19
Set/14 |
Presidente do TJ/BA atende pedido do CALEM e irá construir Fórum em LEM |
A notícia foi trazida diretamente de Salvador pelo Presidente do CALEM – Clube dos Advogados, o Dr. Gilvan Antunes Almeida, que esteve em reunião na quarta-feira, 17, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, o Des. Eserval Rocha. Durante essa reunião o Desembargador afirmou que iria inaugurar o Fórum ainda em sua gestão, que termina em 2015.
O Projeto da construção do Fórum da Comarca de Luis Eduardo Magalhães foi uma iniciativa do CALEM que por várias vezes teve reuniões com os antigos presidentes do TJ/BA, levou mapas, plantas projetos e documentos como objetivo de agilizar o projeto e dar início à construção do prédio que possui uma estimativa de 10 meses para ser concluído.
Ter um Fórum em nossa cidade significa a possibilidade de trazer mais juízes, mais funcionários da justiça e dessa forma fazer os processos judiciais serem julgados mais rápido. A sociedade atualmente tem que esperar muitos anos até ter um processo julgado e parte desse problema é por causa da ausência de funcionários no Fórum.
“A Construção do Fórum é um sonho que se torna realidade, sabemos que ainda temos muitos meses de obra, mas ao receber a palavra pessoalmente do Presidente do Tribunal de Justiça, isso nos encheu de esperança e satisfação pelo trabalho cumprido” diz Gilvan Antunes que ainda conclui dizendo “temos novos advogados vindo trabalhar aqui todos os dias e precisamos dar a eles boas condições de trabalho, e a melhor forma de conseguir isso é com um novo Fórum, mais funcionários entre outros projetos que agora iremos dar continuidade já que o Projeto do Fórum está em conclusão.”
Nessa reunião o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia atendeu também outro pedido do CALEM feito em 2013 através do Processo Administrativo referente a instalação de uma VARA DOS JUIZADOS ESPECIAIS, uma vez que os Juizados que funcionam em nossa Comarca não estão devidamente regularizados o que impede a vinda de funcionários concursados do Tribunal de Justiça.
A Vara dos Juizados funcionará como uma Vara Cível, terá cartório, Escrivão, funcionários próprios e futuramente mais um Juiz, e atenderá principalmente as demandas da população que mais precisa do Judiciário.
O CALEM pediu também na reunião a vinda de mais servidores concursados para a Comarca de Luís Eduardo Magalhães, sendo que o Presidente do TJ/BA que se comprometeu a enviar mais servidores para a nossa Comarca.
A comunidade jurídica de Luis Eduardo Magalhães aguarda ansiosa o início das obras de Construção do Fórum que estima-se para o final desse ano, bem como a instalação de mais uma Vara Judicial que visa atender principalmente a população menos favorecida.