12
Abr/23 |
Exportações baianas recuam 5,2% no primeiro trimestre, aponta superintendência |
As exportações baianas tiveram recuo de 5,2% no primeiro trimestre, na comparação interanual, alcançando US$ 2,47 bilhões. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (12) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) da Secretaria Estadual de Planejamento.
De acordo com a SEI, o volume embarcado teve crescimento de 8,8% no mesmo período (3,57 milhões de toneladas), mas foi superado pela redução nos preços, que chegou a 13%, determinando o resultado negativo no período.
No acumulado dos três primeiros meses do ano as importações também perderam força e registraram queda de 10,8%, atingindo US$ 2,53 bilhões.
Conforme análise da superintendência, a desaceleração da economia mundial e a mudança em direção ao protecionismo econômico resultaram em uma tendência de preços menos aquecidos principalmente para commodities energéticas, como petróleo e minerais.
Esse quadro, porém, pode ser superado pela retomada da economia chinesa e pelos cortes de produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que reúne países exportadores da comodities, elevando as cotações do produto a médio prazo.
Também com o escoamento da boa safra de grãos, a partir de abril, há possibilidade de reversão já no próximo trimestre do atual cenário desfavorável.
Resultados mensais