13
Jun/24 |
Governador Jerônimo Rodrigues visita a Bahia Farm Show e discute questões de Segurança e Educação em LEM |
Na última terça-feira, 11, durante a visita técnica do governador Jerônimo Rodrigues à Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste do país, diversos temas foram abordados em uma coletiva de imprensa com profissionais de diferentes regiões. Após percorrer vários estandes e falar com autoridades políticas e do agronegócio, o governador respondeu a perguntas cruciais sobre a segurança e educação no município de Luís Eduardo Magalhães.
Falta de Delegados e Policiais Civis
O repórter Weslei Santos questionou o governador sobre a escassez de delegados e agentes da Polícia Civil em Luís Eduardo Magalhães, uma cidade com mais de 107 mil habitantes. Jerônimo Rodrigues reconheceu que a falta de policiais não é exclusiva desse município, mas um problema presente em várias cidades da Bahia. Ele destacou que o governo está empenhado em recompor os quadros de policiais civis e militares no estado, mencionando a recente entrega de 713 novos policiais civis, incluindo delegados, investigadores e escrivães. O governador afirmou que, embora possa faltar policiais diretamente no município, há suporte na região, e qualquer situação urgente será encaminhada à delegada geral da Polícia Civil.
Paralisações na Rede Estadual de Educação
Outro ponto levantado foi sobre as frequentes paralisações dos professores da rede estadual e as reivindicações dos alunos por melhorias e dos professores por reconhecimento. Jerônimo Rodrigues explicou que a expansão das escolas de tempo integral exigiu o aumento de merendeiras e garantiu que investigará as causas dos problemas mencionados. Ele negou atrasos de salários por parte do estado, apontando possíveis falhas em empresas terceirizadas responsáveis pelo pagamento dos servidores. O governador ressaltou a existência de uma lei contra o calote, que assegura o pagamento dos servidores em casos de inadimplência das empresas terceirizadas.
*Batalhão de Luís Eduardo Magalhães
Em relação à criação de um batalhão em Luís Eduardo Magalhães, o governador pediu paciência às autoridades locais. Ele destacou que a implantação de um batalhão envolve não apenas a construção de um prédio, mas também a disponibilização de homens, equipamentos, armamentos e viaturas. Jerônimo Rodrigues garantiu ter interesse em estudar a viabilidade da instalação, assim como foi feito com o Corpo de Bombeiros.
A visita do governador à Bahia Farm Show e a coletiva de imprensa trouxeram à tona importantes discussões sobre segurança pública e educação, questões cruciais para o desenvolvimento e bem-estar da população de Luís Eduardo Magalhães.