A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), participou da 38° reunião plenária extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, nesta terça-feira (31), na escola Municipal Celso Barbosa, em Barreiras. O objetivo do encontro foi debater propostas de governança hídrica no território do Rio Grande.
A entidade agrícola foi representada pelo gerente de Sustentabilidade, Eneas Porto, que compõe a diretoria do comitê como primeiro secretário. A reunião contou com a apresentação de Glauciana Araújo, analista ambiental da Aiba, sobre o monitoramento hídrico realizado com onze estações fluviométricas na Bacia Hidrográfica do Grande, um passo importante para a conservação dos recursos hídricos. Os dados apresentados, demonstrando a atenção dos produtores rurais e o uso eficiente da água sem impactos negativos, destacam a eficácia das ações da Aiba nesse campo.
A Codevasf também apresentou o projeto de ‘Requalificação Hidro Ambiental Rio Branco’ realizado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com a Aiba e prefeitura de Barreiras. Durante a reunião foi apresentado ainda o relatório final da Comissão Processante do conflito envolvendo comunidades locais e a implantação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santa Luzia, no município de São Desidério.
A representante da Aiba na comissão processante Glaucia Araujo, também contribuiu no sentido de mitigar os conflitos pelo uso da água. A Aiba vem desenvolvendo ações de transferência de tecnologia que otimizam o uso da água em comunidades rurais e tem contribuído com a mitigação de conflitos por uso dos recursos hídricos, a exemplo das ações nos rios Ribeirão e Boa Sorte.