17
Nov/23 |
Polícia Civil de LEM, PRF e Delegacia de Polícia de Posse/GO, prendem bando |
Ontem, quinta-feira, 16, uma investigação que durou meses, visando a identificação dos autores de furtos a módulos de caminhões, que vinham causando grande constrangimento e também imensos prejuízos a proprietários de carretas, transportadores, escoamento de safra e toda uma cadeia de transporte de valores e riquezas produzidas no Oeste da Bahia, que dependem do transporte de cargas.
O último fato em que a Polícia Civil tomou conhecimento se deu no posto de combustível de Barreiras, ou seja, no pátio do Posto Aldo, localizado na BR 020, de onde a Polícia Civil, através de técnicas investigativas próprias, obteve materialidade o bastante para a identificação dos malfeitores. Assim, chegou a expedir carta precatória para a Polícia Civil do Mato Grosso, no sentido de, através do Serviço de Investigação, obter resultados das pessoas identificadas e que são residentes nas cidades de Cuiabá e Rondonópolis. No entanto, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal, através dos seus serviços de Inteligência, continuaram monitorando os partícipes, tendo no dia de ontem (16) obtido, por técnicas próprias, informações de que J.V.F.P. estaria no estado de Goiás, se dirigindo para o estado da Bahia, em um carro locado.
Dessa maneira, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal continuaram o monitoramento, tendo a confirmação de que o veículo já estava em solo baiano foi informado à DEPOL de Luís Eduardo Magalhães de que haveria possibilidade de J.V.F.P. e demais participantes estarem naquela cidade, tendo imediatamente diligências sido realizadas, culminando com a localização do veículo e também das pessoas envolvidas. Durante a abordagem realizada pela Delegacia de Luís Eduardo Magalhães/BA, juntamente com o CATI/OESTE, foi possível o flagrante do bando. Já na delegacia, J.V.F.P. acabou relatando que realmente estava na região para o cometimento dos furtos e que, com relação ao furto no Posto Aldo, ocorrido há alguns meses, este realmente participou da empreitada criminosa. As investigações prosseguirão no sentido de alcançar os demais envolvidos, e sabendo da importância em combater tais ações criminosas na região é que não daremos oportunidades para pessoas que desejam agir com atipicidades.
Com as informações supra mencionadas, policiais civis do Serviço de Investigação da Delegacia de Luís Eduardo Magalhães tomaram conhecimento, na data do dia 16/11/2023, através do CATI/OESTE da 11ª COORPIN/BARREIRAS, que indivíduos integrantes de uma associação criminosa especializada em crimes de furto de módulos de comando para caminhões estariam se deslocando do Estado do Mato Grosso em direção ao Estado da Bahia, utilizando um veículo Hyundai/Creta, com a finalidade de praticar furtos de tais objetos durante o trajeto percorrido.
Na manhã do dia 16/11/2023, chegou ao conhecimento da Polícia Civil a informação do crime de furto de módulos sendo estes: de comando (farol), ocorrido na cidade de Posse/GO, conforme Registro de Atendimento Integrado – RAI nº 32878586 e também do crime de furto de um módulo de comando (motor) de caminhão, igualmente ocorrido na cidade de Posse/GO, conforme Registro de Atendimento Integrado – RAI nº 32890237, onde, segundo informações preliminares, a quadrilha, após o furto, continuou seu deslocamento sentido Estado da Bahia.
Em razão do crime de furto, foi feito acompanhamento da situação, sendo monitorado o deslocamento do bando criminoso, até que por volta das 16h um veículo com as mesmas características foi visto adentrando o município de Luís Eduardo Magalhães.
A equipe policial acompanhou este veículo onde se encontravam quatro ocupantes, o qual entrou no estacionamento do pátio de um hotel, sendo feita a abordagem policial. Ao ser realizada revista pessoal e no interior do veículo Hyundai/Creta, foram encontradas inúmeras ferramentas de mecânica em geral, o que levantou suspeita da equipe. Ainda na revista no interior do veículo, foram localizados pelos investigadores dois comprovantes de remessa de mercadorias (cargas) junto à empresa Real Maia, um de Luís Eduardo Magalhães/BA para Palmas/TO e outro de Palmas/TO para Imperatriz/MA. Ao serem indagados a respeito da mercadoria enviada, os abordados J.V.F.P., D.L.B.M. e R.F.M.S. acabaram confessando que haviam despachado para o estado do Maranhão dois módulos de comando para caminhão.
Imediatamente foi feita diligência junto à empresa Real Maia, sendo localizados e apreendidos dois módulos de comando para caminhão, um de motor e outro de farol, ambos produtos de crime de furto que havia acabado de ocorrer e ser noticiado na Polícia Civil de Posse/GO.
Diante destes fatos, J.V.F.P., D.L.B.M., R.F.M.S. e R.S.C. foram conduzidos, apresentados e flagranteados na Delegacia de Polícia territorial de Luís Eduardo Magalhães ficando a disposição da Justiça.
■ DAS PROVIDÊNCIAS: A ocorrência e os procedimentos foram adotados na Delegacia de Luís Eduardo Magalhães sob o número 715.909/2023, com tipificação penal associação criminosa (art. 288 do CPB), furto qualificado mediante concurso de duas ou mais pessoas (art. 155, § 4º, inciso IV do CPB), corrupção de menores (art. 218 do CPB) e furto qualificado com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza (art. 155, § 4º, inciso II do CPB).