13
Mai/13 |
Solenidade marca abertura da XIII Oilem |
Estudantes durante solenidade de abertura da XIII Oilem, na quadra do Colégio Ottomar Schwengber
Grupo Ginasloucos se apresentou ao final da solenidade
Foi realizada na tarde desta terça-feira, 13, na quadra Dioclécio Severino Ramos, no Colégio Ottomar Schwengber, a solenidade de abertura da 13ª edição das Olimpíadas Intercolegiais de Luís Eduardo Magalhães (Oilem).
Participam da edição deste ano alunos de 25 escolas e colégios das redes pública (municipal e estadual) e particular de ensino de Luís Eduardo Magalhães em 15 modalidades: futsal, futebol society, vôlei, vôlei de areia, handebol, basquete, atletismo, tênis de mesa, xadrez, natação, jiu-jitsu, judô, capoeira, ginástica rítmica e boliche.
O aluno Jahyr Souza, do terceiro ano matutino do Colégio Estadual Mimoso do Oeste (Cemo) foi responsável pela leitura do juramento do atleta da Oilem. “Prometo o comprometimento com o esporte”, foi uma das frases ditas pelo estudante, repetida pelos alunos que representaram as delegações de suas respectivas instituições de ensino. A pira olímpica foi acesa por dois alunos do Colégio Municipal Ângelo Bosa: Diego Silva Santos e Rafaela Lima, ambos do nono ano.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, cerca de 5 mil alunos irão participar desta edição da Oilem, que terá duas etapas: a primeira, com início dos jogos na terça-feira, 14, e término no dia 24 de maio; a segunda, com início a partir de 5 de agosto. “O crescimento no número de participantes demonstra a evolução do evento ao longo dos anos”, disse a secretária municipal de Educação Verinha Stresser. “O objetivo, da Oilem, é estimular a prática desportiva e detectar novos talentos”, completou.
O prefeito Humberto Santa Cruz prontificou-se a, em 2014, incluir na Oilem ao menos uma das seis quadras a serem construídas ainda em 2013 na cidade. “É um compromisso que tenho com os estudantes, pois há alguns anos me propus a construir uma quadra coberta, mas não foi possível. Mas podem ficar certos de que no mínimo uma quadra estará pronta e aberta para a prática dos jogos, já no próximo ano”.
Ao final da solenidade, o grupo Ginasloucos, de Dourados (MS), se apresentou com acrobacias feitas usando jogadas de basquete.