03
Dez/14 |
Prefeitura premia vencedores do concurso de desenho e redação do Programa Despertar |
A metodologia do Despertar é o trabalho interdisciplinar, práticas de construção de hortas, viveiros, arborização e conscientização ambiental das comunidades rurais
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das secretarias de Educação e Meio Ambiente e Economia Solidária e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), entregou na manhã desta quarta-feira, 03, na Câmara de Vereadores, a premiação do Concurso de Desenho e Redação do Programa Despertar.
Participaram do concurso, alunos das cinco escolas municipais da zona rural de Luís Eduardo Magalhães: Fábio Johner, Henrique de Freitas Moreira, Ivanilde dos Santos Cedro, São Francisco e São Paulo. Os estudantes dos 1º ao 3º anos do ensino fundamental participaram do concurso de desenho. Já os alunos dos 4º e 5º anos desenvolveram desenhos com frases e os alunos dos anos finais, 6º ao 9º, participaram do concurso de redação. Entre os projetos apresentados o vencedor foi da Escola São Paulo que teve como tema “Lixo: responsabilidade de todos”, sob coordenação da professora Rosineide dos Santos Friedrich.
O Programa Despertar foi criado em 2005 com o objetivo de promover a educação voltada para a formação da consciência ecológica dos estudantes das escolas rurais
Na categoria Desenho, a estudante Luíza Pimental, da Escola Municipal Henrique de Freitas conquistou o primeiro lugar. A campeã da categoria Desenho com Frase foi a aluna Vanessa Sheimeing, da Escola Municipal Fábio Johner. E na categoria Redação a vitoriosa foi a aluna Cristina Kindlein também da Fábio Johner. Conquistaram medalhas e prêmios também os alunos que foram eleitos pelos colegas como “Agente Despertar”: Carlos Gomes Santana, da escola São Francisco, Jaqueline Azevedo de Souza e Carlos Eduardo Muller, da Fábio Johner, Rafael Majolo Riffel, da São Paulo e Larissa de Almeida Barros da Henrique de Freitas.
Vencedores do concurso de desenho e redação do Programa Despertar
“A gente lança a semente. Mas a árvore só frutifica se a gente cuidar dessa semente. É preciso adubar e regar, e é isso que as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente vêm fazendo pelas crianças da nossa cidade”, comentou o prefeito Humberto Santa Cruz.
O Programa Despertar foi criado em 2005 com o objetivo de promover a educação voltada para a formação da consciência ecológica dos estudantes das escolas localizadas na zona rural, a fim de alavancar mudanças comportamentais relacionadas ao meio ambiente, saúde, cidadania, ética, trabalho e consumo.
A principal metodologia do Despertar é o trabalho interdisciplinar, práticas de construção de hortas, viveiros, arborização e conscientização das comunidades na preservação e valorização contínua do meio ambiente. “Temos que fazer a diferença na comunidade em que vivemos. Temos a responsabilidade de trabalharmos hoje para garantir a preservação do meio ambiente e a saúde de nossas gerações futuras, trata-se de uma responsabilidade coletiva, mas que começa com cada um fazendo a sua parte.” explicou Deise Elmara Leão, coordenadora local do Despertar.
Estiveram presentes os vereadores Jarbas Rocha, Vogâ Pelissari, Claudionor Machado e Zezé da Farmácia.