08
Set/23 |
A Capital do Oeste celebrou a independência do Brasil com o tradicional desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro |
Uma manhã ensolarada de 7 de setembro, com muito patriotismo e civismo, reuniu uma grande multidão ao longo da Avenida Clériston Andrade para assistir o hasteamento das bandeiras e o tradicional desfile cívico-militar, de instituições, escolas municipais e estaduais. A celebração é realizada pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, 4º Batalhão de Engenharia e Construção (4ºBEC), Núcleo Territorial de Educação (NTE 11) e demais instituições.
Famílias inteiras acompanharam as comemorações em homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil na Bahia, marcada inicialmente pelo hasteamento da bandeira do Brasil pelo comandante do 4º BEC, Ten. Cel. Erivelton Marcos Kosciureski; bandeira da Bahia pelo comandante do CPR-Oeste, Cel. PM José Carlos Soares; e bandeira de Barreiras pelo prefeito Zito Barbosa, seguido pela execução do Hino Nacional pela Banda Municipal 26 de Maio, sob a regência do Maestro Fábio Menezes.
Logo após a revista da tropa, teve início o desfile cívico-militar com a Banda Municipal 26 de Maio puxando o pelotão da Guarda Civil Municipal representando o grupamento de patrulhamento, seguido do Exército Brasileiro que apresentou na avenida a força da corporação, com destaque especial para os veteranos de 1983 que comemoraram 40 anos, e ainda, a participação no carro de combate do ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, sargento Eurípedes Pamplona.
Os pelotões da Polícia Militar desceram em seguida com a presença de veteranos, policiamento feminino, viaturas das Companhias Independentes, com destaque para a energia e brados de ordem dos estudantes do Colégio Militar Prof. Alexandre Leal Costa, empunhando as 27 bandeiras dos estados brasileiros centralizando a bandeira do estado da Bahia. O 17º Grupamento de Bombeiros Militar também marcou presença no desfile com pelotão de salvamento, fiscalização e viaturas de patrulhamento.
As crianças, adolescentes e jovens do Clube dos Desbravadores da Igreja do Sétimo Dia deram um show de patriotismo, com sorrisos e cartazes. A Grande Benemérita Loja Maçônica Fraternidade Barreirense nº 44 e o desfile de carros antigos também participaram do desfile. Atento aos detalhes do desfile, Ryan Cardoso estava emocionado na companhia dos filhos. “Quando eu era pequeno, a minha avó acordava a gente cedo e trazia os netos para despertar ao dever cívico, e agora todos os anos trago meus dois filhos, para ver a beleza do desfile, respeitar e amar a pátria”, disse.
Esse ano, treze escolas desfilaram com símbolos e temáticas ao bicentenário, reforçando a soberania da Bahia na independência da nação. Com a participação de fanfarras, quem abriu o desfile escolar foi a Escola Municipal Itaraju Queiroz, seguida da Escola Municipal Valdete Piedade de Holanda, Escola Municipal Celso Barbosa, Colégio Municipal de Aplicação Octávio Mangabeira, Centro Territorial de Ensino Profissional – CETEP, Colégio Estadual Antônio Geraldo, Colégio Municipal Padre Vieira, CAIC – Murilio de Avellar Hingel, Escola Municipal Professora Cleonice Lopes, Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, Colégio Democrático Estadual Marcos Freire e Colégio Estadual Duque de Caxias.
Antes do desfile cívico, o prefeito Zito Barbosa, acompanhado do vice-prefeito Emerson Cardoso, recebeu a presença de autoridades políticas, militares, jurídicas, civis, secretários e subsecretários municipais no palanque oficial, e destacou a emoção do desfile que marca o papel da Bahia na construção de um país livre.
“Nossa maior alegria é ter a oportunidade de realizar este tradicional desfile, que este ano marca a contribuição da Bahia na história da Independência do Brasil. A Capital do Oeste mostra um pouco desse legado com a participação das instituições militares e civis, assim como das escolas municipais e estaduais, que com suas fanfarras trazem um colorido e performances especiais para a avenida. Nossos estudantes deram exemplos de como é importante conhecer a nossa história e a grande contribuição que a Bahia deu na conquista da nossa independência. Salve o 7 de Setembro e salve a Brava Gente Brasileira”, destacou o prefeito Zito Barbosa.
Além do desfile cívico, a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e agentes de trânsito da Cootrans fizeram o patrulhamento nas ruas, bem como o isolamento de todo o trajeto do desfile, promovendo a segurança no entorno.