Notícias

02
Abr/23

AMA-Barreiras promove espaço de diversão e alegria para pessoas autistas e suas famílias

No Dia Mundial de Conscientização sobre autismo, evento acontecerá no Clube da ABCD, no Centro de Barreiras

Neste domingo, dia 02 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Cada vez mais se ouve falar de pessoas com essa condição. Gente anônima e famosa. Apesar de muita controvérsia sobre as estatísticas, alguns trabalhos científicos apontam que uma a cada 30 ou 40 crianças pode nascer com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima algo menos recorrente: um a cada 100 nascimentos. O número que ninguém nega é o dos diagnósticos de autismo crescendo exponencialmente nas últimas décadas. A data foi definida pelas Organizações das Nações Unidades (ONU) para reduzir a discriminação e o preconceito com as pessoas autistas.

Desde 2019, a Revista Autismo lança um tema nacional para que todos possam enviar a mesma mensagem para a sociedade e a mídia e, portanto, ser mais efetiva e mais forte com a união de toda a comunidade ligada ao autismo. A campanha nacional deste ano vem com o tema: “Mais informação, menos preconceito”. Unindo a comunidade com um tema único, a intenção é mandar uma mensagem para a população brasileira objetivando a conscientização e aceitação do autismo e das pessoas autistas em todos os âmbitos da sociedade, uma vez que apesar da inclusão do autista na rede municipal de ensino, ainda há muitas barreiras a serem superadas, inclusive o preconceito

Compreender o que é o Autismo é um ponto para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo. Pensando nisso, a Associação dos Amigos dos Autistas de Barreiras (AMA-Barreiras), irá promover um espaço de diversão e alegria para as pessoas autistas e suas famílias, que muitas vezes vivenciam situações de exclusão na sociedade.

“Conseguimos mobilizar a sociedade barreirense para promover esta manhã especial, onde teremos brincadeiras promovidas por profissionais de educação física e jiu-jitsu, brinquedos infláveis, pula-pula, oficina de garrafinhas sensoriais, palestra e espaço para as famílias tirarem dúvidas sobre seus direitos, além de uma feirinha com exposição de produtos produzidos por mães atípicas”, diz Carla Fiaes, presidente da Associação dos Amigos dos Autistas de Barreiras (AMA-Barreiras). O evento começa às 8h e acontecerá no Clube da ABCD, no Centro de Barreiras, Oeste da Bahia.

Fonte:Fala Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades