01
Out/23 |
Posse de novo bispo da diocese de Barra no oeste da Bahia; Governador esteve presente |
O governador Jerônimo Rodrigues esteve, na tarde deste sábado (30), na Catedral São Francisco das Chagas, em Barra, oeste da Bahia, para a missa de posse do bispo João Batista Alves do Nascimento. O sacerdote passa a ocupar o lugar de dom Luiz Flávio Cappio, que renunciou após pouco mais de 20 anos de trabalho na diocese.
Para Jerônimo, que compareceu ao evento a convite, a missão de dom João é muito grande, pelo tamanho da responsabilidade junto aos fiéis das paróquias que compõe a diocese e, também, por substituir dom Luiz Cappio, um bispo que deixou boas lembranças de resistência, de oração e de fé. “Dom Luiz ensinou a gente a resistir em temas difíceis, como é o caso da preservação do Rio São Francisco. E temos certeza de que assim será com dom João, que aprendeu, na sua trajetória, a ouvir e a cuidar. Ele vai continuar abençoando e protegendo esse povo”, afirmou.
O governador lembrou que a presença dele na cerimônia de transmissão de cargo tem o objetivo, além de fazer uma confissão de fé, de se unir à igreja no combate à violência e na luta por educação. “É um compromisso meu de governador da Bahia de caminhar junto com as igrejas, sejam elas evangélicas, espíritas, do povo de terreiro ou católicos. Essa experiência aqui, da Barra, é de uma diocese antenada com os temas centrais de juventude, de mulheres, de minorias. A luta do povo quilombola, dos povos indígenas, essa é a igreja que a gente quer construir, quer fortalecer”, afirmou Jerônimo, lembrando que, em breve, ele retorna ao município: “nos próximos meses, eu volto para entregar uma escola de tempo integral, com quase 40 salas climatizadas, laboratórios, restaurante, quadra coberta, campo society e bons professores”.
Dom João Batista Alves
Padre desde 2001, quando foi ordenado pela Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, na cidade de Vitória da Conquista, dom João foi, entre 2011 e 2014, superior vice-provincial da Bahia; de 2015 a 2018, atuou como formador de seminaristas de Filosofia em Pituaçu, em Salvador. Desde 2019, é reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa e membro do Conselho dos Missionários Redentorista da Bahia e do Conselho Presbiteral da diocese de Bom Jesus da Lapa.