22
Mai/14 |
Prefeitura de LEM apresentará projeto piloto de Piscicultura na Bahia Farm Show |
A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães através da Secretaria de Agricultura (SEAG) levará para o complexo da Bahia Farm Show uma pequena amostra do Projeto Piloto de Piscicultura em fase de implantação no Assentamento Rio de Ondas, zona rural do município. Ao todo foram instalados três tanques experimentais para demonstrar o funcionamento e organização da criação de peixes, bem como o aproveitamento de água dos tanques para fertirrigação orgânica em produtos hortifrúti granjeiros.
Além dos tanques, com as espécies de Tambaqui, Tilápia, Surubim e Pirarucu, a área dispõe de um modelo de fertirrigação com o aproveitamento da água dos tanques. De acordo com o secretário da pasta, Renato Faedo, esta é uma maneira de mostrarmos para todo o Brasil como nosso município está se estruturando. “Além do Agronegócio estamos dando um grande suporte para a agricultura familiar”, comentou, lembrando que as obras do Frigorífico de peixes e da fábrica de ração que dará apoio ao projeto piloto no município já tiveram início.
Nos dias 29 e 30 de maio, a SEAG ministrará cursos e palestras com o apoio do SEBRAE. Para o diretor de Agricultura, Nilvan Martins o SEBRAE é peça fundamental nessa cadeia produtiva. A prefeitura vai oferecer o suporte com equipamento e infraestrutura e o SEBRAE capacitará as famílias para a venda dos peixes, inicialmente no comércio local.
“Os produtores que estão participando deste projeto piloto já venderam mais de 4T de peixes. Nossa meta é capacitar, através de teoria e práticas, desde a produção, manejo e venda”, comentou Nilvan. As oficinas Piscicultura – Tecnologias de Produção e Sistema Integrado de Produção Agrícola terão como público alvo as comunidades de Galinhos, Muriçoca, Vila Buritis, além das Vilas 1, 2, 3 e 4 do Assentamento Rio de Ondas.
Integração – O coordenador de Agricultura, Dario Casa Nova, explica que as comunidades da zona rural estão recebendo incentivo da prefeitura. “Essa maneira de produção integra a cadeia da piscicultura e hortifruticultura. As famílias já estão produzindo, banana, mamão, maracujá, temperos verdes, alface e rúcula, aproveitando a água rica em nutrientes dos tanques” comentou.
Apoio ao pequeno produtor - A Secretaria Municipal de Agricultura está acompanhando os pequenos agricultores do município principalmente com assistência técnica, capacitações e apoio logístico com gradagens, roçagem distribuição de calcário e adubos químicos e orgânicos. No Assentamento Rio de Ondas, 32 produtores estão sendo acompanhados com distribuição de sementes de milho e feijão, além do preparo do solo, plantio, controle de ervas daninhas.
A Bahia Farm Show acontece entre os dias 27 e 31 de maio e é organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), juntamente com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.