Notícias

07
Nov/23

Baianópolis: Idoso de Baianópolis completa 103 anos de idade

Uma das pessoas mais velha da região oeste da Bahia

IMG-2622

IMG-2667-2

IMG-2601

IMG-2595

Neste último final de semana, o senhor Liberato, conhecido pelo apelido de Líbero, comemorou seus 103 anos de idade, no município de Baianópolis. "Homem honesto, íntegro, sábio, bom, trabalhador, dedicado a família", esses e mais adjetivos teriam para o qualificar, revelou a família ao Blog do Sigi Vilares. 

Aos 103 anos, ele tem uma rotina leve. Acorda, toma café da manhã, toma um banho de sol, assiste televisão, "inclusive postaram uma foto dele tarde da noite assistindo seu time do coração jogar, o Flamengo". 

As vezes, acompanhado por alguém caminha pelo terreiro de sua casa, e com pouquíssima frequência vai até as casas dos filhos vizinhos.

Seu Líbero nasceu em 1920 na localidade de Boa Esperança de Várzeas, distrito do município de Baianópolis. Filho do Timóteo e da Ana Rita. Com 8 anos de idade já trabalhava na roça para ajudar seus pais, e com 12 anos já começou ser remunerado seus serviços, lavrador e mais adulto se tornou carpinteiro, fazia engenho de moer cana, carro de boi, roda de animal puxa (roda para ralar mandioca). 

Antes de casar teve 2 filhos, casou-se com Antônia e com ela teve 9 filhos. No total ele é pai de 11 filhos, mais de 50 netos, mais de 60 bisnetos, mais de 10 tataranetos.

Perguntado se ele era feliz por viver até os 103 anos, prontamente respondeu, Graças a Deus! Só queria continuar ainda com o mesmo vigor e independência. 

O recado para sua geração foi, "Quem tiver errado, ouve os bons conselhos". Ele que está entre uma das pessoas mais velhas de Baianópolis e região Oeste da Bahia.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades