01
Ago/23 |
Farmácias começam a fazer exames de análise clínica. Saiba quais |
A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que autoriza farmácias e consultórios a realizarem ao menos 47 exames de análises clínicas (EAC) começa a valer nesta terça-feira (1º/8). A lista inclui testes de HIV, Beta-hCG, colesterol total, dengue e hepatite, entre outros.
A norma, aprovada em maio deste ano, define uma nova categorização de serviços de saúde que realizam atividades relacionadas a exames de análise clínica. As farmácias e consultórios passam a integrar o serviço tipo I. Na sequência vêm o serviço tipo II, com postos de coleta; e o serviço tipo III, com laboratórios clínicos, laboratórios de apoio e laboratórios de anatomia patológica.
A resolução prevê também que os exames feitos em locais de serviço tipo I têm caráter complementar, com função de triagem. Ou seja, eles não substituem o diagnóstico laboratorial convencional.
“Os resultados dos testes executados nos serviços tipo I não devem ser usados de forma isolada para a tomada de decisões clínicas. Esses testes devem ser usados como triagem, com vistas a oferecer um ponto de partida objetivo, em conjunto com a rotina de avaliação dos profissionais de saúde, para oferecer o suporte adequado aos pacientes”, informou a Anvisa à época.
“Portanto, o resultado de um teste rápido necessita da interpretação de profissionais de saúde, que devem associá-lo aos dados clínicos do indivíduo e à realização de outros exames laboratoriais confirmatórios”, apontou a agência.
Os exames de análise clínica são aqueles realizados a partir de material biológico primário, como sangue, urina, fezes e secreções.
A lista completa de testes que podem ser realizados inclui: