25
Abr/14 |
Prefeitura de LEM ajuda colégios estaduais para o funcionamento de turmas que não possuem |
O prefeito Humberto Santa Cruz se reuniu na manhã desta quinta-feira, 24, com a diretora da DIREC 25\Barreiras, Izolda Maia, representando a Secretaria Estadual de Educação, Sonia Freitas, a diretora do Colégio Estadual Mimoso do Oeste (CEMO), Tânia Terezinha Diedrich e a técnica em Projetos da DIREC Alessandra Costa. A secretária municipal de Educação, Alessandra Hillmann também participou da reunião.
Na reunião ficou acordado que o município irá ceder mais seis salas de aula para atender a demanda de estudantes da rede estadual, cinco salas na Escola Ceser Pelissari, no bairro Jardim das Acácias e uma sala na Escola José Cardoso de Lima, no Centro.
“Por mais que não seja responsabilidade da prefeitura, não é justo os alunos de Luís Eduardo Magalhães ficarem prejudicados. Por isso emprestamos essas salas”, explica a secretária de educação do município, Alessandra Hillmann, lembrando que o município matricula mais de 1.500 novos alunos todo início de ano, porém, para o caso de séries mais avançadas e de competência do Estado a cada ano a situação se torna cada vez mais complexa.
Para o prefeito o crescimento acelerado do município é um dos fatores que contribui para a falta de estrutura das unidades de ensino mantidas pelo estado no município. “A prefeitura investe enormes quantias auxiliando o Estado em diversas áreas como o poder judiciário, saúde, segurança e também educação, mas ainda assim, todo início de ano a população enfrenta problemas com as matrículas escolares, por falta de vagas ou salas de aula para atender toda demanda”, ratificou, lembrando, que mesmo com toda dificuldade o município tem conseguido garantir o acconstruir um colégio de grande porte na cidade”, comentou. O novo colégio deve ser construído no bairro Jardim das Acácias.
Na opinião da diretora do CEMO, Tânia Terezinha Diedrich, mesmo com a possibilidade do novo colégio, deveriam existir outros em diferentes bairros da cidade, em especial no Mimoso II e Florais Léa. “Alguns alunos já cometem a evasão escolar, trabalham durante o turno diurno e estudam a noite, logo não possuem tempo hábil para pegar condução até a esso à sala de aula a todos seus alunos.
O prefeito se prontificou ainda em agendar uma reunião com o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, para expor a situação do município e solicitar celeridade nas atividades de construção de mais colégios estaduais. Humberto Santa Cruz disponibilizou áreas públicas para este fim.
De acordo com a diretora da DIREC, Izolda Maia, as obras de construção de um novo colégio estadual no município estão paradas por motivos licitatórios mas devem ser retomadas em até 40 dias. “Estamos avançando no processo para escola, que acaba ficando longe de suas moradias”, destaca.