjunto com outros lojistas do mesmo segmento. “É época de se pensar no associativismo para lidar melhor com a concorrência”, explicou.