05
Abr/23 |
HO capacita mães para o cuidar dos seus bebês em casa |
Após a espera de uma longa gestação, o nascimento de um filho é o momento mais aguardado pelos seus pais, mas nem sempre tudo ocorre como o planejado e às vezes é preciso aguardar um pouco para que a rotina entre pais e bebês siga o fluxo normal. No caso dos prematuros, o primeiro acolhimento acaba sendo realizado por profissionais das unidades de terapia intensiva, gerando muitas vezes insegurança para os pais na hora de ir para casa, quando se veem sozinhos para cuidar da criança.
Pensando nisso, os profissionais da Casa da Gestante Bebê e Puérpera (CGBP) do Hospital do Oeste (HO), complexo administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), realizam semanalmente o projeto “Cuidando em casa”, um curso de primeiros cuidados com bebês, cujo objetivo é capacitar as mães para terem autonomia e segurança para poder realizar os cuidados primários com seus pequenos.
“O nosso treinamento é bem diversificado, elas aprendem desde trocar fralda, dar banho e realizar curativos até manobras para desengasgo e troca e fixação de traqueostomia. Um momento em que as mães tiram todas as suas dúvidas, compartilham experiências e se sentem mais seguras”, explica Rosângela Prates, coordenadora das unidades Neonatal do HO.
A mamãe Helaine Barbosa dos Santos, que teve seu bebê prematuro internado na UTI por mais de um mês, participou do treinamento e, na prática, aprendeu a melhor forma de cuidar do seu filho. “Como é meu primeiro filho, achei ótimas todas as orientações que me passaram. Fico mais tranquila para poder cuidar dele em casa”.