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08
Mai/23

IPVA: automóveis com placas com finais de 1 a 6 têm datas de vencimento no mês de maio; confira

Para o automóvel estar regularizado também é preciso quitar débitos do licenciamento anual e multas, se houver.

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) dos donos de automóveis de placas com finais 1, 2, 3, 4, 5 e 6 têm datas de vencimento no mês de maio. Para conseguir os descontos no pagamento, os motoristas devem se atentar aos prazos. Confira:

  • Veículos com placas de finais 5 e 6: impostos pode ser quitados em cota única com 10% de desconto até os dias 30 e 31 de maio, respectivamente. Outra opção é pagar a primeira das cinco cotas do IPVA, sem desconto.
  • Veículos com placas de finais 3 e 4: os motoristas que dividiram o tributo em cinco vezes precisam quitar a segunda cota até 29 e 30 de maio, respectivamente.
  • Veículos com placas de final 1 e 2: vence também neste mês a terceira cota para os proprietários de veículos com placas de final 1 e 2, nos dias 30 e 31 de maio, respectivamente. A opção vale para os contribuintes que parcelaram o imposto.

Para realizar o pagamento, o contribuinte deve ir até uma agência, um caixa eletrônico ou então utilizar o aplicativo ou o site do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, e apresentar o número do Renavam.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o contribuinte o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver.

O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

Também é preciso emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e). O documento não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser impresso ou gerado arquivo digital, para ficar salvo no aparelho de celular. Ou seja, o cidadão tem a opção de imprimir e guardar para quando precisar apresentar o documento, além de deixar o arquivo no celular.

Para mais informações, o motorista pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, disponível no site, enviar e-mail para [email protected] ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

Fonte:G1
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