Notícias

03
Dez/14

Artesão de Barreiras expõe presépios no SESC

A exposição “Presépios: a história do nascimento de Jesus recontada na arte” será aberta para visitação a partir de sexta-feira, 05.



Foi na infância que Juliano Francisco começou a admirar as representações do nascimento do menino Jesus em presépios. Elas enfeitavam casas e igrejas dando o clima natalino.

Também conhecida como lapinhas, aos olhos do artesão Juliano, a cena do nascimento do menino Jesus recebe diversas roupagens; das pequenas decorações aos grandes detalhes. As lapinhas são confeccionadas a mão, usando palha de milho, cabaças e vegetação nativa do cerrado e uma riqueza de detalhes que impressiona.

Juliano Francisco é natural de Barreiras, cursa o 3º ano de pedagogia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Em onze anos de dedicação à arte de representar o nascimento do Menino Jesus em presépios, sua obra ganha uma exposição no Sesc de Barreiras a partir do dia 05 de dezembro.

História do presépio de natal - Assim como o pinheiro enfeitado e os tradicionais presentes distribuídos nesse período, o presépio é também uma das mais antigas representações do natal. A palavra presépio significa "um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo". Porém, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus.

Cristãos celebram a memória do nascimento de Jesus desde o século III, mas a tradição dos presépios, tem origens ainda do século XVI.

Fonte:Joaney Tancredo
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades