15
Jan/24 |
LEM: GCM emite balanço das atividades desenvolvidas durante a última semana de 2023 e a primeira semana de 2024 |
A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães, informa os principais atendimentos prestados à comunidade Luiseduardense nas últimas semanas, entre os dias 23 a 31 de dezembro e 01 a 07 de janeiro de 2024.
Perturbação do sossego
Diversas perturbações do sossego foram atendidas pela GCM durante as semanas.
Cerca de 22 (vinte e duas) ocorrências de perturbação do sossego foram registradas entre os dias 22 à 31 de dezembro de 2023 e 01 a 07 de janeiro de 2024, em diversos bairros da cidade de Luís Eduardo Magalhães, havendo a necessidade de intervenção dos agentes da GCM.
GCM presta apoio a SAMU
Ao decorrer das semanas a Central da GCM foi solicitada para auxiliar SAMU 06 (seis) vezes.
No dia 25 de dezembro às 01h30min GCM foi acionada para prestar apoio à equipe da SAMU que atendia uma ocorrência de violência doméstica com lesão corporal. Devido a fratura exposta uma das partes foi encaminhado para a UPA e posteriormente a Barreiras. Já o agressor foi levado à delegacia para que as medidas cabíveis fossem tomadas.
GCM presta apoio a vítimas em situação de violência doméstica (Maria da Penha)
Às nove e vinte do dia 25 de dezembro de 2023, a guarnição foi solicitada para comparecer à residência da vítima, pois seu ex-companheiro não tendo aceitado o término do relacionamento , foi até sua residência e a ameaçou verbalmente enquanto portava uma arma branca.
Ao chegarem no local guarnição da gcm se deparou com a cena, o agressor foi apresentado à delegacia de lem
No primeiro dia de 2024 a GCM foi acionada no bairro Jardim das Acácias onde estaria ocorrendo uma situação de violência doméstica (Maria da Penha) onde o agressor estava insultando sua filha e esposa. Ao chegarem no local, realizaram o abordagem e a mulher negou o ocorrido e explicou que desejava apenas que o esposo se retirasse da residência , a vítima foi orientada a procurar o CAM (Centro de Apoio à Mulher) para resolver a situação.
OPERAÇÃO PRAÇA SEGURA:
A GCM desde o dia 08 de janeiro tem realizado rondas nas praças da cidade Luís Eduardo Magalhães, com o intuito de manter a ordem, a paz e tranquilidade desses locais. Essas rondas se mostraram necessárias devido a denúncias de andarilhos portando armas brancas (sendo objetos cortantes, perfurantes ou contundentes), sendo um perigo para si próprios e a população local.
A operação deverá ocorrer por tempo indeterminado.
OPERAÇÃO DA SUTRANS:
Na noite desta terça-feira (09), a Secretaria de Segurança, por meio da SUTRANS, realizou operação educativa em conjunto com a GCM para orientar condutores sobre os riscos de álcool e direção. Na ocasião, foram abordados 53 veículos e realizados 14 testes de alcoolemia. Nenhum condutor foi autuado. Segundo o superintendente de trânsito, Adê Cerrado, as infrações não aconteceram devido aos avanços das operações educativas, e este fato tem levado os condutores a mudarem seu comportamento. “Nosso trabalho é reconhecido pelo cidadão que sabe da importância de uma vida. Todos que foram abordados nesta operação mostraram-se conscientes do seu papel perante a sociedade para a construção de um trânsito seguro.” Ainda segundo o superintendente, as ações educativas devem continuar no município, mas alerta que aqueles que descumprirem as regras do código de trânsito brasileiro podem ser autuados.
A Guarda Civil Municipal emite balanço das atividades desenvolvidas durante os dias 08 e 14 de janeiro de 2024.
A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães, informa os principais atendimentos prestados à comunidade Luiseduardense na última semana, entre os dias 08 a 14 de janeiro de 2024.
Perturbação do sossego
Diversas perturbações do sossego foram atendidas pela GCM durante as semanas.
Cerca de 14 (catorze) ocorrências de perturbação do sossego foram registradas entre os dias 08 a 14 de janeiro de 2024, em diversos bairros da cidade de Luís Eduardo Magalhães, havendo a necessidade de intervenção dos agentes da GCM.
No dia 14 de janeiro às 22hrs43min, os agentes receberam uma denuncia referente a perturbação do sossego ao chegarem no local, abordaram os envolvidos. Durante a conversa um dos indivíduos proferiu xingamentos e outras ofensas, diante do ato solicitaram apoio da PM para a resolução do conflito. Os indivíduos foram então encaminhados ao DISEP para que as medidas cabíveis fossem tomadas, e o som apreendido.
GCM atende denúncia de maus tratos aos animais
Por volta das 11hs00min do dia de sábado, receberam uma denúncia anônima que alegou que seu vizinho estaria agredindo o cachorro, sendo uma agressão constante ao animal. A denunciante já havia tentado conversar com o vizinho mas o mesmo a respondeu de forma agressiva, quando aguarnicao da gcm chegou no local ambos os envolvidos foram encaminhados ao Disep para tomada de medidas cabíveis
GCM´s durante rondas apreendem veículo
Durante rondas no bairro Cidade do Automóvel, os agentes se depararam com motoqueiros realizando manobras perigosas em via pública, ao avistarem os agentes alguns fugiram. Dois indivíduos não obtiveram êxito em sua fuga e foram rendidos, a GCM então acionou a SUTRANS para realizar a verificação de regularidade dos veículos, logo após a rendição recolheram as motos devido a irregularidades de diversos tipos.
A Guarda Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, ou através do WhatsApp (77) 9 9701 4560.
A SUTRANS reforça que qualquer situação de irregularidade ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 156, ou através do WhatsApp (77) 9 9963 0238.