23
Jun/23 |
Centro de Especialidades Leonídia Ayres realiza programação em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme |
Ainda pouco conhecida, a Anemia Falciforme é uma doença genética, hereditária e caracterizada por alterações no sangue – os glóbulos vermelhos se tornam rígidos, assumem formato de foice, dificultando a passagem de oxigênio para o cérebro, pulmões, rins e outros órgãos. Como forma de incentivar a divulgação e a conscientização, o Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida, em Barreiras, organizou uma programação especial, integrando o Dia Mundial de Conscientização sobre Anemia Falciforme, celebrado em 19 de junho.
“Desde 2011 o município oferece o Programa de Anemia Falciforme para pacientes não apenas de Barreiras, mas de todo o Oeste da Bahia e até de algumas cidades do Piauí, hoje, contamos com 300 cadastrados. Essa ação, que realizamos durante toda a semana, visa orientar pacientes, familiares e a população em geral sobre esta doença, que pode ser controlada por meio de um correto e contínuo tratamento. Nossa proposta é mostrar que estes pacientes precisam ser respeitados e ouvidos porque as dores são realmente muito fortes”, esclarece o coordenador administrativo do Leonídia Ayres, Alessandro Souza Menezes.
Nesta quinta-feira (22), a programação contou com uma palestra onde a médica do Programa, Ariadne Godinho conversou com os participantes repassando orientações e informações sobre a Anemia Falciforme. “Este é um momento de extrema importância porque esta doença precisa ser divulgada, os pacientes e as famílias precisam entender como se dá a manifestação clínica e as condutas para amenizar as dores recorrentes que são muito intensas. Outra questão que precisa ser alertada é a relacionada à garantia dos direitos assistenciais dos pacientes, como o passe-livre e outros benefícios”, destaca a médica.
As fortes e recorrentes dores são a principal característica da doença, que pode ser diagnosticada ainda precocemente, por meio do Teste do Pezinho – o que é fundamental para salvar vidas. O paciente precisa de acompanhamento médico regular e receber o tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde, que em Barreiras, está disponível no Programa de Anemia Falciforme do Centro de Especialidades Leonídia Ayres.