11
Nov/13 |
Dr. Mário Machado: "Novembro Azul" |
No mês passado tivemos o Outubro Rosa que foi a campanha para a prevenção do câncer de mama, e todos aderiram, por muito justo e merecido motivo.Para o mês de novembro foi criado o NOVEMBRO AZUL, campanha voltada para a prevenção e o combate ao câncer de próstata.
Somente em 2012, mais de 60 mil homens tiveram câncer de próstata. Cerca de 13 mil morrem por ano. A doença se desenvolve lentamente e, no começo, os sintomas não aparecem. Por isso, quanto mais cedo for detectado, melhor. Confira a íntegra da Lei n. 10.289, de 2001, que institui o Programa Nacional de Controle ao Câncer de Próstata.
Todas informações prestadas aqui sobre o câncer de próstata foram copiadas do site do Dr. Dráuzio Varella, até porque não sou médico, mas acho importante o assunto. Eu já fiz o exame e não tem vergonha de dizer. Tenho obrigação de dizer!
“Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.”
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.
Tratamento
O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada.
Recomendações
* Homens sem risco maior de desenvolver câncer de próstata devem começar a fazer os exames preventivos aos 50 anos;
* Descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença; portanto, devem começar a fazer os exames aos 45 anos;
* Pessoas com familiares portadores de câncer de próstata diagnosticado antes dos 65 anos apresentam risco muito alto de desenvolver a doença; por isso, devem começar o acompanhamento médico e laboratorial aos 40 anos;
* Homens com níveis de PSA abaixo de 2,5 ng/mL devem repetir o exame a cada 2 anos; já aqueles com PSA acima desse valor devem fazer o exame anualmente;
* Resultados de PSA e toque retal alterados são relativamente comuns, mas podem gerar muita angústia, apesar de não serem suficientes para estabelecer o diagnóstico de câncer de próstata; para confirmá-lo é indispensável dar prosseguimento a uma avaliação médica detalhada e criteriosa;
* Optar por uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações importantes para prevenir a doença.
O CANCER DE PROSTATA MATA E É UM ASSUNTO SÉRIO – PRECISA SER HOMEM PARA FAZER O EXAME.
ESTA É A MINHA OPINIÃO
Dr. Mário Machado