Notícias

08
Abr/25

Atenção Primária de Barreiras promove encontro mensal com participantes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo

A Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) de Barreiras realizou, nesta segunda-feira (7), mais uma edição do encontro mensal com pacientes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e integra as ações em grupo previstas no programa.

O tema deste segundo encontro foi “Os primeiros dias sem fumar: deixando o cigarro sem mistérios”. O encontro teve a participação de pacientes em tratamento nas Unidades de Saúde Dr. Davi Bessa, Cleiton Dias Pignatta, José Batista do Amaral, Antônia Zélia, Emilly Raquel e Eduardo Medrado – unidades que atualmente ofertam o programa no município.

A condução das atividades ficou sob responsabilidade das equipes das UBS Dr. Davi Bessa e José Batista do Amaral. As médicas Bruna Costa e Vitória Neiva ministraram a palestra do dia, abordando os sintomas mais comuns durante o período de abstinência, além de orientar os participantes com exercícios respiratórios voltados ao alívio da ansiedade e à redução do desejo de fumar.

Segundo o coordenador da Atenção Primária em Saúde, Ari Donizete, os encontros são realizados mensalmente em locais definidos previamente, com rodízio entre as equipes das Unidades de Saúde. O próximo está agendado para o dia 7 de maio.

Para participar do Programa, o interessado deve procurar sua unidade de saúde de origem e manifestar o desejo de parar de fumar. A partir daí, é feita uma triagem para identificar o grau de dependência e indicar a forma mais adequada de acompanhamento, incluindo sessões em grupo e possível apoio medicamentoso.

A coordenadora da CAF, Mirnna Calmon, reforça a importância do programa como ferramenta de apoio estruturado para os pacientes. “O Programa Nacional de Controle do Tabagismo no SUS oferece suporte terapêutico e medicamentoso com foco na melhoria da qualidade de vida dos usuários, promovendo saúde e bem-estar”, destacou.

Fonte:DIRCOM, Prefeitura de Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades