03
Set/13 |
Prontos para combater incêndios florestais |
Brigadista voluntário em ação
A equipe é preparada para todos os desafios
Os brigadistas voluntários do Projeto Piloto da Aibajá estão prontos para combater incêndios florestais. Eles concluíram às 40h de curso, ministradas por representantes do Inema e dos Bombeiros, onde tiveram aulas teóricas e práticas sobre primeiros socorros, educação ambiental, legislação, fiscalização, busca e salvamento, prevenção e combate a incêndios. A capacitação foi realizada entre os dias 26 e 30 de agosto, na base operacional do Projeto Piloto, em São Desidério.
Carregando abafadores, foices, enxadas, facões e mochilas especiais para o transporte de água, os 20 brigadistas entraram na mata para combater um incêndio simulado pelos Bombeiros. Para o Capitão Murilo, que ministrou o curso, este trabalho de capacitação e formação de líderes é fundamental, principalmente entre os meses de setembro e outubro, quando começam as queimadas no Oeste da Bahia. “A partir do momento em que se une forças, diminui o tempo-resposta de mobilização de equipes e combate aos incêndios. É uma ação importante para a proteção da biodiversidade e do patrimônio também.”, afirmou o Capitão.
Para o brigadista voluntário, João Paulo Souza, representante da fazenda Rio Brilhante, o curso foi fundamental para quem trabalha no campo e que tem que conviver com a possibilidade das queimadas. “Foi muito válido o treinamento para ganharmos experiência e sabermos como agir em caso de incêndio. Agora, começa a temporada de queimadas e essas informações serão importantes.”, disse João Paulo.
Somente na semana do treinamento, foram detectados pela unidade de monitoramento do Projeto Piloto, três focos de incêndio. Um avião sobrevoou a área, confirmou a informação, a brigada de São Desidério foi acionada e debelou o incêndio. Agora,com a própria equipe de brigadistas treinados, o Projeto Piloto terá toda sua estrutura de equipamentos e pessoas trabalhando de maneira integrada, inclusive com os órgãos ambientais estaduais e municipais.
“ Cada um dos brigadistas voluntários será um agente multiplicador na fazenda onde trabalha. Com o Projeto Piloto, teremos equipes treinadas que serão acionadas sempre que necessário, dando uma resposta rápida e eficiente no combate aos incêndios.”, explicou Alessandra Chaves, diretora de Meio Ambiente da Aiba.
A criação do Projeto Piloto da Brigada de Combate a Incêndios foi articulada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em parceria com a secretaria de Meio Ambiente e Turismo de São Desidério, secretaria estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente (Inema).