21
Set/17 |
Emagreça tomando café Marita |
O corpo de um homem de 63 anos foi encontrado na manhã desta quinta-feira, 21, por volta das 9h30, na Rua Copacabana, no bairro São Sebastião, em Barreiras.
José Calmon dos Santos, natural de Serrinha (BA), conhecido por "Vivi" foi encontrado em cima de uma cama em estado de decomposição. A vítima morava sozinho e um vizinho ao sentir falta do mesmo, acabou encontrando ele morto.
Equipes da Polícia Militar e Civil estiveram no local e a suspeita é que ele tenha vindo a óbito após passar mal. Não foi verificado nenhum sinal de violência pelo corpo.
O corpo de José foi conduzido para o DISEP, onde vai passar por exames de necropsia.
21
Set/17 |
Terceirize sua frota com a Referência |
Um incêndio foi registrado na madrugada desta quinta-feira, 21, por volta das 1h, e foi controlado pelo 2° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Luís Eduardo Magalhães, no comando do cabo Queirós. Os brigadistas foram acionados para apagar as chamas na empresa Multicom, localizado na avenida Luís Eduardo Magalhães, no bairro Jardim das Oliveiras, nas proximidades da BR 242.
O serviço foi realizado juntamente com o apoio do carro pipa da prefeitura municipal. No local, muito material inflamável como carrocerias de caminhões entre outros. Apesar do susto, ninguém se feriu, houve apenas danos matérias.
Foi feito o rescaldo e os serviços terminaram já por volta das 6h da manhã. A causa do incêndio é desconhecida.
Uma reunião ocorrida ontem (20) entre o Prefeito Oziel Oliveira, o Reitor do IF Baiano, Geovane Nascimento e o Secretário Municipal de Educação, Leandro dos Santos, discutiu detalhes para a instalação do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), em Luís Eduardo Magalhães. O instituto, criado em 2008, é referência na educação tecnológica e tem como proposta levar alternativas para a comunidade no que diz respeito ao ingresso na vida profissional.
“Será um grande avanço para a educação do nosso município. Um instituto dessa qualidade oferece diversos cursos técnicos e profissionalizantes que preparam o aluno para o mercado de trabalho”, disse o prefeito.
O IF Baiano agrega as antigas Escolas Agrotécnicas Federais e as Escolas Médias de Agropecuárias Regionais da Bahia. Atualmente, há campus nas cidades de Catu, Senhor do Bonfim, Santa Inês, Guanambi, Valença, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Uruçuca, Bom Jesus da Lapa, Serrinha, Governador Mangabeira, Itaberaba e Xique-Xique.
Os cursos estão distribuídos em todo o estado, sendo ampla a oferta. Quem escolher a formação em técnico integrado, contará com opções como Administração, Agricultura, Agroecologia, Agroindústria e Zootecnia. Nesse caso, o estudante precisa ter o ensino fundamental completo e a duração é de 3 anos para conclusão dos estudos. Outra possibilidade é para os maiores de 18 anos com ensino fundamental completo: 2 anos de preparação em Cozinha, Informática e Agroindústria. Já quem tem ensino médio pode optar pelos cursos de Agricultura, Informática, Meio Ambiente e Agropecuária, que duram de 1 a 2 anos.
“Serão oportunidades para diversas idades e níveis de escolaridade. Esta é mais uma ação que demonstra o compromisso da nossa administração com a Educação de Luís Eduardo Magalhães”, concluiu Oziel Oliveira.
21
Set/17 |
Promoção de Açaí no TUKA'S |
Você também AMA açaí? Essa promoção é para você! Compre 500 ml e pague somente R$ 11,99!! Isso mesmo, 500 ml do nosso delicioso açaí por um valor super amigo!
Promoção válida para compras entre 15h e 17h, de segunda a sexta, por tempo indeterminado.
21
Set/17 |
Galego Lanches - Qualidade que dá gosto! |
21
Set/17 |
Tem promoção na Árabe Pizza |
Canteiro que dá acesso a uma das ruas do bairro Jardim Primavera
O repórter Weslei Santos esteve na manhã desta quinta-feira, 21, por volta das 11h30, na BR 242 nas proximidades da empresa Cargill, na saída para o Tocantins, e setor industrial de Luís Eduardo Magalhães.
Na oportunidade, o repórter presenciou várias manobras perigosas e arriscada por parte dos condutores e caminhoneiros.
Situações assim acontece todos os dias nesse trecho. O motivo é que os condutores fizeram do canteiro de passagem para o bairro Jardim Primavera. A maioria dos condutores são trabalhadores que moram nos bairros Mimoso I II e III, entre outros bairros que ficam do outro lado da cidade dividida pela duplicação da BR 242. Muitos destes trabalhadores trabalham no setor industrial.
Outro fato preocupante é o grande fluxo de carretas que saem de oficinas que ficam no bairro Jardim Primavera as margens da BR 242.
Trabalhadores e donos de oficina pedem uma rotatória naquele trecho, pois os condutores evitam de fazer um retorno próximo a prefeitura e fazem ali mesmo. No local já ocorreram vários acidentes com vítimas e outros com danos matérias.
Durante a matéria pôde se observar uma caminhonete que parou em cima da pista para dar preferência para uma carreta que entrava na pista para seguir sentido o centro, enquanto logo depois a mesma caminhonete também passou pelo canteiro para também ter acesso ao bairro Jardim Primavera.
Uma ciclista chegou a esperar por mais de cinco minutos para atravessar a rodovia. O perigo é constante nas horas de pico, de manhã, meio dia e no início da noite.
Pelo terceiro ano consecutivo o Sebrae realiza o maior evento da Bahia voltado para os pequenos negócios, a Semana de Capacitação Empresarial, de 2 a 7 de outubro com oportunidades em mais de 80 cidades baianas. No Oeste da Bahia serão ofertadas mais de 2 mil vagas em palestras e seminários, distribuídas em 12 municípios, que receberão capacitações gratuitas em diversos temas voltados para competitividade, empreendedorismo, estratégias, finanças, inovação, liderança, marketing e vendas.
Na região, a semana abre na segunda-feira, dia 2, com os seminários “Líderes e liderados criam uma empresa de sucesso!”, em Ibotirama, e “Atitudes Vencedoras em Vendas”, em Serra do Ramalho, das 19h às 23h. A programação se estende ainda por Paratinga, Bom Jesus da Lapa, Santana, Correntina, Formosa do Rio Preto, São Desidério e Barra.
O destaque da semana é o Seminário “O Futuro é Digital”, com o palestrante Renato Mendes, criador e coordenador das estratégias de negócios da Netshoes, considerado o maior case de sucesso do e-commerce nacional. O seminário acontece em Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e Santa Maria da Vitória, nos dias 3, 4 e 5, respectivamente.
O gerente regional do Sebrae no Oeste da Bahia, Emerson Cardoso, explica que as capacitações são direcionadas para empresários de Micro e Pequena Empresas (MPE). “Trata-se do maior evento de educação executiva do Estado. Além do acesso a informação, é uma oportunidade para troca de experiência, ampliar rede de relacionamentos e buscar alternativas para a competitividade do seu negócio”, pontuou.
A programação completa pode ser vista na Loja Virtual do Sebrae Bahia (http://www.lojavirtual.ba.sebrae.com.br/loja/) ou através do site (http://www.semanasebrae.com.br/), nos quais também é possível realizar as inscrições para as vagas limitadas. Mais informações podem ser obtidas na sede da instituição, que fica na Avenida Benedita Silveira, 132, Centro, Edifício Portinari ou pelo telefone (77) 3611-3013.
A Semana de Capacitação Empresarial acontece durante as comemorações de 45 anos da instituição, com uma programação intensiva, mais de 340 eventos, entre palestras, cursos, seminários, clínicas tecnológicas, workshops, oficinas e megapalestras. No Oeste, conta com a parceria da Associação de Jovens Empreendedores de Barreiras (AJEB), Associação Comercial e Empresarial de LEM, prefeituras municipais e Câmaras de Dirigentes Lojistas de Barreiras, Ibotirama, Serra do Ramalho, Pratinga, São Desidério, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Formosa do Rio Preto, Santana, Barra, Santa Maria da Vitória e Correntina. O evento é realizada pelo Sebrae, com o patrocínio do Santander e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e o apoio da Rede Bahia.
A mobilização de Combate ao Trabalho Infantil realizada pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, em parceria com o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, continuou nesta quinta-feira (21). A ação de hoje foi feita pelos técnicos do projeto de inclusão social, Rede do Bem – Cuidando do Nosso Povo, e abrangeu a fixação de cartazes nos pontos comerciais dos Residenciais Sol do Cerrado, Solar dos Buritis e Vista Alegre e nas comunidades Santa Cruz e Conquista.
Muitas pessoas acompanharam e aprovaram a iniciativa do governo municipal de conscientizar e alertar a população acerca da necessidade de erradicar a exploração do trabalho infantil. “Lugar de criança é na escola e quando não está estudando, deve estar brincando. O pessoal da prefeitura colou um cartaz em meu estabelecimento e fico muito satisfeito em apoiar essa importante ação”, exclamou o comerciante Antônio Souza.
A secretária da pasta, Rose Sanderson, comemorou a participação dos cidadãos luíseduardenses durante os dois dias de campanha “As estatísticas no Brasil e no mundo apontam que o problema ainda é substancial. Atividades educativas, como as que desenvolvemos, são essenciais para a redução desses números. Eu quero agradecer aos munícipes que não se furtaram em abraçar a causa”.
Ontem (20), a programação compreendeu a realização de blitz nos cruzamentos das Ruas Paraíba e José Cardoso de Lima, no Centro; Paraíba e São Francisco, bairro Mimoso II, bem como na Rua 31 de março, Jardim Paraíso; Rua Ibitiba e Praça Onero Costa, no Santa Cruz.
O trabalho infantil é um dos mais graves problemas do país. Um levantamento recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que há 2,7 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos nessa situação. Em geral, o número tem tendência de queda, mas continua preocupante, principalmente quanto à faixa etária de 5 a 9 anos. Estudos demonstram que essa realidade prejudica o desenvolvimento físico, psicológico e intelectual das crianças e dos adolescentes. Esses jovens são afastados do convívio familiar e perdem o tempo que deveria ser destinado para brincar, descansar e estudar. Ademais, acabam ficando vulneráveis a diversas formas de violência.
A Constituição Federal, em seu artigo 7º, proíbe no Brasil o trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de 18 anos e qualquer trabalho aos menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.
O presidente da Câmara, Gilson Rodrigues, a 2ª secretária, Silma Alves, e o vereador Sobrinho, entregaram na noite desta quarta-feira, 20, logo após a realização da sessão ordinária, Moção de Aplauso aos membros do Centro de Tradições Gaúchas-Instância do Rio Grande, pelos 182 anos da Revolução Farroupilha, comemorados em Barreiras com a realização da Semana Farroupilha.
A Moção de Aplauso foi recebida pelo sócio-fundador do CTG, Mário Jaskulski, e pelo Patrão, Márcio Stein, que ficaram satisfeitos com a atitude da Câmara de Barreiras por reconhecer a importância da tradição para os sulistas que há décadas vivem na cidade, colaborando também para o progresso da região, contribuindo principalmente para o avanço da agricultura.
A cultura gaúcha é lembrada não só no Rio Grande do Sul, mas também em todo o país, através dos milhares de CTGs existentes nos diversos lugares. A Semana Farroupilha é lembrada no dia 20 de setembro. “A Câmara de Vereadores, reconhece, sim, a importância do povo gaúcho para a nossa cidade e região. Não poderíamos deixar de conceder esta Moção de Aplausos nesta data que marca a história do Rio Grande do Sul. Ficamos felizes em ver que mesmo distante estas pessoas mantém viva a tradição sulista”, disse o presidente Gilson Rodrigues.
História dos Sulistas na região - Por volta do ano de 1970 os sulistas começaram a chegar na região, sendo que a primeira cidade que recebeu o fluxo migratório sul-rio-grandense foi Barreiras. Devido a quantidade de pessoas que chegavam para a cidade, o Distrito de Mimoso do Oeste, hoje cidade de Luís Eduardo Magalhães, começou a receber outros gaúchos, atraídos pelos solos planos e férteis.
21
Set/17 |
Seguro DPVAT é com a RC Seguros |
21
Set/17 |
G7 NET - Internet com qualidade |
O Instituto Lina Galvani, mantenedor do Parque Fioravante Galvani, promove um evento para discutir a preservação da biodiversidade no Cerrado e no Oeste da Bahia. As atividades, que serão realizadas de 27 a 30 de setembro, fazem parte da comemoração ao aniversário do Parque Fioravante Galvani, que ocorre neste mês. Participarão das atividades representantes de instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil, que trarão experiências e informações sobre o bioma local, ajudando a construir Índice de Conservação da Biodiversidade do Cerrado do Oeste da Bahia– IBiOB. No evento, o Parque também apresentará o novo posicionamento de marca, que inclui a mudança de nome e de identidade visual.
“Com este evento, pretendemos discutir a atuação do Parque Fioravante Galvani nestes onze anos de existência, além de debater a biodiversidade do Cerrado, a agricultura sustentável, a gestão de fauna e questões relacionadas ao clima. O Parque é muito importante para a conservação deste bioma e é uma ferramenta de interação com a comunidade local, sobretudo com as escolas da região”, disse Marcelo Carpintero, superintendente do Parque Fioravante Galvani.
Na quarta-feira (27), o destaque do evento é a palestra de Adriano Augusto Gamberini, fotógrafo da revista National Geographic, e de Rogério Cunha, coordenador de Projetos da ICMBio, além de módulos sobre as atividades e o histórico do Parque, ministradas por Marcelo Carpintero, superintendente do local, e de Cecília Galvani, diretora-executiva do Instituto Lina Galvani. A quinta-feira (28) é marcada por mesas-redondas sobre agricultura sustentável e mudança do clima, enquanto a sexta-feira (29) traz oficinas sobre o bioma do Cerrado, ministrada pela coordenadora de Educação Ambiental do PFG, e por Lucas Andrade Carneiro, zootecnista do Zoológico de Brasília. O sábado (30) conta com oficinas sobre gestão de fauna e georreferenciamento do Cerrado.
Inaugurado em 11 de setembro de 2006 pela Galvani e o Instituto Lina Galvani, o Parque Fioravante Galvani possui 20 hectares de extensão e é o primeiro e único centro de conservação e educação ambiental do Cerrado baiano. Por meio de ações educativas e continuadas, o local colabora com o desenvolvimento socioambiental da região do Oeste Baiano e já recebeu mais de dois mil visitantes. Atualmente, o Parque possui 30 animais de 10 espécies típicas da região, sendo algumas ameaçadas de extinção.
Sobre a Galvani - A Galvani atua no mercado de fertilizantes, desde a década de 1960, apoiando agricultores a produzir mais alimentos. Trabalha desde a mineração até a produção e distribuição de fertilizantes fosfatados. Possui unidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Ceará. Em dezembro de 2014, a Yara International adquiriu 60% das ações da Galvani. Para deixar evidente essa parceria, a empresa passou a usar a marca Yara, mas continua a ser uma organização independente, com conselho, diretoria e posicionamentos próprios. Fundada em 1905, na Noruega, para solucionar a fome emergente na Europa, hoje a Yara possui presença mundial, com mais de 15 mil colaboradores e vendas para mais de 160 países.
Sobre o Instituto Lina Galvani - Criado em 2003, o Lina Galvani é um Instituto Empresarial Familiar inspirado nos valores da matriarca da família, Dona Lina Galvani. Desde o início, se dedica a identificar e apoiar iniciativas que contribuam à ampliação das capacidades para as comunidades liderarem a transformação social local. Possui como linha de trabalho evidenciar o potencial dos atores locais para que percebam o seu papel no desenvolvimento da comunidade. Ao invés de ‘fazer pelo outro’, tem como princípio ‘fazer com o outro’, visando comunidades sustentáveis articuladas em redes sociais solidárias.
Na manhã desta quinta-feira, 21, o repórter Weslei Santos foi até o cruzamento da Rua Paulo Afonso com a Avenida Ayrton Sena, no bairro Santa Cruz, para verificar algumas denúncias que chegaram à redação do Blog do Sigi Vilares.
No local foi possível verificar um casarão abandonado, onde funcionava uma casa de eventos. Os moradores estão preocupados com essa situação. O imóvel se tornou esconderijo de ladrões, usuários de drogas, e até mesmo utilizado para pratica de sexo.
Várias bitucas de cigarro, entorpecentes, preservativos e vários documentos espalhados pelo chão, são possível constatar no ambiente.
Os moradores pedem que as autoridades tomem providências para solucionar a situação.
"Faz vergonha esse local abandonado próximo da Praça Ayrton Senna, onde moradores fazem caminhada e alunos passam no final de tarde. Muito perigoso. Ainda tem os bares que funcionam aqui e contribuem para atos libidinosos cometidos por frequentadores", reclamou um morador.
Trecho em obras
Trecho já pronto
A equipe de reportagem do Blog do Sigi Vilares esteve na na rodovia BA-826 que dá acesso ao aeroporto de Barreiras, para acompanhar o serviço de asfaltamento que está sendo realizado em um trecho da pista, logo na subida da serra da Bandeira.
O trecho de aproximadamente 400 metros e que está sendo realizado por uma empresa que presta serviços ao Governo do Estado, tem previsão de ser concluído até o final de outubro. No local está sendo feito um serviço de concretagem, asfalto e nova sinalização.
A rodovia já foi alvo de muitas críticas por conta do perigo que oferecia, pois em alguns trechos se formaram buracos e valas, bem como rachaduras, correndo riscos de acidentes.
Além do acesso ao aeroporto de Barreiras, a rodovia dá acesso as torres existentes na serra da Bandeira, CIPRv e o GRAER da Polícia Militar.
21
Set/17 |
Ofertas da Semana do Grupo Marabá |
21
Set/17 |
Restaurante Sabor Caipira |
A mulher foi socorrida pelo SAMU
A SUTRANS controlou o trânsito no local e a PM registrou o acidente
Na manhã desta quinta-feira, 21, pouco depois das 7h, uma mulher ficou ferida após ser atingida por uma motocicleta enquanto atravessava o trecho duplicado da BR 242, na altura do posto BR Mania, na cidade de LEM.
O SAMU foi acionado e socorreu a senhora para a UPA. A SUTRANS controlou o trânsito até ser feito o socorro da mulher E a polícia militar registou o acidente.
Olá, moro na Rua Rui Barbosa de frente ao antigo fórum, no centro da cidade de LEM, e queria uma solução, pois todos os meses eu e mais alguns moradores da rua pagamos uma taxa de iluminação pública de não deveria ser cobrada, pois não fazemos o uso deste digamos "bem".
Utilizamos as luzes do antigo fórum, nós moradores, estudantes e trabalhadores que precisam passar por aqui todos as noites. Quando elas se apagam ficamos na completa escuridão, podem vir conferir quando quiserem e verão a veracidade dos fatos. Muito obrigada pela atenção.
Att. Angela de Fatima
21
Set/17 |
Ofertas do Supermercados TABITA |