20
Abr/23 |
Barreiras: Alunos da UNEB fazem manifestação pela imediata convocação de professores aprovados em concurso |
Estudantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realizaram nessa quarta-feira (19/04/2023) uma manifestação pedindo ao Ministério Público e ao Governo do Estado da Bahia agilidade no trâmite do concurso público para professores. Os alunos alegam estar sendo prejudicados pela falta de docentes na instituição, comprometendo a qualidade de seus cursos e suas perspectivas de formação.
De acordo com os discentes, o último concurso realizado em 2022 diversos professores foram aprovados, no entanto, ainda não houve a convocação dos mesmos para assumir seus postos na UNEB. Essa situação tem gerado insegurança e temor entre os estudantes, que temem não concluir seus cursos devido à escassez de profissionais.
Mariana Santos Campos, estudante de Medicina Veterinária do campus IX, em Barreiras, Oeste da Bahia, expressou sua preocupação em relação à situação. “O nosso curso está prestes a parar pela falta de professor e a primeira turma nem tem perspectiva de formar. Precisamos de uma solução tanto da reitora quanto do Governo do Estado e do Ministério Público. Até o momento, nada foi feito”, lamentou um jovem.
Os estudantes esperam que a manifestação chame a atenção das autoridades responsáveis e que as medidas sejam tomadas rapidamente. Além disso, reivindicam transparência e comprometimento por parte do Governo do Estado da Bahia e do Ministério Público para garantir a qualidade do ensino e o cumprimento dos direitos dos estudantes na instituição.
A UNEB, o Governo do Estado da Bahia e o Ministério Público ainda não se pronunciaram sobre as reivindicações dos estudantes. A comunidade anseia por respostas e soluções que possam sanar o problema da falta de professores e garantir a continuidade de seus cursos e a formação de profissionais capacitados.