04
Nov/24 |
Vagas de emprego na Mauricéa |
04
Nov/24 |
Vaga de emprego para Cerqueiro |
04
Nov/24 |
Vaga de emprego para Monitor de Pragas |
Mapa de Sergipe, de 1919, elaborado por Ávila de Lima Crédito
Enquanto a Bahia é o quinto maior estado territorial do país, Sergipe segura a lanterninha no mesmo quesito: é o menor do Brasil. Para efeitos de comparação, basta dizer que cabem aproximadamente 25 estados de Sergipe dentro da Bahia. A diferença territorial entre os dois é absurda e, reparem só, está longe de ser um mero acaso.
Há uma relação direta de causa e efeito no gigantismo de um e no encolhimento do outro. Trocando em miúdos, a Bahia roubou terras do seu vizinho, modelando seu mapa, expandindo suas divisas e redesenhando seu próprio território, do Brasil Colônia até o começo do século 20.
O grande responsável por legitimar a usurpação cirúrgica final foi o médico baiano Braz Hermenegildo do Amaral, que se destacou mesmo na área da pesquisa histórica.
Amaral foi deputado federal por três legislaturas e ajudou a fundar duas importantes entidades da intelectualidade do estado: a Academia de Letras da Bahia (ALB), ocupando a cadeira de número 4, e o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).
A convite do então governador JJ Seabra, que estreou no cargo em 1912, Braz do Amaral topou iniciar uma série de pesquisas para definir as novas divisas da Bahia – tanto ao norte, em áreas delimitadas com Sergipe, Alagoas e Pernambuco, quanto no extremo sul, na separação com o Espírito Santo.
Aqui cabe explicar um contexto importante da época. Com a proclamação da República, em 1889, o que antes eram províncias foram transformadas em estados, seguindo a lógica federalista adotada pelos Estados Unidos, que já despontava como uma nação próspera naquele período. Cada estado passou a ter sua própria bandeira, brasão de armas e Constituição estadual.
Ao se tornar governador, JJ Seabra, que hoje dá nome à Avenida da Baixa dos Sapateiros, iniciou uma ofensiva para tornar a Bahia um espaço de maior relevância no Brasil, tanto em extensão, quanto em importância política.
O governo do estado, então, passa a financiar longas viagens de Braz do Amaral ao Rio de Janeiro e também a Portugal. Nelas, ele encontrou inúmeros documentos para legitimar as novas fronteiras que a Bahia pleiteava – e que são apresentadas, anos depois, na Conferência de Limites Interestaduais, convocada pelo então presidente Epitácio Pessoa, em 1920.
Entre o material encontrado estavam 29 cartas escritas pelo português e professor de grego de Salvador Luís Santos Vilhena, cujo conteúdo guarda narrações sobre o cotidiano da cidade e detalhes da extensão territorial da Bahia.
Com esta carta de super trunfo na mão, Amaral arranca aproximadamente 17 mil quilômetros quadrados de Sergipe, que passou a, insistentemente, pedir o VAR para rever o impedimento da jogada.
No comando do Brasil após a Revolução de 1930, Getúlio Vargas chegou a se mostrar sensível à causa, mas desistiu do pleito para não desagradar o então interventor da Bahia, Juraci Magalhães. Na década de 1980, houve uma nova tentativa de reabrir a discussão, sufocada pelo lobby político.
Sergipe já foi mesmo da Bahia
De fato, na primeira divisão do Brasil Colônia, o território que hoje pertence a Sergipe foi mesmo área da capitania da Bahia de Todos os Santos, doada a Francisco Pereira Coutinho.
Em 1590, no período em que Espanha e Portugal foram regidos pelo mesmo monarca, Filipe II, foi estabelecida a província de Sergipe Del-Rey, com mais que o dobro do território que possui atualmente.
Ao longo dos anos, a província voltou a pertencer à Bahia, que também lhe tomou diversas terras, reduzindo seu tamanho original. Somente em 1820, enquanto vivia em solo brasileiro, que o rei Dom João VI assinou um decreto separando definitivamente as duas províncias.
Em 1855, a capital sergipana deixou de ser a histórica São Cristóvão e foi transferida para o povoado de Santo Antônio de Aracaju, planejada para ocupar a faixa litorânea do território.
Até os dias de hoje, os baianos insistem na infame piada de chamar Sergipe de quintal de casa, além de fazer chacota sobre a diminuta extensão do estado vizinho. Mas, ironicamente, é a Bahia quem deve explicações sobre o seu real tamanho.
Amigos são de áreas de formação diferentes, mas se uniram para criar a startup
Foi um encontro casual, sem nenhum propósito inicial de negócio entre eles, até porque os dois estavam nos primeiros anos do ensino superior. O baiano Gabriel Xavier Ferreira conheceu o mineiro Waldir Denver Muniz Meireles Filho em uma república estudantil enquanto ambos estudavam na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Gabriel cursava agronomia, e Waldir, computação.
Gabriel, natural do oeste baiano, vinha de uma família com raízes no setor agrícola. Já Waldir desconhecia a área, mas começou a ter mais contato com o setor ao participar de projetos científicos na universidade. Em comum, o fato de dividirem a mesma casa, enquanto estudavam.
"Durante meu curso, trabalhei em pesquisas de coleta de dados no campo usando sensores, que geralmente são distribuídos em grandes áreas, possibilitando cobrir um vasto território sem a necessidade de uma infraestrutura complexa. Diferente de uma rede tradicional, onde cada sensor é independente, esses sensores interagem entre si, formando uma rede colaborativa", conta Waldir.
Gabriel, já totalmente imerso no mundo do agronegócio, viu grande potencial nessa tecnologia de sensores para aumentar a competitividade do setor. Ele também participou de uma palestra em que percebeu que a demanda era grande por informações precisas, como umidade do solo e dados climáticos — aspectos essenciais para o manejo eficiente.
Conversando com outros estudantes de agronomia, Gabriel começou a idealizar como aplicar essa tecnologia na agricultura. Após se formar, voltou a morar em Luís Eduardo Magalhães, onde passou a trabalhar em uma consultoria de irrigação. Na prática, confirmou a necessidade de dados precisos para os agricultores.
"Em 2016, Gabriel me ligou, explicou a ideia e propôs que eu fosse para o Oeste da Bahia para desenvolvermos a solução que ele visualizava. A decisão foi difícil, pois eu estava a 1.700 quilômetros de distância, em Belo Horizonte, e até então não fazia ideia de como era a região", lembra Waldir.
“Aqui, o clima e o modo de vida são bem diferentes do que eu estava acostumado. A cidade de Luís Eduardo Magalhães, onde estamos baseados, é um polo agrícola, com fazendas imensas, que chegam a ter vinte mil, cinquenta mil hectares”, completa o mineiro.
Criação
Em 2017, os amigos criaram a startup Kalliandra, nome de um arbusto robusto que, nas épocas mais árduas do ano, floresce e se destaca na vegetação seca. A ideia inicial era desenvolver um sistema para manejo de irrigação. Seria necessário coletar informações como quantidade de chuva, uso de irrigação e clima, alimentando um sistema que estima a umidade do solo para determinar a quantidade exata de água que o produtor precisa usar, economizando recursos.
“A ideia era que o sistema fosse alimentado automaticamente por sensores, sem precisar de intervenção manual. Esses sensores monitoram a umidade do solo em várias camadas e, com essas informações, conseguimos fazer uma estimativa precisa da irrigação necessária”, continua Waldir.
No final das contas, os sócios perceberam que a demanda por sensores era maior que a demanda pelo próprio sistema de manejo de irrigação. "Havia produtores que nem eram irrigantes, mas precisavam saber a quantidade de chuva. Tinham produtores também que precisavam saber o quanto de água estavam bombeando", explica o mineiro.
O sistema de monitoramento funciona independente da rede elétrica, de maneira totalmente autônoma, e é capaz de resistir às mais diversas intempéries climáticas e operações agrícolas. Para isso, a Kalliandra utiliza uma rede MESH proprietária, que permite que todos os equipamentos funcionem tanto como sensores quanto como repetidores de sinal, possibilitando uma cobertura completa de toda a propriedade com menos infraestrutura e em tempo real, sem atraso e com confiabilidade.
O carro-chefe é o pluviômetro digital, um instrumento utilizado para coletar e medir chuvas, e que hoje representa cerca de 70% dos negócios da empresa no campo. Além disso, a startup dispõe de estação meteorológica, monitor de pivô central, hidrômetros, sensores de umidade do solo, medidores de poço artesiano, entre outras soluções.
Atualmente, a Kalliandra ultrapassou as fronteiras de Luís Eduardo Magalhães e monitora mais de 250 mil hectares, chegando aos estados do Maranhão, Piauí, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.
“Funcionamos por meio de um modelo de assinatura: o produtor contrata o serviço e recebe as informações em uma plataforma digital. É nossa responsabilidade manter os sensores funcionando e substituí-los, se necessário. Atualmente, temos cerca de 700 sensores em funcionamento e esperamos chegar a mil até o final do ano”, explica o mineiro.
Em 2020, a startup passou por uma grande virada ao ser selecionada por uma aceleradora, que investiu R$ 200 mil, além de oferecer mentorias para expandir o negócio. Desde então, a Kalliandra tem mantido contato com investidores para alcançar um faturamento estável, que permita continuar crescendo.
03
Nov/24 |
CEFEB é campeão da Copa das Piscinas |
A equipe sub 17 do CEFEB (Centro de Formação Esportiva Barreiras) conquistou na noite de ontem, sábado, 2, o título de campeão da tradicional Copa das Piscinas, realizada na quadra poliesportiva do bairro Barreiras I, em Barreiras.
O título veio após o CEFEB derrotar por 6 x 1 a equipe dos Meninos da Lua, do bairro Morada da Lua.
Na competição, os meninos do CEFEB conquistaram cinco jogos e apenas uma derrota, juntamente para os Meninos da Lua. Alias, desta derrota veio, segundo o professor Chicão, o salto alto da equipe da Morada da Lua. “Eles achavam por que ganharam da gente na primeira fase seria fácil ganhar de nós na final. Eles até menosprezaram nossa equipe apostando R$ 1mil deles, contra R$ 500 nosso, que eles ganhariam da gente novamente. Eu que não sou besta e conheço bem minha equipe, apostei e ganhei”, comemorou o professor Chicão que aproveitou para agradecer aos patrocinadores da equipe nesta competição. “Agradeço o Blog do Sigi Vilares, ao Milton da Contabilidade e Alcinele da Van pelo apoio”.
No final professor Chicão aproveitou também para parabenizar sua equipe e a equipe da Morada da Lua. “São todos garotos que sonham em ser jogador de futebol, que dão o sangue em quadra para apresentar o melhor futebol. Tanto os nossos jogadores, quanto os jogadores do Morada da Lua estão de parabéns”, finalizou ele.
Com a conquista, o CEFEB embolsou R$ 6 mil.
Está na hora de sair dirigindo o carro que sempre desejou, com parcelas que se ajustam ao seu orçamento. Na JK Veículos, nossa missão é encontrar o veículo perfeito para você, com condições que fazem caber seu sonho no seu bolso.
🔍 Por que escolher a JK Veículos?
✅ Variedade de modelos para todos os gostos
✅ Atendimento personalizado e de qualidade
✅ Condições de pagamento flexíveis
Não perca tempo! Faça já sua simulação e descubra como é fácil adquirir o seu próximo carro.
📞 Ligue agora: (77) 99954-0350
📍 Visite-nos: Av. Antônio Carlos Magalhães, 936
Venha para a JK Veículos e dê a partida no seu novo estilo de vida!
#JKVeículos #Veículos #Financiamento #Seminovo #BarreirasBahia
X-Calabresa POR APENAS R$23,00. Válida para compras em nosso Aplicativo.
Espetáculo Lanches, um espetáculo de sabores! Nossos lanches são prensados e montado com produtos de alta qualidade para trazer uma experiência ainda mais espetacular.
*Promoção Válida por tempo indeterminado ou enquanto durar o estoque. Podendo ser encerrada sem aviso prévio.
Valor é válido somente para o X-CALABRESA, sem poder ter alterações no pedido de sabores e/ou ingredientes.
📱77 99963-6673
🖱️https://elitedelivery.com.br/ESPETACULOlanches
Na noite de sábado, 2, por volta das 22h30, a PM apreendeu drogas e dinheiro provavelmente do tráfico, na rua Ronaldo Alves, no bairro Vila Brasil, em Barreiras.
As guarnições da CIPT-O juntamente com as guarnições do PETO da 83ª CIPM, as quais estavam empregadas na Operação Opus, com o objetivo de intensificação do policiamento no Município de Barreiras, principalmente em locais com maior incidência de tráfico de entorpecentes e índices de CVLI.
Durante o patrulhamento tático no local e horário supracitado, visualizaram um indivíduo que ao perceber a presença das viaturas policiais, evadiu dispensando durante a fuga diversos materiais ao solo, sendo realizado o cerco do perímetro pelas equipes que culminou na interceptação do suspeito logo em seguida. Ao ser realizada a busca pessoal, foi encontrado nas vestes do abordado, uma balança de precisão e substância análoga a crack, além de certa quantia de dinheiro em espécie e um aparelho celular.
Ao procederem com a busca de perímetro, os policiais encontraram mais da referida substância dispensada pelo caminho, assim como, ao verificarem no sistema os dados pessoais do abordado, foi acusado em seu desfavor um mandado de prisão constando em aberto, pelo crime elencados no art. 14 da Lei 10.826/2003 “Estatuto do Desarmamento”, e art. 33 da Lei 11.343/2006 “Lei de Drogas”.
Diante de todo o exposto, o indivíduo qualificado, recebeu voz de prisão, sendo a princípio conduzido a Unidade de Pronto Atendimento local para receber assistência médica, e em seguida, foi apresentado na Central de Flagrantes de Barreiras juntamente com todo material apreendido para as medidas cabíveis.
Material apreendido:
03
Nov/24 |
Havia um poste no meio do caminho... |
Neste domingo, 3, condutor de uma picape Fiat Toro colidiu num poste de energia elétrica, na rua Marechal Hermes, no centro da cidade de Barreiras.
Na manhã deste domingo, 3, no cruzamento da rua Barão de Cotegipe com a rua Severino Vieira, no centro histórico de Barreiras, ocorreu uma colisão lateral envolvendo uma carreta baú dos correios e um carro de passeio.
Não há maiores detalhes do acidente de trânsito, porém, o carro ficou debaixo da carreta no semáforo que há no local.
A COOTRANS registrou o acidente e sinalizou o local.
Na madrugada deste domingo, 3, o condutor de um carro perdeu o controle quando trafegava pela Avenida Benedita Silveira, na altura da Curva do "S", no centro de Barreiras.
O veículo acabou entrando num posto de combustível, arrancando uma das bombas que foi parar na calçada. Combustível ficou derramado sobre a pista, causando perigo.
Por fim, o condutor do carro acabou parando ao colidir numa árvore próximo do local, não há detalhes do estado de saúde e o carro ficou com a frente destruída.
Na tarde de ontem, sábado (2), a equipe de mergulho do 17° Batalhão de Bombeiros Militar foi acionada para realizar a busca de um homem de 42 anos que havia se afogado no dia anterior no povoado de Santa Luzia, município de Angical, na Bahia.
As operações de resgate ocorreram no rio local, e por volta das 15h50, o corpo da vítima foi localizado e recuperado das águas.
Após o resgate, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para dar continuidade aos procedimentos necessários. As circunstâncias que levaram ao afogamento ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.
Confira horários, documentos e orientações para a prova do Enem
Cerca de 4 milhões de candidatos devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (03). O primeiro dia de aplicação de provas vai contar com 90 questões objetivas, sendo 45 questões na área de ciências humanas e mais 45 voltadas para ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa.
Os portões abrirão às 12hrs e fecharão às 13hrs, no horário de Brasília. Os participantes terão cinco horas e meia para realização da prova.
É necessário que os estudantes cheguem ao local com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e com documento de identificação válido com foto.
Dentre os documentos aceitáveis, estão: Carteira de Identidade Nacional (CIN), Passaporte, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o E-título.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o candidato leve, mesmo não sendo obrigatório, o cartão de confirmação de inscrição, que consta com o endereço e a numeração exata do local de realização do exame.
Além da documentação, alimentos e água em uma garrafa transparente também são permitidos no acesso (garrafas térmicas com termômetros de temperaturas não são permitidos). Ítens como caneta de material não transparente ou outros materiais escolares, como lapiseira, borrachas, livros, anotações ou impressos em geral, celular e objetos eletrônicos em geral - como calculadora, gravador ou relógio -, também não são autorizados no local do exame.
Quem chegar com algum desses objetivos, pode colocar em envelope porta-objetos antes de entrar na sala e manter debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local.
Segundo informações do Inep, em 2023, 6.510 estudantes foram eliminados durante a prova por fazerem o uso de itens não permitidos. Desse número, 4.293 foram suspensos no primeiro dia e 2.217 no segundo dia.
A segunda aplicação da prova será no próximo domingo (10), com 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias e mais 45 questões voltadas para matemática e suas tecnologias.
Na noite deste sábado, 2, o condutor de um veículo VW Gol, acabou perdendo o controle da direção e caindo de um canal que margeia a BR 135, na altura da Vila dos Funcionários, em Barreiras.
Uma equipe do SAMU esteve no local e socorreu o condutor. Esse canal já foi palco de diversos outros acidentes.
Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00
02
Nov/24 |
PRF realiza palestras de conscientização sobre segurança no trânsito em São Desidério e Barreiras |
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu palestras sobre Educação para o Trânsito nas cidades de São Desidério e Barreiras, Bahia, para conscientizar profissionais locais sobre segurança viária e redução de acidentes. Os encontros aconteceram na Mineração São Jorge, em São Desidério, e no Centro de Distribuição da Ambev, em Barreiras.
Organizado pelo Grupo de Educação para o Trânsito (GETRAN) da PRF de Barreiras, o evento reuniu trabalhadores e colaboradores locais, abordando os riscos mais comuns no trânsito e destacando medidas preventivas essenciais para um comportamento seguro. A iniciativa buscou sensibilizar os participantes para a importância de atitudes responsáveis, apontando as principais causas de acidentes e maneiras de evitá-los.
A ação também promoveu uma aproximação entre a PRF e a comunidade, criando um ambiente de diálogo e compartilhamento de informações sobre segurança nas estradas. Esse esforço educativo faz parte de uma estratégia contínua da PRF para fortalecer a cultura de segurança no trânsito, especialmente em áreas de grande fluxo de veículos e transporte de cargas.
Por volta das 22h00, desta sexta-feira (01), ao receber informações do serviço de inteligência da CIPE CERRADO de uma moto Honda Titan, cor preta, praticando tráfico de drogas, nas mediações do bairro Mimoso 3, durante rondas no bairro foram avistados dois homens em atitude suspeita, ao receberem a ordem de parada, os indivíduos empreenderam fuga e ao serem acompanhados pela viatura da GCM, o carona deixou cair uma bolsa que ao ser recolhida e verificada, se tratava de entorpecentes (78g de pedra de crack, 32g de maconha e 20 trouxa de cocaína). Os suspeitos seguiram em direção ignorada.
Conforme Decreto Municipal, nº 325, de 01 de novembro de 2024, a tarifa de ônibus teve reajuste, em Barreiras.
Desde ontem, sexta-feira, 1, as tarifas das passagens dos ônibus coletivos da Viação Cidade de Barreiras, urbana e rural, tiveram aumento de 1,65%, com base no período de novembro de 2022 até novembro de 2023.
Os valores reajustados são:
Vá até a padaria favorita de vocês e coma uma comidinha afetiva
O Dia de Finados, celebrado neste sábado (2), costuma ser de cemitérios lotados. Essa, no entanto, é apenas uma das muitas formas de homenagear e se sentir mais próximo da pessoa falecida.
Não há nada de errado em visitar o túmulo de um parente ou amigo, mas essa realidade pode trazer dor para algumas pessoas, que preferem ter lembranças da pessoa que não está mais presente enquanto estava viva. Existem ainda aquelas pessoas que não têm a possibilidade de ter esse encontro, seja por morar longe de onde o parente foi enterrado ou por ter cremado o ente querido, por exemplo.
A psicóloga Juliana Correia explica que o luto é um processo individual, não existindo, portanto, forma certa ou errada de celebrar quem não está mais presente.
"Precisamos recuperar rituais! De certa forma, eles estão em baixa. Talvez seja porque não representem o que faz sentido para as pessoas, mas podemos e devemos criar os nossos rituais e eles podem virar tradição. Eles servem justamente para marcar as passagens, então é necessário olhar para a pessoa que você perdeu e pensar: como ritualizar esse amor e essa perda hoje?", inicia.
"Pode ser que a pessoa que você perdeu tenha tido como comida favorita a feijoada e, de repente, esse dia pode ser dia de comer feijoada. Ou a pessoa gostava de fazer bolo e você tem essa receita. Ou de ir à missa juntos, ou à praia; o importante é buscar uma conexão que faça sentido pra você e para a relação! Ritualizar é se permitir conectar de forma intenciona", exemplifica a psicóloga.
Ela cita alguns outros exemplos de como vivenciar o luto de forma mais leve, principalmente em datas que tendem a trazer mais tristeza, como o Dia de Finados. "O que fazer pode ser algo que vocês tinham o hábito de fazer juntos, algo que a pessoa gostava ou algo que te ajude a se conectar com ela. Algumas pessoas são religiosas, por exemplo, e podem querer ir ao centro espírita, ao terreiro, à missa, acender uma vela, fazer uma oração. Também pode usar a criatividade, escrever uma carta, olhar as fotos favoritas, deixar a saudade entrar!", completa Juliana.
O CORREIO selecionou cinco formas bonitas de celebrar quem já se foi:
1) Reviva momentos
Se você e a pessoa que já partiu faziam coisas juntos, é possível reviver esse ritual sozinho ou acompanhado, como forma de homenagem. Ir a um café ou padaria que a pessoa gostava, visitar uma praia onde vocês gostavam de ir ou assistir ao filme favorito da pessoa são formas de lembrar dela com leveza.
2) Fale sobre a pessoa
Outra dica bacana é se reunir com pessoas que também tinham carinho pela pessoa falecida. Falem sobre ela, relembram histórias, dividam momentos e histórias. É uma forma de manter a pessoa presente no dia a dia e de trazer boas memórias à tona.
3) Sorria sem culpa
Um grande desafio para quem perde um familiar ou amigo é não sentir culpa quando começa a fazer atividades prazerosas. Se você se sente bem, dance, vá à praia, curta um show, vá ao estádio. Sem culpa. Um dos maiores aprendizados que a morte deixa é justamente a importância de aproveitar cada segundo.
4) Aposte em uma comidinha afetiva
Faça uma receita em homenagem à pessoa. Pode ser uma receita da comida favorita dela ou de algo que ela fazia, como um bolo, um pudim ou uma sobremesa de Natal. Tudo bem comer fora de época. Se não souber cozinhar, vá ao restaurante que vocês amavam e lembra de momentos felizes vividos com a pessoa.
5) Se conecte com a pessoa
Se conectar com alguém que já partiu é algo muito amplo e subjetivo, e precisa fazer sentido para cada pessoa individualmente. Algumas formas de fazer isso é pensando na pessoa, conversando mentalmente ou oralmente com ela, escrevendo cartas ou fazendo publicações em homenagem a ela. Não se limite, nem se reprima. Coloque para fora o que você está sentindo.
02
Nov/24 |
Homem é mortos a tiros na Vila Brasil |
No início da noite de ontem, sexta-feira, 1, ocorreu um homicídio no bairro Vila Brasil, em Barreiras. Um homem ainda não identificado, foi morto a tiros em frente a um bar. Não há informações sobre da autoria e a motivação do crime. A Polícia Militar foi ao local e registrou o crime. Uma equipe do SAMU atestou o óbito do rapaz. O Departamento de Polícia Técnica realizou a perícia e removeu o corpo para o IML. A Polícia Civil irá investigar o caso.