10
Fev/15 |
Prefeitura fará blitz preventiva antes do Carnaval |
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das secretarias de Saúde e Segurança, Ordem Pública e Trânsito realiza na próxima quinta, 12, e sexta-feira, 13, blitz preventiva para conscientização dos motoristas que pretendem pegar a estrada no período de Carnaval.
A ideia é conscientizar essa parcela da população e os motoristas de modo geral sobre a importância do uso da camisinha e os riscos de doenças sexualmente transmissíveis, e os cuidados que são precisos antes de viajar, em especial, em relação ao consumo de bebidas alcóolicas e uso do cinto de segurança.
Na oportunidade será entregue um kit para cada motorista (lixeira para automóvel) contendo folderes e material educativo, incluindo cartão de divulgação do Centro de Testagens e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializadas para DST, HIV e AIDS (CTA/SAE), inaugurado no último mês de dezembro e que funciona junto a Policlínica Municipal, onde é possível realizar o “teste rápido”.
A iniciativa baseia-se na campanha de Carnaval lançada recentemente pelo Ministério da Saúde, por isso, da orientação aos motoristas em relação à importância do “teste rápido”. “A campanha de Carnaval desse ano, que também será estendida a outras festas populares, inova ao focar na prevenção combinada: camisinha, testagem e tratamento”, explica o ministro Arthur Chioro. “Hoje não podemos falar de grupo de risco. Todas as pessoas são e estão vulneráveis. Daí a importância de usar a camisinha e se testar”, ressalta.
O CTA/SAE de Luís Eduardo Magalhães presta atendimento integral e de qualidade aos usuários com atendimentos multiprofissionais, realização de exames de monitoramento, distribuição de insumos de prevenção e atividades educativas.
O atendimento é inteiramente sigiloso e o paciente acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que o orienta sobre o resultado final do exame. No CTA o paciente também tem direito de passar por uma sessão de aconselhamento que tem como objetivo oferecer apoio emocional, esclarecer informações e dúvidas sobre DST, HIV e AIDS.