11
Set/23 |
Secretaria de Saúde de Barreiras realiza programação especial contra o suicídio para as mulheres atendidas no CAM |
Falar de autocuidado, saúde mental e bem-estar marcaram o início da semana de programação do Setembro Amarelo nas unidades da Secretaria de Saúde de Barreiras. Nesta segunda-feira, 11, no Centro de Atendimento à Mulher- CAM, a campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio chamou atenção para o tema “Se precisar, peça ajuda”, através da roda de conversa com a psicóloga Gabriele Castro, tratando sobre valorização à vida, identificação de sinais e comportamentos suicidas.
Na sala de espera, dezoito mulheres ganharam o laço amarelo que é símbolo da campanha e uma mensagem de autoajuda, e ainda puderam compartilhar experiências e tirar dúvidas com a psicóloga Gabriele, a enfermeira Merelle Oliveira e a coordenadora do CAM, Emanuela Oliveira, que acompanhou a roda de conversa.
“Esse é um momento de aproximação de nossas pacientes com a equipe multiprofissional, onde elas se sentem à vontade para relatar histórias de vida e receber ajuda. Nesse mês intensificamos as ações contra o suicídio e já percebemos que várias mulheres precisam de apoio, e elas podem encontrar aqui mesmo com a escuta e aconselhamento com a psicóloga Gabriele”, destacou a coordenadora do CAM.
Embora a campanha não se concentre exclusivamente nas mulheres, a psicóloga Gabriele destaca que é um assunto importante para abordar devido a carga exaustiva feminina. “O diálogo ajuda a reduzir o estigma associado à saúde mental e dar apoio para aquelas que lutam contra pensamentos suicidas. Eu reforço a todas pacientes que devemos prestar atenção aos sinais de isolamento e distanciamento da família, além de afirmações como ‘tenho vontade de sumir’, ‘acho que estarão melhor sem mim’, ou outras que remetam à falta de sentido da vida, pessimismo, autodepreciação, baixa autoestima, entre outras”, alertou a psicóloga.
A coordenadora do CAM, Emanuela, explica ainda que durante toda a semana até a sexta-feira, 15, as pacientes, previamente, agendadas poderão participar da programação especial com rodas de conversa, palestras na sala de espera, testes rápidos, coleta de preventivo, procedimentos de colposcopia, biópsia e cauterização.