19
Fev/24 |
Wanderley e outras duas cidades baianas ganham reforço do fumacê no combate ao mosquito transmissor da dengue |
Três cidades da Bahia passarão a contar, a partir desta segunda-feira (19), com o serviço do Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê, como estratégia de combate ao mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o serviço será aplicado em Wanderley (região oeste), Lajedão (extremo sul) e Morro do Chapéu (na região da Chapada Diamantina).
Sete municípios, segundo a sesab, também recebem reforço no combate ao mosquito transmissor da dengue.
Salvador Piripá, Encruzilhada, Bonito, Feira de Santana, Jacaraci e Juazeiro.
Segundo a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, para que os municípios utilizem a estratégia do fumacê é necessário que atendam critérios técnicos epidemiológicos.
"O fumacê é o que chamamos de último método a ser utilizado, recorremos a ele quando os outros métodos de controle não são suficientemente eficazes ou viáveis" , comentou.
Entre 1° de janeiro e 10 de fevereiro de 2024, a Bahia registrou 7.355 casos de dengue, um aumento de 4, 8% em relação ao ano passado. Vinte cidades estão em alerta no estado outras vinte e três cidades estão em estado de epidemia. [veja cidades em epidemia abaixo]
Anagé, Belo Campo, Bonito, Botuporã, Brejões, Condeúba, Encruzilhada, Feira da Mata, Ibiassucê, Ibicoara, Ibitiara, Igaporã, Ipiaú, Iramaia, Irecê, Jacaraci, Matina, Morro do Chapéu, Mortugaba, Novo Horizonte, Piripá, Rodelas, Vitória da Conquista.