21
Mai/14 |
Mário Machado: Como não cair ou sair do golpe da lista telefônica |
Este golpe frequentemente é aplicada em nossa cidade. Dão um tempo e depois voltam. A primeira coisa a fazer é não assinar nada e nem ceder às pressões feitas.
Segundo, é ir na policia civil e registrar um boletim de ocorrências pela prática de estelionato, é uma medida protetiva, pois estas "empresas" alugam escritórios, principalmente em São Paulo, temporários que eles mudam em uma velocidade impressionante.
Terceiro, comunique a ACELEM e a CDL sobre isso, sobre o golpe. Quarto, se nova tentativa houver informe que já foi registrado o boletim de ocorrência e comunicado as associações comerciais da cidade.
Quarto, se por ventura ocorrer uma negativação, que dificilmente ocorre, o boletim de ocorrências será a sua salvaguarda junto ao judiciário para pleitear a exclusão do nome das empresas de proteção ao crédito.
Quinto, comunique também ao SERASA e SCPC de que você foi vitima e apresente o boletim de ocorrências.
Sexto, não pague absolutamente NADA! Não deposite ABSOLUTAMENTE NADA! E o principal, oriente seus funcionários a não transacionarem com estes golpistas, ordene que caso haja este tipo de contato somente o dono, diretor, gerente, o cargo mais alto que tiver em sua empresa é quem pode tratar destes assuntos. Cair no golpe é fácil, sair do golpe é penoso e doloroso, mas você consegue.
Dr. Mário Machado
Advogado