03
Jan/23 |
Anvisa aprova injeção para tratar obesidade |
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou um novo tratamento para a obesidade e o sobrepeso. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (2). Trata-se da semaglutida 2,4 mg (nome comercial de Wegovy), um medicamento injetável de uso semanal.
Antes disso, a semaglutida era recomendada, no Brasil, apenas para o tratamento do diabetes e era utilizada para obesidade como off-label (sem orientação na bula).
A aprovação do Wegovy, da farmacêutica Novo Nordisk, ocorreu com base nos estudos clínicos com mais de 4.500 pessoas no mundo inteiro.
Os principais resultados do estudo foram:
Os pacientes que utilizaram o medicamento conseguiram uma perda de peso corporal média de 17%, em 68 semanas (pouco mais de um ano), contra 2,4% do grupo de controle.
Além disso, um em cada três pacientes perdeu 20% de seu peso corporal.
83,5% dos pacientes alcançaram uma redução de peso de 5% ou mais com a utilização da semaglutida 2,4 mg contra 31,1% do grupo placebo.
Houve ainda a melhora dos índices cardiometabólicos, como redução da circunferência abdominal, hemoglobina glicada (exame que mede o índice de glicemia no sangue), triglicérides e da pressão arterial.
O tratamento deve estar sempre aliado com mudanças comportamentais, com adequação alimentar e prática de atividade física. Mas, no geral, o medicamento é um grande alento para pacientes com obesidade com maior dificuldade para perder peso.
Como funciona
A semaglutida induz a perda de peso, reduz a fome e aumenta a sensação de saciedade, contribuindo para que a pessoa coma menos e, consequentemente, reduza a ingestão calórica
O medicamento tem o mesmo princípio ativo do Ozempic (semaglutida), já aprovado no Brasil para tratamento do diabetes tipo 2.
A dosagem de 2,4 mg é o máximo que o paciente pode receber durante uma semana --o ideal, segundo o endocrinologista, é ir aumentando aos poucos.