27
Fev/15 |
NOTA DO PSDB |
A Comissão Executiva Municipal do PSDB de Barreiras tomou conhecimento dos questionamentos do editor do portal digital Mural do Oeste, externados na matéria intitulada: “PSDB É UM ENIGMA PARA A OPOSIÇÃO”. Nos chamou a atenção alguns termos e afirmações empregados na matéria, tais como: “...o pomo da discórdia é o PSDB.”, “...os lideres partidários não tenham coragem de vir a público expressar o que sentem em relação a sigla...”, “Ficam as perguntas: a partir de agora a oposição terá capacidade para desvendar o enigma do PSDB ou será devorada por ele?”.
Em que pese serem tais termos e afirmações não muito usuais para mera especulação jornalística, primordialmente nos cumpre esclarecermos que não é tão simples delinear quem é quem na oposição de Barreiras, especialmente quando relacionamos as siglas partidárias elencadas pelo Mural, a saber: PMDB, DEM, PSDB, PV, PT do B, PRB, PSC, PROS e SD, senão vejamos.
O PT do B tem assento no parlamento municipal com duas cadeiras, ambos os vereadores declaradamente da base governista, sendo um dos edis vice-líder do governo. O PSC ocupa uma cadeira na Câmara, também da base do governo, além de ter quadros importantes ocupando cargo de confiança na gestão municipal. Um dos dois vereadores do PROS somente após a eleição da Mesa da Câmara em dezembro último, tem se posicionado mais firmemente contra o governo municipal, embora a Executiva do partido já tenha publicado resolução nesta direção. Data do mesmo período o posicionamento do vereador e presidente do SD, que até recentemente votava com o governo.
Logo o bloco de oposição retro referido, não é necessariamente oposição em Barreiras, que tem governo encabeçado pela aliança PP/PT, em alinhamento político com o governo do estado sob a égide PT/PP.
Cumpre nos esclarecer também que o PSDB de Barreiras sempre teve autonomia e posicionamento claro desde sua fundação em 1988, e sempre marchou unido em suas decisões e posicionamentos, tendo governado o município por dois mandatos e eleito o prefeito em 1997, que posteriormente se deligou do partido.
O capítulo triste se deu em 2012, com a equivocada, vexatória e desnecessária dissolução do Diretório Municipal, promovida pela Executiva Estadual, que resultou em uma candidatura sabidamente pífia, cujo autor da vergonha não integra mais os quadros de filiados ao PSDB de Barreiras. A responsabilidade de soerguer o partido foi atribuída ao nosso atual presidente Caduda Braga, que plantou as bases para tal feito em 2014, abdicando de sua candidatura a deputado federal, para apoiar João Gualberto, com resultado exitoso. Todavia é fato que o fatídico episódio de 2012, só será superado com a condução sem INTERFERÊNCIA do processo de 2016, pela Executiva de Barreiras.
Neste sentido, sob o alinhamento e liderança intra corpore do deputado federal João Gualberto, Caduda conduz o PSDB com tranquilidade, dialogando com os filiados e com todos que tem de fato autonomia para liderar suas siglas no município, assim sendo, o recato, a humildade e a prudência próprios de que tem a responsabilidade de liderar, não deve ser confundido com ausência de coragem.
A história do PSDB de Barreiras intrinsicamente ligada à evolução administrativa da cidade, atesta, de que lado estamos e revela o compromisso de seus quadros com o povo de Barreiras, o que nos atribui a responsabilidade de colaborar promovendo o melhor para nossa cidade, seja liderando, seja apoiando um projeto administrativo que dignifique nosso povo.
O PSDB rechaça a condição de “... o pomo da discórdia.”, e apoia os seus quadros que tenham pretensões de participar do processo eleitoral de 2016, com o claro entendimento de isoladamente nenhum quadro do partido é melhor ou maior do que o conjunto da agremiação.
É o que consideramos por bem esclarecer em respeito ao povo de Barreiras e a nossa tão atenciosa imprensa.
Barreiras – BA, 27 de fevereiro de 2015.
Executiva do PSDB de Barreiras