10
Ago/23 |
Colégio da Polícia Militar de Barreiras promove projeto Humanas com Café |
O Colégio da Polícia Militar Professor Alexandre Leal Costa promoveu o primeiro HUMANAS COM CAFÉ, projeto desenvolvido pelas disciplinas de História, Geografia e Consumo e Cidadania, (professores: Deijanete Pereira da Silveira Santos, Daiana, Catarina Maíra, Michel, Aline, Talita, Iramir e Hayane) com as turmas do Ensino Fundamental II ( do 6º ao 9º ano).
O objeto é socializar os trabalhos desenvolvidos no primeiro e segundo semestre com o tema: EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UM DIÁLOGO DENTRO DA ESCOLA. Nesse sentido, discutir a diversidade, sobretudo a racial, é um direito de todos e um dever das escolas que visam contribuir para a formação cidadã em um país democrático. Além da aplicação da Lei 10.639 (2003), que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira, é fundamental valorizar a presença e a cultura não branca no corpo docente e discente, bem como no currículo e nas práticas pedagógicas, de forma interdisciplinar.
Na educação antirracista que será apresentada no encontro Humanidades com Café, o fortalecimento de identidades de nossos alunos é, portanto, um princípio que pressupõe a compreensão de que não podemos homogeneizar os conteúdos das disciplinas ministradas, tomando por base apenas uma perspectiva étnica, uma “única história”. A diversidade étnica implica debater fenômenos históricos, políticos, econômicos e sociais do etnocentrismo e do racismo. Portanto, acredita-se que, tratar da diversidade e da diferença dentro da escola, implica posicionar-se contra todas as formas de dominação.