Notícias

03
Jun/14

Marcha das Vadias em Barreiras 2014

A Marcha das Vadias é um movimento que denuncia e combate a violência de gênero e a violência sexual. Surgiu em 2011 no Canadá, após diversos casos de abusos sexuais contra mulheres na Universidade de Toronto, e a orientação policial de que elas "evitassem se vestir como vadias, para não serem vítimas”. Desde então se internacionalizou, sendo realizado em diversas partes do mundo.

Pelo terceiro ano consecutivo em Barreiras, a Marcha das Vadias acontece com o objetivo de denunciar a violência contra a mulher no município, incluindo os crescentes casos de estupro e feminicídio (assassinato de mulheres por serem mulheres), bem como trazer à tona a reflexão sobre a cultura da violência contra as mulheres e a autonomia das mulheres em todos os aspectos.

A cada 15 segundos uma mulher é espancada por um homem no Brasil. Em relação a violência sexual, 1 bilhão de mulheres, ou uma em cada três do planeta, já foram espancadas, forçadas a ter relações sexuais ou submetidas a algum outro tipo de abuso. Em Barreiras, a DEAM - Delegacia Especial de Atendimento à Mulher desde a sua instalação em 2008 até janeiro de 2014, registrou mais de 2.550 ocorrências de violência contra a mulher.



As mulheres durante a marcha usam roupas cotidianas e também roupas consideradas provocantes, como protesto contra a crença de que as mulheres que são vítimas de estupro teriam provocado a violência por seu comportamento e vestimentas.

Em nossa sociedade as mulheres são chamadas de vadias quando exercem livremente a sua sexualidade. É por isso que dizemos: se ser vadia é usar a roupa que escolhemos, é ter liberdade sobre nossos corpos, é problematizar a violência contra a mulher, então SOMOS TODAS VADIAS.

As atividades preparatórias para a Marcha das Vadias foram bazares na feira da Vila Rica, sarau na UNEB e debates nos CRAS sobre a violência contra a mulher e Lei Maria da Penha. A Marcha das Vadias de Barreiras será no dia 06 de junho, com concentração às 17h em frente a Câmara Municipal, saindo em direção à Praça Castro Alves.

NÃO SEJA TOLERANTE COM A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!
VENHA MARCHAR CONOSCO!

Fonte:Da assessoria de imprensa
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades