26
Nov/24 |
A GCM de LEM emite balanço das atividades desenvolvidas entre os dias 18 a 24 do mês de novembro de 2024 |
Cerca de 30 ocorrências de perturbação do sossego, em diversos bairros da cidade de Luís Eduardo Magalhães, foram registradas entre os dias 18 a 24 de novembro do ano corrente, havendo a necessidade de intervenção direta dos agentes da GCM-LEM para recolhimento de equipamentos.
Obs:
Em casos onde ocorre a perturbação do sossego, o primeiro passo que os responsáveis devem tomar é de tentar, ao máximo, encontrar uma solução pacífica entre as partes envolvidas.
Porém, como nem tudo é simples, em momentos que a parte que está perturbando continuar o desrespeito, será necessário implementar as sanções estabelecidas dentro do Regimento Interno e, em certa medida, até mesmo aplicar a Lei de Contravenções Penais.
Para definir, a Secretaria de Segurança utiliza como parâmetro o que a Organização Mundial da Saúde define como o limite para que o som não afete a audição humana além da perturbação de sossego. Nesse sentido, a quantidade de decibéis permitido em nosso Município é de 70 (dB)
Por volta das 00h20min do dia (19), a Guarda Municipal foi acionada via central 153, para solução de problemática envolvendo Perturbação de sossego nas proximidades da rua Irecê, mas especificamente na Chácara Parque das Aves, onde acontecia uma festa Baile pancadão entre populares, e incomodava vizinhos próximos ao local. A Guarda se cientificou na informação passada ao chegar no local, e deparou-se com a responsável pelo evento saído em uma motocicleta e sem uso do capacete. Ao ser dada voz de parada, a mesma reagiu contra a Guarnição, sendo encaminhada para a Delegacia para adoção de medidas necessárias.
Guarda Civil Municipal e parceria com SAMU
Em casos de atendimentos emergenciais. Vale ressaltar ainda que todo o trabalho desempenhado é sempre aprimorado com presença constante de profissionais da saúde como enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas e motoristas do SAMU com atendimento em urgência e emergência, tornando cada vez mais eficaz.
A GCM em Luís Eduardo Magalhães tem apresentado através de suas estratégias e metodologias diferenciadas estabelecendo uma ligação de respeito com a população, fazendo jus ao atendimento humanizado.
Guarda Civil Municipal e Operação Comércio Seguro
A operação Comercio Seguro se baseia em uma cultura de prevenção, incentivando o uso de medidas simples e práticas que colaboram com a segurança pública. A Guarda Civil Municipal, em parceria com a comunidade, adota inovações comportamentais que fortalecem a proteção no ambiente comercial
Policiamento ostensivo GCMs:
A Guarda Municipal é responsável por realizar patrulhas preventivas ostensivas em áreas urbanas e rurais, visando prevenir a ocorrência de crimes, garantir a segurança da população e coibir atividades ilícitas. Portanto, em suas atividades de policiamento e fiscalização, a guarda municipal pode realizar abordagens a pessoas e veículos com o objetivo de prevenir a ocorrência de crimes e infrações, garantindo a segurança pública e a ordem social.
Por volta das 15h do dia (20) a GCM recebeu via central (153), pedido de socorro pela senhora por iniciais (N.A.S), de que seu ex companheiro havia retirado de casa seu filho de apenas 2 anos de idade sem sua autorização. A Guarnição se dirigiu até a residência e colheu da senhora mais informação que disse ter sido coagida e ameaçada pelo senhor por iniciais (E.S.S). O acusado foi ouvido pelos agentes e apresentou sua versão de fala que em seguida entregou a criança a mãe. Após ouvidos, ambas as partes chegaram a um acordo, onde a vítima optou por não apresentar boletim de ocorrência contra o pai da criança.
GCM atende ocorrência de furto, no bairro Santa Cruz, na rua Jacobina.
O senhor por iniciais (A.S.S) relatou ter sido vítima de furto do seu aparelho celular no dia 15 por volta das 19h30min, em seu local de estabelecimento comercial. O comerciante disse ter recebido uma ligação de seu número de telefone, o qual foi roubado, e ofereceu gratificação à pessoa que entregasse o aparelho. A pessoa identificada em meio a ligação foi o senhor por iniciais (G.B.S), que combinando o local para entrega, não compareceu. A vítima ao fazer ligação para seu número, momento em que ouviu um aparelho tocar, questionou o rapaz que estava próximo, e passou a persegui-lo, dando aos GCMs a localização de onde se encontrava.
Na localização passada, a Guarnição fez abordagem a vítima, que não vendo saída, confessou ter em posse o chip da vítima que o aparelho já não se encontrava, pois teria vendido. Diante dos fatos, vitima e acusado foram encaminhados para a Delegacia de Polícia para apuração adoção de medidas legais.
GCM é acionada por populares para resolução de desentendimento entre casal em frente a Torre 11, na Av JK. Segundo informações passadas a vítima foi agredida verbalmente e ameaçada pelo senhor (F.N.S) que ao ser abordado pela Guarnição reagiu agressivamente sendo necessário uso de força maior e algemas. Ambos foram apresentados na Delegacia de polícia para melhor apuração dos fatos e resolução do ocorrido
Ao realizar rondas pelo bairro Santa Cruz, a Guarnição foi abordada por três civis, dando sinal de parada, afirmando que dois indivíduos foram vistos com arma de fogo. Os indivíduos foram encontrados pela Guarnição e voz de abordagem foi dada, onde um deles se rendeu e o outro apreendeu fuga. Ao ser alcançado e algemado o fugitivo, verificou-se que estava em posse de revólver calibre 38 e munição intacta. O mesmo na tentativa de fuga acabou se deparando com um caminhão causando ferimentos leves em sua face, e encaminhado pela GCM para atendimento na UPA, em seguida ambos foram conduzidos para a delegacia de polícia, ficando sob a responsabilidade das autoridades locais.
A Guarda Municipal atende chamado de batida de carro em uma árvore no bairro Santa Cruz, onde ao ser verificado pelos Agentes, identificou o veículo como roubado. O condutor foi conduzido ao DP ficando sob a responsabilidade das autoridades local.
A Guarda Civil Municipal é composta por servidores engajados não só por interesse de classe, mas comprometidos com o bem da coletividade na qual estão inseridos, restando, pois, a estes o dever inabalável de bem servir, proteger os bens e instalações, bem como as vidas nesta municipalidade.
A Guarda Civil Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, (77) 99802-9972, ou através do WhatsApp (77)3628-3862.