02
Dez/14 |
No Dia Mundial de Combate à AIDS, Luís Eduardo Magalhães inaugura centro de apoio a pessoa |
Descerramento da fita inaugural do CTA-SAE de Luís Eduardo Magalhães
O município de Luís Eduardo Magalhães inaugurou na tarde desta segunda-feira, 1º de dezembro, data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à AIDS, seu Centro de Testagens e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializadas para DST, HIV e AIDS (CTA/SAE). O ponto de apoio está localizado na Policlínica Municipal.
Os CTAs são serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Nesses serviços, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente. Já o SAE são serviços de saúde que realizam ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas vivendo com HIV ou AIDS.
Segundo a enfermeira Sueli Kuroda, diretora da Assistência em Saúde da Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães o foco principal está na prevenção. “Esse trabalho não se restringe somente ao tratamento, mas em abranger a prevenção. Precisamos ter em mente que todos que mantém relações sexuais sem preservativo estão vulneráveis às doenças”, comentou.
O prefeito Humberto lembrou que no local serão realizadas ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis totalmente gratuitas
O prefeito Humberto Santa Cruz lembrou que no local serão realizadas ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, testes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, de maneira totalmente gratuita. “Além do mais será possível prestar um atendimento de qualidade aqueles que já são portadores do vírus HIV ou da AIDS”, ratificou.
O CTA/SAE de Luís Eduardo Magalhães prestará um atendimento integral e de qualidade aos usuários com: cuidados de enfermagem, orientação e apoio psicológico, atendimentos em infectologia. ginecológico, pediátrico e odontológico, controle e distribuição de anti-retrovirais, assistência farmacêutica, realização de exames de monitoramento, distribuição de insumos de prevenção e atividades educativas.
O atendimento é inteiramente sigiloso e o paciente acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que o orienta sobre o resultado final do exame. No CTA o paciente também tem direito de passar por uma sessão de aconselhamento que tem como objetivo oferecer apoio emocional, esclarecer informações e dúvidas sobre DST, HIV e AIDS