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Set/13 |
Indignação de um consumidor |
Não quero me identificar, mas sou consumidor como qualquer outro e gostaria de aqui exaltar minha indignação quanto a um procedimento dos empresários de nossa região que julgo ser num mínimo equivocado.
O que ocorre é o seguinte quando um consumidor vai a um estabelecimento fazer compras ou até mesmo orçar, quase todas as lojas usa do procedimento de consultar o CPF dos clientes nos órgãos de proteção ao crédito.
Até aí tudo normal, no entanto, quando um cliente tem seu nome consultado por 4 ou 5 vezes as lojas não aprovam cadastros e na maioria da vez deixa de vender ao consumidor por simplesmente o mesmo ter seu nome consultado 4 ou 5 vezes.
Conversei com um funcionário de uma loja que faz uso deste procedimento como na maioria das empresas e me disse que o fato de ter o cliente seu CPF consultado várias vezes é porque o mesmo efetuou várias compras e que estaria comprometendo sua renda.
Ora se toda vez que pra alguém fazer uma compra muita vezes de valores insignificativos te impedir de comprar um produto daqui uns dias não poderemos mais comprar nada.
Penso que as CDLs regionais os empresários devem tentar uma solução para este fato e digo mais eles poderiam por sua vez apagar os históricos de pesquisa e deixá-lo somente quando o cliente realmente efetuar uma compra, do contrário um cliente que pesquisa muito antes de comprar algo terá dificuldade até mesmo de exercer o seu direito de demandar no comércio, simplesmente por um erro de procedimento não analisado pelos órgãos competentes.
Aproveito o ensejo para que os dirigentes e lojistas revejam este procedimento que julgo totalmente equivocado, pois, nem toda vez que conste uma pesquisa no nome de um cliente quer dizer que ele efetuou uma compra e consequentemente comprometeu sua renda. Tendo em vista que isto ocorreu comigo temo ocorrer com outros cidadãos de nossa região.
CONSUMIDOR, J.H.R. Luis Eduardo Magalhães-Ba.