Notícias

25
Set/23

Refresque-se sem aumentar a conta de energia: dicas para enfrentar a onda de calor

Alerta do INMET indica temperaturas acima dos 35º para a Bahia, neste início de semana



Bahia, 25 de setembro de 2023
– A Bahia enfrenta uma semana escaldante, com temperaturas superando os 35º graus. O alerta vermelho para essa onda de calor, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, indica um perigo significativo devido às altas temperaturas e ao clima seco. Manter-se hidratado e os ambientes frescos é fundamental para passar por esse período sem comprometer a saúde. Com o uso intensificado de aparelhos como o ar-condicionado, geladeira e chuveiro, a Neoenergia Coelba reuniu dicas valiosas para garantir conforto sem sustos com a conta de energia no final do mês.

- Otimize o uso do chuveiro elétrico, optando pelo banho sem aquecimento. Se não for possível, ajuste-o para a posição "verão". Quanto mais baixa a temperatura da água, menor será o consumo.
- Ajuste o termostato do ar-condicionado para 23°C e utilize o timer para evitar seu funcionamento desnecessário.
- Após resfriar o ambiente com o ar-condicionado, use ventiladores para manter uma temperatura agradável. Lembre-se de mantê-los limpos para um desempenho econômico.
- Evite abrir a geladeira com frequência, pois a entrada de calor aumenta o consumo de energia. Certifique-se de que o aparelho esteja em um local bem ventilado, com espaço de pelo menos 15 centímetros entre ele e as paredes/armários. Verifique periodicamente a borracha de vedação para evitar desperdício de energia.
- Use fornos e ferros elétricos com parcimônia. Otimizar o uso desses equipamentos evita ligá-los e desligá-los com frequência.

Aumento de 5,8% no consumo de energia em setembro
Na última sexta-feira (22/09), O Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) anunciou estimativa de 5,8% de aumento no consumo de energia em setembro por causa da onda de calor no país. Segundo o ONS, essa é a maior elevação nas projeções mensais de consumo dos últimos meses. O aumento de 5,8% se dá em relação a setembro de 2022 e representa 75,2 mil megawatts médios (MW) consumidos a mais.

Fonte:Coelba
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades