15
Mai/24 |
Funcionários de fazendas participam de capacitação para mecânico de máquinas agrícolas no oeste da Bahia |
Para quem está buscando se aperfeiçoar ou quer ingressar no mercado de trabalho, o Centro de Treinamento e Tecnologia da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) tem contribuído com a formação dos profissionais ligados ao setor agrícola. Na última sexta-feira (10), foi concluída a primeira turma do ano do curso ‘Fundamentos de Motores a Diesel’, realizado em parceria com o Sistema Nacional da Indústria (Senai), em Luís Eduardo Magalhães. A qualificação profissional para mecânico de máquinas agrícolas e de veículos rodoviários prevê a formação básica em fundamentos de motores a diesel e possibilita o crescimento da mão de obra especializada no setor.
Aos 18 anos, Jorge Fernandes estuda e trabalha na área de mecânica rodoviária e decidiu fazer o curso para concorrer a uma vaga no setor de mecânica agrícola. “O curso é muito bom, aprendi sobre assuntos que ainda não conhecia, como o uso de algumas ferramentas específicas. Achei muito interessante a iniciativa da Abapa em oferecer essa capacitação, o agronegócio tem boas oportunidades, principalmente para quem se qualifica. Às vezes a gente tem a prática, mas não estudou e esta é a oportunidade de garantir uma melhor qualificação para atuar no mercado de trabalho”, afirmou Fernandes.
Azilton Fernandes trabalha há três anos na área da mecânica e relata que o curso contribui para a sua qualificação. “Na fazenda já faço o trabalho de regulagem e calibragem e, agora, com o treinamento tenho orientação de um profissional para explicar o que preciso para melhorar o meu trabalho. Meu objetivo aqui é aprender e contribuir com mais eficiência na fazenda, produzir com mais qualidade”. Essa é a terceira turma do curso que o engenheiro de produção mecânica, especialista em manutenção de máquinas e equipamentos mecânicos, Dilson Portela, ministra para grupos da comunidade e de fazendas do oeste da Bahia.
“A Abapa e o Senai estão desenvolvendo um trabalho que vai trazer bons resultados para atender a carência de profissionais para trabalhar no setor da mecânica, principalmente no agronegócio, levando o conhecimento para dentro das fazendas e ajudando no processo de reparo das máquinas, com técnicas diretas da fábrica com equipamentos atualizados, como o motor Volvo D13”. O treinamento, realizado durante cinco dias, dentre aulas teóricas e práticas, contou com o apoio da Gotemburgo Volvo Nordeste, parceiro que proporcionou uma visita guiada dos participantes às suas instalações, para conhecerem os sistemas de tecnologias do maquinário e as soluções empregadas com o objetivo de proporcionar mais eficiência no campo.