18
Mar/24 |
A Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães emite balanço das atividades desenvolvidas na última semana |
A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães, comunica os principais atendimentos prestados à comunidade Luiseduardense nas últimas semanas, entre os dias 10 a 17 de março de 2024.
Perturbação do sossego
Diversas perturbações do sossego foram atendidas pela GCM durante a semana.
Cerca de 12 (doze) ocorrências de perturbação do sossego foram registradas entre os dias 10 a 17 de março em diversos bairros da cidade de Luís Eduardo Magalhães, havendo a necessidade de intervenção direta dos agentes da GCM-LEM. Sendo necessário o recolhimento de 01 (um) aparelho de som, devido a não colaboração do munícipe em respeitar o limite de volume permitido.
GCM presta apoio a SAMU
Ao decorrer da semana a Central da GCM foi solicitada para auxiliar SAMU em 03 (três) situações, Diante do exposto a GCM foi ao local prestar apoio à equipe de saúde conforme solicitado, encaminhando as vítimas para Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Guarda Civil realiza resgate de animal silvestre
No dia 16/03 por volta das 20hrs o GPA foi acionado para prestar apoio em uma residência no bairro Luar do Cerrado, segundo a denunciante uma cobra havia adentrado sua casa. Diante da situação, a guarnição solicitou ajuda a um biólogo e juntos com êxito capturaram o animal, se tratava de uma cobra cascavel de aproximadamente 1,5m foi então devidamente encaminhada para seu habitat natural.
GCM atende chamado de apoio a SUTRANS
No dia 16 de março, por volta das 13hrs40min a guarnição foi solicitada pela SUTRANS para dar apoio em um acidente de trânsito (colisão entre carro e carreta) decorrente da embriaguez do motorista no carro, o mesmo foi agressivo com os agentes de trânsito, após ser contido e encaminhado para a viatura em decorrência da embriaguez o homem passou mal foi levado a UPA para receber o devido tratamento e após foi apresentado ao DISEP.
Guarda Civil atende chamado de Maria da Penha
Durante a tarde do dia 17 (dezessete) por via do 153, fomos informados que no bairro Jardim Ipê haveria uma situação de Maria da Penha, quando chegamos no local o agressor foi flagrado agredindo fisicamente e verbalmente a sua esposa foi dado voz de prisão ao mesmo e ambos foram encaminhados ao DISEP.
Ainda no dia 17/03 no bairro jardim das oliveiras a guarda foi prestar apoio a uma senhora que estava sendo agredida com socos e tapas enquanto era ameaçada de morte,o agressor foi preso em flagrante delito e ambos foram encaminhados ao DISEP para que todas as medidas cabíveis fossem tomadas.
GCM atende chamado de ameaça
No domingo foi recebido uma denuncia através do CAD (153 )que um jovem estaria ameaçando sua genitora e destruiu vários móveis e eletrodomésticos de sua residência ao perceber a chegada da guarnição o jovem partiu em fuga mas foi acompanhado pela guarda e encaminhado ao DISEP.
Durante rondas no domingo, a GCM foi acionada a prestar socorro em uma situação de ameaça, a denunciante informou ser uma discussão entre familiares, quando abordaram a mãe, a mesma informou que o filho de fato a havia agredido porém não desejava seguir com a queixa o jovem ao ser abordado ameaçou os guardas e deferiu-les palavras de baixo calão, foi então encaminhado ao DISEP, ficando a disposição das autoridades.
Guarda Municipal atende chamado de furto
No sábado, durante rondas no bairro Centro, um dos atendentes de uma farmácia popular informou a guarda que um homem teria roubado alguns itens e ao ser abordado por populares dentro da loja o mesmo negou e fugiu, com tais informações a guarnição da gcm realizou buscas para encontrar o homem. Foi localizado e foi apresentado no disep de lem para averiguação.
*As operações Praça Segura têm sido realizadas desde o começo do ano de 2024, visando a verificação e o reforço da segurança em todas as praças do município, com o intuito de manter a ordem e paz para todos que utilizam esses locais públicos;
*Além da operação Praças Seguras, as rondas tem se estendido ao comércio e a Zona Rural, a fim de averiguar a legalidade de funcionamento bem como prestar apoio em caso de socorro, o intuito tem sido promover o bom convívio entre a população e as forças de segurança.
Com o início do ano letivo de 2024 a Guarda Municipal tem prestado apoio às escolas, realizando rondas nos arredores dos prédios com o intuito de zelar pela segurança, manter a paz e atender a qualquer chamado de emergência que venha a ocorrer. Mostrando-se à disposição dos locais de ensino do saber.
A Guarda Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, ou através do WhatsApp (77) 9 9701 4560.