27
Jan/15 |
LEM: Uma cidade tão bela, mas que não cuida do seu principal rio |
Essa é a cidade de Luís Eduardo Magalhães
Uma linda cidade que este ano completa 15 anos
Mas será que essa cidade cuida bem da natureza?
A imagem acima mostra o canal entre os bairros Jardim Paraíso e Florais Léa levando areia para dentro do Rio de Pedras
A areia sendo jogada para dentro do rio
Esse é o canal do final da Avenida Ayrton Senna
O canal da BR 020
Olha o Rio de Pedras, num dos pontos mais bonitos e prejudicados
Olha a imensa quantidade de areia no rio
A areia está engolindo o rio
O Blog do Sigi Vilares foi o primeiro veículo de comunicação a denunciar a situação do Rio de Pedras, na cidade de LEM. O rio, o principal do município, está agonizando. Sendo engolido pelo assoreamento.
Há quem pense que o único problema para o rio, seja o canal aberto pela PAVISERV ao longo da BR 020. É bem verdade que esse é um dos principais responsáveis. Mas há outros dois que também estão levando areia, terra para dentro do rio.
Um canal aberto entre o Jardim Paraíso e o Florais Léa e um terceiro canal aberto no final da Avenida Ayrton Senna também estão contribuindo para a destruição deste rio tão querido pela população.
O canal do final da Avenida Ayrton Senna é tão prejudicial quanto o canal da rodovia. A diferença é que lá o problema foi causado por uma obra federal, talvez até um pouco mais burocrático de resolver. Mas, e os outros dois canais que são de responsabilidades do município? Quando serão tapados? Ou canalizados?
O prefeito Humberto Santa Cruz revelou dia desses, em seu programa de rádio, que o problema seria resolvido em uma parceria público-privado. Alguns empresários já ouvidos informalmente por este blog, relatam que a prefeitura quer jogar para cima deles a maior parte da responsabilidade.
A solução para o problema requer rapidez e diálogo entre prefeitura e empresários para que um bem tão valioso, como o nosso Rio de Pedras, seja preservado.