Notícias

26
Fev/15

CAPS AD III será referência para atendimento de usuários de álcool, crack e outras drogas em LEM


No CAPS I, em funcionamento desde março de 2012, são realizados aproximadamente 178 atendimentos por mês

O prefeito Humberto Santa Cruz prevê para este ano de 2015 a inauguração de uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas 24h (CAPS AD III) em Luís Eduardo Magalhães, visando prestar um atendimento ainda mais diferenciado à população necessitada e que atualmente recebe atendimento unicamente no CAPS I Gislaine Gado, inaugurado em março de 2012. 

O CAPS AD III é o Ponto de Atenção do Componente da Atenção Especializada da Rede de Atenção Psicossocial destinado a proporcionar a atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, com funcionamento nas 24 (vinte e quatro) horas do dia e em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. 

“Nosso objetivo é continuar trabalhando pela saúde mental da população e investir em mais infraestrutura para esta área da saúde no município”, destaca o prefeito Humberto Santa Cruz. 


No Hospital e Maternidade Gileno de Sá Oliveira foram disponibilizados quatro leitos para atendimento pisiquiátrico

A ideia é que o CAPS AD III de Luís Eduardo Magalhães funcione, até que a obra da sede própria esteja concluída, provisoriamente na Avenida Kichiro Murata, próximo ao Almoxarifado Municipal e Câmara de Vereadores, onde em outubro de 2014 foi realizado o I Fórum de Combate ao Crack e outras drogas do município. O local inclusive já está apto para receber os móveis e entrar em funcionamento, aguardando apenas a dotação orçamentária.

O prefeito explica que após a reforma do Hospital e Maternidade Gileno de Sá Oliveira, foram disponibilizados quatro leitos psiquiátricos, dois femininos e dois masculinos, que servirão como retaguarda para internação temporária de pacientes psiquiátricos incluindo os do CAPS ADIII. “Quando as condições clinicas desses pacientes exigir, eles serão transferidos para serviços hospitalares de maior complexidade”, esclarece Humberto. 

Tratamento intensivo - Na unidade será oferecido tratamento ambulatorial, em meio aberto, com Plano Terapêutico Individualizado, de acordo com as necessidades avaliadas para cada indivíduo. O tratamento intensivo no CAPS AD III pode incluir a utilização de leitos de hospitalidade noturna, como opção terapêutica. Conforme as políticas públicas de saúde vigentes, o serviço utilizará a estratégia de redução de danos, ofertando também assistência aos familiares de usuários de drogas, com orientação e apoio especializados.

Fórum de Combate ao Crack e outras drogas de LEM com a presença de diversas autoridades

CAPS I - O Centro Atendimento Psicossocial Gislaine Gado (CAPS I) de Luís Eduardo Magalhães exerce um importante papel no tratamento de saúde mental de pacientes da rede pública municipal, realizando aproximadamente 178 atendimentos por mês. A unidade conta com uma equipe multiprofissional, conforme determinação do Ministério da Saúde, composta por duas psicólogas, uma enfermeira, um assistente social, uma médica psiquiatra, um terapeuta ocupacional, um educador físico, um fonoaudiólogo, uma gerente técnica, uma técnica em enfermagem e um auxiliar administrativo. O horário de atendimento do CAPS I compreende o período das 08h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: ASCOM, Prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades