04
Ago/14 |
Sara Brandão: Importância do filtro solar |
O uso do protetor solar é extremamente importante, ele ajuda a combater o câncer de pele, que pode ser causado pelo longo período de exposição ao sol. Além de evitar a insolação, queimaduras, manchas, envelhecimento precoce, flacidez, lesões, entre outras complicações. O Protetor Solar não deve ser utilizado apenas nos dias de sol, deve ser usado todos os dias até mesmo no inverno. Especialistas da área, afirmam que a eficácia do protetor está diretamente relacionada com a dosagem correta que deve ser aplicada sobre o corpo, levando-se em consideração a cor e o tipo de pele.
Você sabia que o bronzeamento, na verdade, um sinal de que nosso corpo está se defendendo de uma agressão? Para entender isso e outras coisinhas mais, vamos começar lá do espaço, entre o sol e a Terra, e ver o que realmente acontece com a gente quando somos expostos aos raios solares.
O sol emite radiação ultravioleta (UV): UVA, UVB e UVC.Nossa atmosfera absorve todos os raios UVC e parte dos raios UVB. Portanto, entramos em contato com quase 95% dos raios UVA e parte dos raios UVB transmitidos pelo sol diariamente.
Nossos telefones e rádios; nossas microondas, os Raios X, por exemplo, também emitem ondas medidas nesta escala. Em sua grande maioria, a radiação é invisível ao olho humano. Só enxergamos parte da luz.
Os raios UV que chegam até nós, e que não vemos, nos atingem de duas maneiras diversas.Enquanto a radiação UVB atinge nossa epiderme, a UVA vai mais fundo e penetra nossa derme. Isso resulta em problemas diferentes.
Os raios UVA afetam os tecidos conjuntivos e os vasos de sangue que estão em nossa derme. Como resultado, a pele gradualmente perde sua elasticidade e começa a formar rugas. Assim, com o tempo, essas doses de UVA causam envelhecimento precoce. Estudos recentes apontam ainda que os raios UVA aumentam as chances de desenvolvermos câncer de pele, principalmente nas áreas mais expostas como cabeça, pescoço, rosto, orelhas, mãos, antebraço, ombro, costas, peitorais em homens e pernas em mulheres.
Os raios UVB, por sua vez, danificam as células da derme. Nosso corpo responde com o aumento do fluxo de sangue para as áreas afetadas para se defender dessa queimadura de sol. Quando descascamos é porque o nosso corpo está removendo as células danificadas.
A exposição excessiva aos raios UV também pode prejudicar o funcionamento adequado de nosso sistema imunológico e das defesas naturais de nossa pele, aumentando a sensibilidade à luz do sol.
Pessoas acima dos 50 anos e menores de 5 são, geralmente, as mais sensíveis aos efeitos nocivos dos raios UV. Em geral, quanto mais escura a cor da pele, menos sentimos os danos causados pela exposição aos raios UV.
Evite exposição excessiva, tanto de radiação UV natural quanto artificial.
Use óculos escuros que protejam 100% contra os raios UV e lembre-se: lentes escuras não são sinal de proteção.
E principalmente não se esqueça de sempre, todos os dias, usar filtro solar.
Mas para que essa proteção funcione corretamente, precisamos:
Utilizar protetores que oferecem proteção tanto dos raios UVA quanto UVB
FPS significa Fator de Proteção Solar, ou seja, o quanto o protetor solar nos protege dos raios UVB. Alguns protetores também indicam o quanto eles protegem contra os raios UVAs. Dê preferência para essa dupla proteção.
SARA BRANDÃO CENTRO AVANÇADO DE ESTÉTICA E ACUPUNTURA
DEBORAH ASSIS
ESTETICISTA E TERAPEUTA
Para mais informações:
Ligue : 36281215/99073076/99074976
Rua Paraná n ° 673 SALA 03 Centro (Próxima a Honda)
http://estetica-sara-brandao.webnode.com/blog/
FACE: SARA BRANDAO LUIS EDUARDO MAGALHÃES